top of page

Round 6 - Squid Game

Um grupo de pessoas desconhecidas, afogadas em dívidas que jamais conseguirão pagar, se encontram participando de um jogo onde o vencedor recebe 45 bilhões de Wons. Segue com a gente para saber mais sobre a nova série sul-coreana que está fazendo sucesso no mundo todo (e descubra o quanto isso dá em Reais).


 

Fatos

Squid Game ou Round 6 é o maior sucesso entre as séries sul-coreanas na Netflix. Para ser mais exato, em 12 de outubro de 2021, Round 6 (nome adotado no Brasil) atingiu 111 milhões de views e já havia alcançado o posto de série (lançamento) mais assistida na história da empresa. Cabe lembrar que, a produção sul-coreana ainda conquista fãs e telespectadores, enquanto se mantém no top 10 em mais de 80 países; inclusive ultrapassando Sex Education e Lúcifer nos EUA.


Resumindo, a produção sul-coreana mais assistida no mundo entrou com força na grande corrida pelo reconhecimento de melhor série do ano.

 

Sinopse

Na Coréia do Sul, centenas de pessoas endividadas são abordadas por estranhos propondo jogos infantis em troca de dinheiro. Depois de uma pequena experiência de vitória, os estranhos convidam as pessoas a participar de um grande e misterioso jogo cujo prêmio é capaz de mudar completamente suas vidas.


Trailer da série:


O convite é individual e vem na forma de um cartão de visitas barato, contendo apenas uma logo peculiar e um número de telefone.



O que nenhum deles sabe ao aceitar/confirmar a participação nesse tal jogo é, existe um motivo ainda maior e mais primitivo que motivará cada um dos participantes: A sobrevivência. Isso mesmo, todos os jogadores que desejam prosseguir com as competições, acabam concordando que, se forem eliminados, perderão a própria vida.

 

Aviso

Logo a partir do primeiro episódio, a série não economiza recursos narrativos (nem visuais) para impor uma atmosfera claustrofóbica, opressora, cruel e macabra em quase 100% do tempo de tela. Round 6 abre sua primeira temporada mostrando ao espectador que, se não aguenta nem o primeiro episódio, certamente deveria mudar de série...


Agora, a quem decidir continuar com o jogo (e essa leitura), adiantamos que existe uma explicação para o que ocorre ao longo dos episódios – mas tem que assistir tudo para descobrir.


Ok, então você decidiu descobrir o que acontece nos próximos episódios. Informamos que, por mais que cada jogo apresenta aspectos infantis, cenários coloridos e regras simples (com consequências trágicas). Round 6 simplesmente “explode” diversos problemas sociais na tela de forma tão eficiente que, se não te levam a pensar como seria estar na pele do outro, pelo menos deixam aquela sensação de algo entalado na garganta.


De modo geral, não estranhe se perceber que a série está tentando descaradamente te atormentar provocando tensão e/ou revolta.


Mas que fique clara uma coisa: A construção da narrativa não tem grandes reviravoltas, diversos níveis de subplots ou mesmo um final impressionante. Em alguns momentos, Round 6 chega a ser previsível e, por incrível que pareça, ainda assim, consegue prender o espectador com sucesso.

 

Ficha Técnica

A série é uma produção original da Netflix, Squid Game é título original e Round 6 é título adaptado no Brasil.



Trivia:

“The creator of Squid Game, Hwang Dong-hyuk, developed the show 10 years ago. However it was rejected by media companies and actors for 10 years.

Tradução Livre:

“O criador de Round 6, Hwang Dong-hyuk, desenvolveu o roteiro da série há 10 anos. No entanto, esse roteiro foi rejeitado pelas produtoras e atores por 10 anos.”

  • Direção: Hwang Dong-hyuk

  • Roteiro: Hwang Dong-hyuk

  • Gêneros: Ação, Drama, Mistério, Thriller

  • Classificação Indicativa: 18 anos

  • Idioma: Coreano

  • País: Coreia do Sul

 

Elenco

Mais do que qualidade na entrega do produto, Round 6 apresenta um elenco singular que se dedicaram totalmente a seus personagens. Um grande exemplo disso é a estreia da modelo Ho Yeon Jung como atriz, interpretando Kang Sae Byeok. E sobre o restante do elenco, temos:

Aqui vai uma dica para assistir à série, se você não conseguir detectar quando a direção te der as pistas sobre quem é dispensável ou não, lembre-se que vivemos um momento na cultura pop em que autores/diretores não têm medo de matar personagens.

 

Análise

Com quase dez anos para o roteiro poder ser planejado, revisado, reescrito e adaptado, o resultado não poderia ser outro senão uma série excelente! O diretor da série, Hwang Dong-hyuk, teve a ideia para o show ainda em 2008, enquanto lia um Manhwa (histórias em quadrinhos coreanas de sobrevivência).


Dong-hyuk queria criar uma conexão entre brincadeiras de criança com uma espécie de competição sem fim que os adultos participam ao longo da vida.

Como já foi dito aqui, é notável que a série tem uma história boa e bem construída executada de modo cuidadoso e bem planejado, sempre explicando o pano de fundo por trás das coisas chocantes que acontecem, se cair no enfadonho.


Além disso tudo, Round 6 apresenta uma ótima trilha sonora, críticas sociais ao sistema econômico, à falsa democracia de alguns governos liberais e uma estaca de questionamentos sobre o discurso meritocrático.


Cabe destacar o disfarce dos VIPs, lembrando máscaras animais de cerimônias pagãs. O jogo tem as cores vermelho e verde, que significam superiores e subordinados, respectivamente. Uma crítica direta à questão da ética frente à perda da própria vida, tal qual traição, orgulho, lealdade, amor, ganância, corrupção e é claro, o grande prêmio: Dinheiro.

 

Veredito

Refletindo um pouco sobre o projeto da série, Round 6 (Squid Game) nos mostra que nós podemos tomar decisões egoístas e decisões altruístas em alguns momentos, na busca pela sobrevivência (em alguns momentos sentimos que o prêmio de 45 bilhões de Wons - quase R$ 210 milhões de Reais, é esquecido e só lembrado quando os jogadores entram no dormitório). Uma situação que não condena e nem celebra totalmente a humanidade, mas sim voltado para a esperança e busca pela sobrevivência.


Depois de toda a emoção e torcida que fizemos durante os nove episódios da série, nos da Equipe Fliperama de Verdade torcemos para que tenhamos a segunda temporada e com certeza essa série está entre as melhores do ano de 2021.

Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais. Comentem com a gente sobre suas emoções ao assistir Round 6.


Para os interessados de plantão, juntamos a Equipe do Fliperama de Verdade e mais alguns convidados para falarmos sobre os filmes produzidos dos X-Men e se damos "Continue ou Game-Over":


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page