Regulamento - Concurso Cosplay Performace - 2º Geek Day

Regras foram elaboradas pela agência cosplay COS AND MAKERS tendo todos os seus direitos protegidos e reservados.


DISPOSIÇÕES GERAIS

O Concurso Cosplay será realizado no evento Geek Day 2022, no dia 4 de junho de 2022. As inscrições começam dia 4 de junho de 2022 às 11:00 horas no local do evento e finalizam no mesmo dia às 16:00horas, ou até o preenchimento das vagas totais. Os concursos tem número de vagas limitadas, sendo 20 vagas. As regras foram elaboradas pela Comissão do Concurso Cosplay a Agência Cos and Makers, juntamente com a organização do Geek Day e sendo aprovadas pela mesma.


Este concurso é aberto para todas as pessoas com idade superior a 13 anos completos, porém, pessoas com a idade de 13 aos 17 anos, devem ter autorização por escrito (documento abaixo)

Ficha
.pdf
Download PDF • 196KB

O concurso é aberto à todas as pessoas desde que não seja membro da comissão organizadora, jurados, nem coordenadores, apresentadores, staffs do evento e da organização da Geek Day. Ao se inscrever e participar do concurso o cosplay autoriza o uso de imagem e utilização da imagem por meios de mídia posteriormente pela organização da Agência Cos and Makers, Fliperama de Verdade e do evento Geek Day (Águas Claras Shopping). O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, crianças e adultos. Por isso, é exigido do participante bom senso para definição de sua performance.


Ofensas, palavrões, apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga, racismo e discriminação de qualquer natureza será considerado motivo suficiente para a desclassificação do participante e, até mesmo, a remoção do participante do concurso ou do evento. As performances que firam as disposições criminais, como atentado ao pudor e aliciamento de menores, os participantes envolvidos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente pelos seus atos. Fica terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas) e armas brancas com fio ou ponta perfurante. Somente serão permitidos objetos que não representem perigo para os presentes no evento. O porte deste tipo de objeto dará ao evento a autoridade de barrar o visitante na entrada. No caso o participante for utilizar uma arma de air soft, a mesma deve estar sem a bateria ou gás, ponteira identificadora (vermelha ou laranja) e nota fiscal para ser utilizado em sua performance, devendo avisar a situação no ato da confirmação de inscrição.


Os juízes, apresentadores e toda a equipe de apoio do Concurso de Cosplay são escolhidos pela coordenação do concurso e do evento. Será de responsabilidade dos Organizadores do Evento Geek Day e da Coordenação do Concurso de Cosplay zelarem pelo cumprimento destas regras e entrega dos prêmios. Todos os competidores desta categoria poderão escolher a apresentação solo, duplas e trios.


Não haverá distinção entre o tipo de personagem escolhido, poderão participar personagens de todas as origens, sejam elas: Anime, Personagens de Mangás, Comics, Desenho, Game, RPG, Filmes, Tokusatsu, seriados e outros pré-existentes, bem como criações originais. Será autorizado versões clássicas dos personagens bem como Crossplay e gender bender.


AS INSCRIÇÕES

As inscrições começam dia 4 de junho de 2022 às 11:00 horas e finalizam no mesmo dia às 16:00Horas, realizadas no local do evento ou até o preenchimento das vagas. Será permitido as inscrições de pessoas de outros estados brasileiros para a participação do concurso cosplay. A idade mínima para participar desta categoria é 13 anos completos. Pessoas com a idade de 13 aos 17 anos, devem ter autorização por escrito (documento em anexo). Caso não apresente o documento assinado pelo responsável a vaga será destinada para outro participante e o cosplay menor de idade sendo desclassificado imediatamente.


A categoria desfile cosplay performance tem o total de 20 (VINTE) vagas. Ao se inscreverem ou pré inscreverem, os cosplays declaram estar cientes das regras deste concurso formalizadas neste documento, declaram concordar com as mesmas e também cedem sua imagem para publicações e divulgação da Agência Cos and Makers, da Equipe Fliperama de Verdade e do evento Geek Day. Os competidores devem entregar no dia os seguintes documentos impressos, ficha de inscrição (em anexo) e se menor autorização assinada pelos responsáveis (Ficha), 3 imagens de referência do cosplay iguais e termo de autorização do uso de imagem (Ficha). Nesta categoria o competidor pode usar áudio que deve ser entregue em pen drive para a coordenação do Concurso.


