top of page

A franquia Bill e Ted

Quem são Bill & Ted?

Bill & Ted é uma franquia americana de comédia de ficção científica criada por Chris Matheson e Ed Solomon protagonizada pelos personagens William "Bill" S. Preston Esquire* e Theodore “Ted " Logan, interpretados por Alex Winter e Keanu Reeves, respectivamente.


O enredo é relativamente simples e conta a história de dois amigos metaleiros preguiçosos que descobriram um jeito de viajar no tempo e fazer tudo o que desse na telha. Claro que a diversão está nas entrelinhas e consequências de tudo o que eles aprontam. A franquia foi produzida principalmente por Scott Kroopf e atualmente possui três filmes, um jogo de videogame (plataforma NES), uma série live action, uma série animada (que inclusive foi dublada pelos atores originais na época) e algumas HQs.


Como curiosidade, vale dizer que a franquia foi originalmente lançada e coproduzida pela Orion Pictures, depois tendo sua propriedade transferida para a Metro-Goldwyn-Mayer (após a compra da Orion em 1997). Desde então, a MGM tem sido a principal licenciadora e distribuidora desse sucesso de vendas e críticas.


Agora que você já conhece o plano de fundo, vamos conhecer um pouco mais sobre essas obras cinematográficas musicalmente interessantes.


Bill & Ted's Excellent Adventures (1989) - Uma aventura Fantástica

Excellent Adventures é o primeiro filme da franquia e apresenta os personagens Bill, Ted (dois adolescentes que estão tentando escrever um relato histórico, dever de casa de História) e Rufus (um guia do ano 2688) ao público. Logo no início do enredo os adolescentes passam a utilizar a máquina do tempo de Rufus para viajar no tempo, encontrar figuras históricas, aprender sobre os principais eventos históricos e causar todo tipo de problemas que fariam o Doutor Emmett "Doc" Brown (personagem de Christopher Lloyd em De Volta para o Futuro) enfartar umas três vezes seguidas. Tudo o que fazem tem um único objetivo: fazer o relato histórico que Bill e Ted precisam apresentar em sala de aula para que seu professor não os reprove. Se não conseguirem, o pai de Ted vai transferi-lo para uma academia militar no Alasca e impedir a formação dos Garanhões Selvagens (nome original da banda é Wyld Stallyns), além de destruir completamente o futuro utópico que será construído em torno da música da banda.


Trailer:


Bill & Ted's Excellent Adventures (série de TV animada de 1990)

A primeira das duas temporadas da série animada foi produzida pelos estúdios Hanna-Barbera e contou com 13 episódios dublados pelos atores originais do primeiro filme. A segunda temporada teve apenas 8 episódios produzidos pela DIC Entertainment e veiculados na Fox Kids, mas dessa vez não contou com as vozes originais.


O enredo da animação não muda muito em relação ao que é apresentado pelo filme, visto que o público continua acompanhando as aventuras e desventuras da dupla adolescente em diversas épocas diferentes da história, tentando garantir que tudo aconteça (mais ou menos) como deveria enquanto tentam se formar no ensino médio.


Abertura da Animação – Temporada 1:


Bill & Ted's Bogus Journey (1991) - Dois Loucos no Tempo

Em Bogus Journey - Dois Loucos no Tempo, o público é apresentado à segunda aventura de Bill e Ted, que dessa vez serão antagonizados pelo personagem Chuck De Nomolos, um residente da Utopia (mundo futuro criado pela música dos Garanhões Selvagens) que está cansado daquele modo de vida e resolve pôr um fim em sua agonia enviando um par de robôs assassinos ao passado para matar Bill e Ted – aproveitando o embalo para criar um futuro diferente que seja baseado em seus ideais de perfeição. Com o sucesso dos robôs e a morte dos protagonistas, Bill e Ted não têm alternativa a não ser desafiar o Ceifador Sinistro em troca de mais uma chance no mundo dos vivos. Além da dupla derrotar a Morte para conseguir voltar, eles tentam encontrar aliados para impedir seus dublês e realizam uma Batalha das Bandas que dá início a suas carreiras musicais.


