top of page

Review Elden Ring


O jogo Elden Ring nos leva para um mundo aberto cheio de desafios e depois de apreciar a obra prima que é o jogo, concordamos que realmente ele era um dos escolhidos para ser nomeado o jogo do ano de 2022. A Equipe Fliperama de Verdade, pôde conhecer e passar raiva, jogando essa experiência que Hidetaka Miyazaki e George R. R. Martin produziram.


Trailer oficial de Elden Ring:


O que é Elden Ring?

Pequeno gafanhoto, Elden Ring é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Bandai Namco Entertainment. É dirigido por Hidetaka Miyazaki, o criador de jogos aclamados como Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, em colaboração com o autor de livros de fantasia George R. R. Martin, que é famoso pela série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", livros que inspiraram a série de TV "Game of Thrones" e "House of The Dragon", que estão disponíveis no HBO Max.


A história de Elden Ring é ambientada em um mundo de fantasia repleto de criaturas mágicas e seres sobrenaturais, onde o jogador assume o papel de um personagem sem nome chamado de "Maculado", que é encarregado de salvar o mundo da escuridão que ameaça consumi-lo. A história é contada através de diálogos com NPC's (Personagens Não Jogáveis) espalhados pelo mundo, cenas e descobertas feitas pelo próprio jogador.


O mundo se chama "The Lands Between", que foi criado pelo grande ser divino conhecido como Elden Ring. No entanto, o Elden Ring foi quebrado em pedaços e a escuridão começou a se espalhar pelo mundo, corrompendo seus habitantes e criando monstros grotescos.



O jogador assume o papel do Maculado, um ser onde o objetivo é restaurar a ordem no mundo por meio do Anel Pristino (Elden Ring). O Maculado deve encontrar e reunir os fragmentos do Anel Pristino que foram roubados por poderosos inimigos. Os Maculados foram banidos das Terras Intermédias muito antes dos eventos de Elden Ring, e jogamos como um dos Maculados que retorna atraído pela graça.


Durante a jornada, o Escolhido encontra uma série de chefões, cada um representando uma força ou personagem importante no mundo de Elden Ring. Os chefões têm habilidades únicas e exigem estratégias específicas para serem derrotados. Alguns dos chefões mais notáveis incluem:

  • Margit, o Agouro Caído: Margit é o primeiro teste de fogo para os jogadores e ele guarda a entrada para Tempesvéu, castelo de Godrick;

  • Sentinela da Árvore Dracônico: Este aqui é muito mais violento e, normalmente, elimina os adversários com um simples golpe. Além disso, ele é extremamente ágil e está montado a cavalo;

  • Godfrey, o Primeiro Lorde Prístino: Godfrey possui várias habilidades e fases durante o combate. Godfrey foi o primeiro Elden Lord, marido da Rainha Marika. Mas ele perdeu sua própria graça, tornando-se Maculado, e então ele também foi exilado das Terras Intermédias;

  • Malenia, a espada de Miquella: Esqueça tudo que foi dito de dificuldade até o momento. Todo o percurso por Elden Ring irá parecer um passeio no parque ao chegar em Malenia.

“A era do Térvore começou em meio ao conflito, quando Godfrey era o senhor do campo de batalha. Ele liderou a guerra contra os Gigantes, enfrentou o Senhor da Tempestade sozinho, e então chegou um momento em que seu último inimigo digno caiu. E foi então, como a história é contada, que o tom dos olhos de Lord Godfrey se desvaneceu.“


Elden Ring e sua história:

A história de Elden Ring é densa e complexa, cheia de reviravoltas e surpresas. Cada personagem e chefão tem uma história própria e uma motivação única, o que torna a narrativa do jogo rica e envolvente.


“Um dos principais temas do jogo é como o jogador, o Maculado, aborda ou trata essa graça recém-descoberta e esse retorno à terra da qual eles foram banidos, como eles interpretam isso e seu significado”, disse o diretor criativo de Elden Ring, Hidetaka Miyazaki, em uma entrevista.

A história nos mostra coletando Grandes Runas, reunindo-as para consertar o Elden Ring para que possamos aproveitar seu poder. Ao fazer isso, nos tornamos o Elden Lord, o governante das Terras Intermédias. É um título dado ao detentor do Elden Ring, mas como usamos esse poder depende de nós. Ao coletar todas as Grandes Runas, os Maculados provam ser dignos de assumir o manto, mesmo que os deuses e governantes das Terras Intermédias continuem a desprezá-los.