Nesta categoria o competidor pode usar um staff se achar necessário para montar e desmontar o cenário e ajudar na performance, mas o tempo do cosplay da montagem até a desmontagem não deve exceder o tempo total da apresentação de 3 minutos, podendo ser penalizado o competidor que ultrapassar o tempo. A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. Os juízes serão instruídos a observar e reportar abusos, ocasionando em desclassificação. Caso o staff manipule um boneco (fantoche, marionete e etc.), não é permitido que esse boneco seja o foco da apresentação. Deve ser complementar ao cenário e à história, de modo coerente. Seu papel deve ser como coadjuvante, é terminantemente proibido que ele aja como um novo personagem principal.


Nesta categoria serão permitidos a participação em duplas ou trios, porem a avaliação será considerada como um todo, podendo perder ponto caso os participantes não tenham sincronia ou fora de algum dos critérios avaliados. Sendo a premiação entregue ao competidor principal inscrito e a decisão de dividir ou qualquer outro critério de responsabilidade dele, este comitê não se responsabiliza por nada que for acordado entre os participantes do grupo.


CATEGORIA

Desfile Cosplay Performance (categoria individual, duplas ou grupo). O participante deverá mostrar sua roupa e seus acessórios. Ele deve subir ao palco, e mostrar sua performance no tempo instruído. O cosplay não pode ultrapassar o tempo total em palco de 3 minutos, podendo ser penalizado caso os juízes achem necessário. A idade mínima para participar desta categoria é 13 anos completos e podendo ser feito em duplas, ou grupo de até 3 pessoas. desde que todas entreguem a documentação exigida.


Nesta categoria será realizado música temática entregue pelo cosplay, devendo entregar em formato mp3 já devidamente editada, se possuir imagem ou vídeo para passar no telão a organização deve ser comunicada no ato da pré inscrição. A organização não irá providenciar acesso de wi-fi, nem editar ou providenciar música nesta categoria que não foi entregue pelo competidor. (estes materiais devem ser entregues em pen drive, e o competidor deve se responsabilizar em pegar ao término da apresentação com o técnico de som). Áudios de falas ou dublagem devem estar em português, músicas serão permitidas na língua original ou remixadas. (A organização não se responsabiliza por pen drives defeituosos ou arquivos corrompidos que possam prejudicar a apresentação, é dever do cosplay testar os arquivos e entregar assim que for feito a inscrição.


Os competidores podem executar danças sincronizadas desde que dentro do tempo da apresentação. Os arquivos de áudio devem ser enviados no formato MP3 e os de vídeo em AVI, MP4 ou MKV. Caso haja problemas de responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. Arquivos corrompidos não se incluem neste caso. Será autorizado versões clássicas dos personagens bem como Crossplay e gender bender. O competidor poderá anexar 3 imagens de referência do personagem em seu formulário de inscrição ou entregar na hora de checagem de presença para os organizadores do concurso. Caso opte por entregar presencialmente o mesmo deverá fazer 3 cópias da imagem de referência. As imagens de referência podem ser usadas como critério de desempate pelos juízes (não usar foto de um cosplay como exemplo de imagem de referência com detalhes do cosplays)


O evento não se responsabiliza por dano ou perda de material. É vetada a participação de pessoas com histórico de problemas cardíacos ou problemas de saúde que possam ser agravados pelo esforço físico. O evento prestará todo o apoio e socorro necessário caso o competidor venha a se acidentar na competição. Porém, não irá se responsabilizar pelas despesas médicas decorrentes de acidentes provocados pelo próprio competidor, ou agravado por condições de saúde pregressa do mesmo.


PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO

Faltando 30 minutos para o início do evento será realizado uma única chamada pelo microfone do palco principal para que os competidores irem para a área de preparação. Meia hora antes do início do concurso o competidor deve ficar aguardando na área demarcada pela organização próximo ao palco que será realizado o concurso. O competidor pode ser penalizado se não estiver no local, para a preparação do concurso. O competidor receberá uma etiqueta numérica que irá identificar o competidor, devendo ser anexada em local visível para os juízes localizarem o candidato. Na hora da apresentação, o primeiro participante deverá estar preparado para o início esperando ao lado do palco em fila por organização numérica.


Não será permitida alteração na ordem de apresentação. O tempo de contagem será contado a partir que o competidor ou a equipe técnica do mesmo já estiver liberado para entrar ao palco. O tempo total da apresentação é de 3 minutos, isso contando montagem, apresentação e desmontagem do cenário se houver. Não é permitido o uso de materiais contendo pólvora ou qualquer substância inflamável, também é proibido o uso de materiais em pó, de líquidos ou viscosos, que podem prejudicar a apresentação de outro participante. Proibido a utilização de objetos ou acessórios que possam colocar em risco a integridade física dos participantes, jurados, organizadores e do público, tais como: POC, fogo, fogos de artifício, armas de corte, armas de fogo, armas brancas, abrasivos, corrosivos, solventes, tintas tóxicas, extintores e etc. Caso haja infração da regra, o participante será desclassificado da competição.


É vetada a participação de pessoas com histórico de problemas cardíacos ou problemas de saúde que possam ser agravados pelo esforço físico. O evento prestará todo o apoio e socorro necessário caso o competidor venha a se acidentar na competição. Porém, não irá se responsabilizar pelas despesas médicas decorrentes de acidentes provocados pelo próprio competidor, ou agravado por condições de saúde pregressa do mesmo.


JURADOS

Os jurados são constituídos de cosmakers e cosplays conhecidos no território nacional, escolhidos pela a equipe organizadora e confirmada pelo os organizadores do evento Geek Day. Os jurados escolhidos julgarão as notas em intervalos de 01 ponto, não tendo nota mínima. A banca julgadora que escolherá os vencedores será formada por 03 jurados, escolhidos pela organização do evento.


AVALIAÇÃO

Serão avaliados:

  • Fidelidade da Roupa: Avalia a fidelidade do cosplay ao personagem e à obra de origem;

  • Acabamento da Roupa: Avalia se a fantasia tem um bom acabamento;

  • Detalhes da Roupa: Avalia se a fantasia possui todos os detalhes do personagem de referência;

  • Acabamento dos Acessórios: Avalia se as armas, armaduras e demais acessórios possuem um bom acabamento;

  • Criatividade nos Acessórios: Avalia se as armas, armaduras e demais acessórios foram feitos com materiais inusitados, conferindo uma boa solução para a criação dos acessórios;

  • Proporcionalidade nos Acessórios: Avalia se as peças são proporcionais ou, no caso de não ser possível ser totalmente proporcional, se ficou bom o tamanho dos acessórios;

  • Pintura nos Acessórios: Avalia se a pintura foi bem feita, se está lascada e o motivo da escolha de tinta fosca ou brilhante;

  • Detalhes nos Acessórios: Avalia se os pequenos detalhes estão presentes.

  • Fidelidade: Avalia a fidelidade do cosplayer ao personagem e à obra de origem. Não será levada em conta a cor ou constituição física do participante. Será considerado, porém, se o candidato não pintou o seu corpo no caso de personagens de cores exóticas, como azul, rosa, roxo etc.

  • Acabamento: Avalia se a fantasia tem um bom acabamento em relação ao personagem de referência.

  • Dificuldade: Avalia o nível de dificuldade de fazer o cosplay. É um critério para recompensar as dificuldades enfrentadas para a confecção adequada da fantasia. Quanto mais técnicas difíceis tiverem sido usadas, maior será a nota recebida neste critério. Isso também envolve a qualidade da técnica utilizada.