Trailer:


Bill & Ted's Excellent Video Game Adventure (1991-2018)

Entre as plataformas que receberam jogos da franquia, estão o Game Boy, o NES e o Atari Lynx, e todos os jogos tinham um enredo muito similar ao que foi apresentado pelo filme original. Entre os destaques, podemos citar a versão de PC, Amiga e Commodore 64 lançada em 1991 pela Off the Wall Productions e IntraCorp, Inc. sob contrato com a Capstone Software, que seguiu mais fidedignamente o enredo do filme. A versão de Game Boy foi lançada em 1991 e se tratava de um jogo de action-puzzle levemente baseado no filme. A versão de Atari Lynx (um videogame portátil da Atari) foi lançada em 1991 e o jogo era uma aventura baseada tanto no primeiro filme de Bill & Ted quanto na série animada. A versão do Nintendo Entertainment System (NES, Nintendinho 8 bits) foi lançada nos Estados Unidos pela LJN em 1991 e trazia uma aventura de ação baseada exclusivamente no primeiro filme (inclusive dando continuidade à aventura). Comparativamente falando, o lançamento mais recente de outro jogo da franquia ocorreu em 2018, trazendo a diversão para a plataforma mobile (celulares e tablets, tanto iOS quanto Android). O jogo se chama Wyld Stallyns e coloca o jogador para encarar um RPG de ação baseado no universo de Bill & Ted.


Game Trailer do jogo para mobile:


Bill & Ted's Excellent Adventures (série de TV live action de 1992)

Após o cancelamento da série animada produzida pela DIC Entertainment, o público foi apresentado a uma produção live action de mesmo nome. Após alguns atrasos em sua produção, retomada após o sucesso do segundo filme da franquia, a série finalmente foi lançada trazendo os mesmos atores que dublaram os personagens da segunda temporada da animação da DIC Entertainment: Christopher Kennedy como Bill e Evan Richards como Ted. A série foi veiculada em 1992 pela Fox e contou apenas com 7 episódios:


Nr. - Nome do Episódio (Data de Estreia)

1 - Nail the Conquering Hero (28/06/1992);

2 - As the Dude Turns (05/07/1992);

3 - It's a Totally Wonderful Life (12/07/1992);

4 - Hunka Hunka Bill & Ted (19/07/1992);

5 - Destiny Babes (26/07/1992);

6 - Deja Vu (02/08/1992);

7 - A Stand Up Guy (09/08/1992);


Episódio Piloto:


Bill & Ted Face the Music (2020) - Encare a Música

A nova aventura de Bill & Ted, batizada de Face the Music, foi lançada em 21 de agosto de 2020 nos EUA (28 de agosto de 2020 no Brasil), dirigida por Dean Parisot produzido por Scott Kroopf e escrito por Chris Matheson e Ed Solomon – o mesmo trio que estava por trás do sucesso dos outros filmes da franquia.


O terceiro filme da franquia de Bill & Ted é uma sequência direta dos outros filmes, contando com os atores originais Alex Winter, Keanu Reeves e William Sadler que reprisam seus respectivos personagens Bill, Ted e Morte. Com o roteiro definido desde 2010, foi muito complicado de encontrar uma distribuidora que quisesse se envolver numa continuação tão datada quanto as Excelentes Aventuras de Bill & Ted. No entanto, em maio de 2018 houve um acordo que colocou o filme em estado de pré-produção, iniciando as filmagens em 1º de julho de 2019. O enredo do filme começa mostrando a monótona vida da meia-idade de William "Bill" Preston e Theodore "Ted" Logan. Até que os protagonistas são (novamente) alertados por um visitante do futuro sobre a necessidade de criarem uma música que salvará todo o mundo. Com isso, os dois passam a trabalhar com suas famílias, velhos amigos e músicos famosos para concluir essa tarefa épica.


Trailer:


Curiosidade:

- Bill & Ted Face the Music OST

Bill & Ted Face the Music tem 81% de aprovação, baseado em 116 análises, no site Rotten Tomatoes.


Nota:

*Abreviado como Esq., Esquire é um título de origem britânica, indicando que a pessoa (possuidora do título) é um Escudeiro. Para quem não sabe, um Escudeiro era um aprendiz de um cavaleiro. Já nos Estados Unidos, mais precisamente no final do século 20, Esquire era um título dado a homens ou mulheres que praticavam a Lei (aqui no Brasil seria algo mais ou menos como um advogado ordenado com a OAB), bem como a alguns diplomatas. Na mesma época no Reino Unido, o título passou a se referir a qualquer pessoa sem um grande título em seu nome ao se referirem a ela em qualquer correspondência, tendo prestígio equivalente ao pronome de tratamento Mr. William "Bill" S. Preston Esquire adicionou o título “Esq.” como sufixo a seu nome como se fosse uma herança de família. Em matéria de plano de fundo de personagem, vale dizer que Bill é um estudante do ensino médio e nunca adquiriu qualquer capacitação ou experiência no exercício da advocacia. No entanto, vemos ele se referindo à sua avó como Granny S. Preston, Esq. mesmo sem deixar claro à audiência se ela era uma advogada, diplomata ou aspirante de cavaleiro.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page