Em termos de mecânica de jogo, Elden Ring apresenta muitos dos elementos característicos dos jogos anteriores da FromSoftware, como o combate desafiador, a exploração de áreas interconectadas, a personalização de personagens e a descoberta de segredos. No entanto, o jogo também apresenta novas adições, como o uso de um cavalo para atravessar o vasto mundo aberto, bem como a capacidade de invocar ajudantes para auxiliar em batalhas.


Detalhes técnicos:

A qualidade gráfica de Elden Ring é impressionante, com ambientes detalhados e ricos em texturas, animações fluidas e efeitos visuais deslumbrantes. O jogo foi projetado para rodar em 4K a 60fps nas plataformas mais poderosas, oferecendo uma experiência imersiva para os jogadores.


Criado pela equipe talentosa da FromSoftware, Elden Ring é criado pela mesma equipe responsável por jogos como Dark Souls, Sekiro e Bloodborne, que são conhecidos por sua jogabilidade desafiadora e profundidade narrativa.


Elden Ring está disponível para as seguintes plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One e PC (via Steam e Epic Games Store). O jogo foi lançado em fevereiro de 2022 e rapidamente se tornou um grande sucesso de crítica e público.












Os pontos que levaram Elden Ring a ser considerado o jogo do ano de 2022 incluem a narrativa envolvente, a jogabilidade desafiadora e gratificante (para alguns, rsrs), o vasto mundo aberto cheio de descobertas e segredos, a trilha sonora majestosa e a qualidade técnica impressionante. Além disso, a colaboração entre Miyazaki e Martin foi uma das mais esperadas do mundo dos jogos, o que gerou grande hype e expectativa em torno do lançamento do jogo.


Para poder jogar, sugerimos algumas dicas:

  • Explore o mundo: Elden Ring é um jogo enorme, e há muito a descobrir. Explore cada canto do mundo, pois você pode encontrar itens úteis, personagens interessantes e até mesmo áreas secretas.

  • Domine a mecânica de combate: A mecânica de combate de Elden Ring é parecida com outros jogos "Soul's like" com significativas melhorias. Leve algum tempo para aprender as diferentes técnicas de ataque, defesa e esquiva. Pratique até se sentir confortável com a jogabilidade.

  • Gerencie sua energia: Cada ação em Elden Ring consome energia, então é importante gerenciar bem seus pontos de energia. Certifique-se de não esgotar sua barra de energia durante uma luta, ou você ficará vulnerável a ataques inimigos.

  • Aprenda com seus erros: Elden Ring é um jogo difícil e você provavelmente morrerá muitas vezes, mas muitas e muitas mesmo! Em vez de ficar frustrado, use cada morte como uma oportunidade de aprender. Preste atenção nos movimentos dos inimigos e nas suas próprias habilidades para melhorar na próxima vez.

  • Leia as descrições dos itens: Elden Ring tem muitos itens diferentes, e muitos deles têm habilidades únicas. Leia as descrições dos itens para entender melhor como eles podem ser usados e quais são seus efeitos.

  • Seja paciente: Elden Ring é um jogo que requer paciência e estratégia. Não se apresse nas lutas e não tente correr pelo jogo. Vá devagar e tente entender os padrões de ataque dos inimigos antes de atacar.

Por que devo jogar Elden Ring?

Existem várias razões pelas quais você deve jogar Elden Ring, aqui estão algumas delas:

  • História profunda e envolvente: Elden Ring tem uma história densa e complexa, cheia de reviravoltas e personagens interessantes. Se você gosta de jogos com narrativas profundas, Elden Ring é uma excelente escolha.

  • Combate desafiador: A mecânica de combate de Elden Ring é profunda e complexa, e pode levar algum tempo para dominá-la completamente. Mas uma vez que você se acostumar com ela, você terá uma sensação de satisfação ao superar os chefões difíceis.

  • Mundo vasto e aberto: O mundo de Elden Ring é enorme e cheio de segredos para descobrir. Você pode passar horas explorando cada canto do mundo e ainda assim encontrar coisas novas.

  • Excelente design de chefões: Os chefões em Elden Ring são desafiadores e memoráveis. Cada um tem habilidades únicas e exige uma estratégia diferente para serem derrotados.

  • Trilha sonora incrível: A trilha sonora de Elden Ring é emocionante e dramática, contribuindo para a imersão do jogador no mundo do jogo.



Mas qual é o melhor: Demon Souls, Dark Souls, Nioh, Sekiro, Elden Ring ou Ghost of Tsushima?

Cada um desses jogos tem seus próprios méritos e vantagens, então é difícil dizer qual é o melhor, pois tudo depende do que você está procurando em um jogo. Aqui estão algumas informações que podem ajudar a decidir:

  • Demon's Souls é o jogo que iniciou a série Souls, desenvolvido pela FromSoftware. O jogo é conhecido por sua jogabilidade desafiadora e um mundo de fantasia sombrio. A história é profunda e complexa, e o jogo é conhecido por suas mortes frequentes e dificuldade elevada.

  • Dark Souls é a continuação espiritual de Demon's Souls, com jogabilidade semelhante, mas com uma ambientação ainda mais sombria e triste. A história é contada de forma mais subjetiva, deixando muitos detalhes para serem interpretados pelo jogador. O jogo é conhecido por sua atmosfera imersiva e pelo seu combate difícil.

  • Nioh é um jogo de ação e RPG da Team Ninja, que se passa no Japão feudal. O jogo tem uma jogabilidade mais rápida e frenética, com foco em combos e habilidades especiais. O jogo é conhecido por sua dificuldade elevada e pelo sistema de loot.

  • Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo desenvolvido também pela FromSoftware, conhecida por seus jogos desafiadores, como a série Dark Souls. Sekiro tem uma mecânica de combate bem diferente dos outros jogos da empresa, com um foco maior em parry e stealth, mas ainda mantém a jogabilidade desafiadora. O mundo é menos aberto do que em outros jogos da FromSoftware, mas ainda há muitas áreas para explorar. A história é densa e profunda, com vários finais possíveis (Recebeu o prêmio de jogo do ano de 2019).

  • Ghost of Tsushima é um jogo desenvolvido pela Sucker Punch, que se passa no Japão feudal e conta a história de Jin Sakai, um samurai que luta contra os invasores mongóis. O jogo tem uma jogabilidade mais acessível, com combate baseado em katana e arco e flecha. O mundo é aberto e bonito, com paisagens incríveis e muitas atividades para fazer. A história é emocionante e envolvente, e o jogo também tem um modo foto incrível; e

  • Elden Ring é o novo jogo da FromSoftware, e possui mundo vasto e aberto, com mecânica de combate profunda e desafiadora. A história é escrita por Hidetaka Miyazaki em colaboração com o autor de fantasia George R. R. Martin, além dos detalhes que já informamos durante o Review.

Em resumo, todos esses jogos são excelentes em suas respectivas categorias e valem a pena serem jogados. A escolha do melhor jogo dependerá do que você está procurando em um jogo, seja uma jogabilidade mais desafiadora e sombria, uma ambientação no Japão feudal, uma história mais profunda e complexa ou um mundo aberto e bonito.



Veredito do Fliperama de Verdade

Depois de jogarmos e conhecer a obra que é Elden Ring, podemos concluir que ele mereceu sim receber o título de Jogo do Ano na premiação do The Game Awards. Contudo, depois de avaliarmos a jogabilidade, os gráficos, mecânica de combate e enredo, podemos dizer que jogadores novatos poderão ficar frustrados pela jogabilidade difícil e a liberdade de exploração que o jogo te proporciona.

Caso seja avaliado o jogo em pontos individuais, temos alguns jogos que sobressaem, como por exemplo o jogo God of War Ragnarok, que é melhor (para nós) em sua narrativa e enredo, que por sinal recebeu a premiação como a melhor narrativa no TGA, frente à Elden Ring.


Independente do seu estilo de jogo, querendo experimentar o jogo para saber como ele é, e acabe gostando, esteja preparado para jogar por horas e mais horas, além de buscar por itens, melhorias, artefatos e compreender o que aconteceu com esse mundo todo destruído, por isso, acreditamos que Elden Ring...

Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.


Para os interessados de plantão, no nosso 4º episódio do Insert Coin Cast, falamos sobre a evolução dos jogos de aventura, desde o clássico Atari, até as plataformas atuais. Participação do Kaká do Casal Multiplayer:




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page