  • Postura na Apresentação: Avalia a postura do cosplayer em relação ao público. Ele perderá nota caso se mantenha de costas para a plateia por tempo demais, ou caso demonstre uma linguagem corporal inadequada à personalidade do personagem;

  • Gesticulação: Avalia a qualidade dos gestos do cosplayer. O quão bem o candidato se expressa com o próprio corpo, se é coerente com o personagem e, até mesmo, se essa gesticulação é convincente e não forçada;

  • Interpretação no Áudio: Avalia as falas do cosplayer, a entonação da voz, a capacidade de transmitir as emoções do personagem através dela e a coerência dos demais efeitos sonoros, como golpes de espada e trilha sonora.

  • Ambientalização e Interações: Avalia se o candidato conseguiu trazer um ambiente suficiente para que se possa imaginar a situação em que está o personagem durante a apresentação. Além de avaliar a qualidade e pertinência das interações do cosplayer com o cenário.

  • Sincronia Labial: Avalia a sincronia das falas do cosplayer com a gravação de áudio, se houver.

  • Efeitos Especiais: Avalia os efeitos especiais empregados, principalmente se eles são condizentes com a apresentação.

Não é permitido arremessar nenhum de seus equipamentos, acessórios, ou qualquer outra coisa em direção aos jurados e público. Caso esta regra seja violada o participante será penalizado com decréscimo de 01 ponto na média final ou podendo ser penalizado com a desclassificação. O desfile deverá ter de tempo máximo de 3 minutos de duração, sendo de responsabilidade do cosplayer cumprir o tempo máximo. Caso esse tempo seja extrapolado, o cosplayer perderá pontos da nota final. As notas serão de 0 até 10, seguindo critério de 50%para a roupa e 50% de performance. A nota não tem influência do público ou da organização do evento ou do concurso, sendo individual e imparcial a nota entre os jurados, pois os mesmos não poderão comunicar as notas entre sí. Mantendo assim a imparcialidade e honestidade ao julgamento. Ao término serão somadas as notas e procedido a média, gerando o resultado final, que será divulgado ao término do concurso ou em momento oportuno durante a programação.


Em caso de empate nas notas, caberá ao júri e à coordenação do concurso decidir o desempate, sendo soberana sua decisão. As notas e resultados estarão a disponibilidade de qualquer competidor que procurar a comissão organizadora posteriormente ao término do concurso.


PREMIAÇÕES

O resultado será divulgado no mesmo dia, após o fim da competição, em momento oportuno segundo o cronograma do evento.

  • O 1° Lugar do Concurso Cosplay será: R$ 500,00

  • O 2° Lugar do Concurso Cosplay será: R$ 300,00

  • O 3° Lugar do Concurso Cosplay será: R$ 200,00

Premiação em vale compras em lojas cadastradas do águas claras shopping. Restaurante e lojas de alimentação não participam desta premiação.


OBSERVAÇÕES FINAIS

Os prêmios serão anunciados no palco do evento. Os que não estiverem presentes deverão retirá-los com a organização Geek Day (a premiação pode ser enviada por correio mediante pagamento de frete por conta do vencedor), sob o prazo máximo de um mês após a divulgação oficial do resultado. Todos os resultados e notas serão considerados oficiais depois de divulgados pelo evento no Palco. E permanecerão com a equipe organizadora caso de dúvida do cosplay, deve ser requisitado individualmente à comissão organizadora do concurso.


A decisão final da coordenação e jurados é irrefutável e inquestionável. Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis. A agência Cos And Makers, o Fliperama de Verdade e o Evento Geek Day não se responsabilizam por nenhum ato ilegal praticado pelos participantes do concurso, cabendo ao mesmo responder judicialmente por eles, caso venha a praticá-lo.


O cosplayer se responsabilizará por todos os danos causados aos equipamentos disponibilizados ou que estejam no palco. Para manter a efetividade e integridade das regras, poderão ser feitas retificações necessárias para a correção de erros, modificação de detalhes e informações aqui disponibilizadas. As retificações serão devidamente publicadas, caso venham a existir. Caso de dúvidas entre em contato com a coordenação do Concurso de Cosplay ou informe o seu caso particular aos responsáveis pelo concurso através de e-mail para agenciacosandmakers@gmail.com ou Instragram Agência Cos And Makers.


Quer conhecer a Agência Cos And Makers e mais alguns de seus projetos, assistam a análise do 4º episódio do Livro de Boba Fett com a galera do All Nerds:


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo