top of page

Indicação de Leitura: Coleção John Flanagan - Parte 1 de 2

Atualizado: 11 de out. de 2020


John Flanagan (22 de maio de 1944) é um escritor australiano conhecido por ter publicado três séries de livros: "Rangers: Ordem dos Arqueiros" (site oficial), "Brotherband" (site oficial) e "Rangers: A Origem" (site oficial). A edição número 1 de "Rangers: Ordem dos Arqueiros" foi lançada em 2004 na Austrália e em 2005 nos Estados Unidos. Originalmente, John escreveu estes livros para encorajar seu filho a ler. Seu filho, Michael, era um garoto pequeno, assim como Will no livro, e todos os seus amigos eram maiores e mais fortes que ele, fazendo com que Michael se sentisse inseguro. John queria mostrar que ler era divertido e que os heróis não precisam ser fortes e grandiosos. Vamos listar nessa primeira parte os 6 primeiros livros de 12 da série "Rangers: Ordem dos Arqueiros".

Esta série conta a história das aventuras de Will, um órfão que acaba se tornando o aprendiz do experiente e respeitado arqueiro Halt. Servindo o reino de Araluen, cada aventura ensina Will a superar vários desafios e a confiar ainda mais em seus amigos e mentor.

 

Livro 1: Ruínas de Gorlan (2004)

Sendo o primeiro livro da série, conhecemos o pequeno, ágil, esperto e inteligente Will. Seu treinamento começa quando Halt avalia as habilidades do jovem e pede para o Barão para fazer de Will seu novo aprendiz. Will aprende a importância das ferramentas e as habilidades de um arqueiro, que vão além de seu arco, flechas, facas e de seu pônei bastante teimoso. Mesmo durante seu treinamento, Will, em sua primeira missão, tem o desafio de enfrentar os terríveis Kalkaras, de tentar derrotar o Senhor das Montanhas da Chuva e da Noite, Morgarath, e evitar o assassinato do rei Duncan. É neste começo turbulento que Will descobre a verdadeira natureza de um arqueiro e reconhece o seu valor.

 

Livro 2: Ponte em Chamas (2005)

Um pouco depois dos eventos finais do livro anterior, Will embarca em mais uma missão, só que dessa vez na companhia de Gillan, Horace e Evanlyn. Sabendo que Morgarath está reunindo forças para enfrentar o reino de Araluen, o grupo tenta diminuir a força combativa e as estratégias do inimigo. Nessa jornada, Will colocará à prova todos os ensinamentos de coragem e aptidão transmitidos pelo seu mestre Halt e tentará demonstrar para o seus amigos o quão útil ele é.

 

Livro 3: Terra do Gelo (2005)

Após os eventos do livro anterior, Halt é banido do reino e parte em uma missão junto com Horace para ajudar Will e Evanlyn. Com uma viagem não programada para a Escandinávia, Will e Evanlyn estão prestes a chegar em um terra gélida e sem muitas pessoas carismáticas. Decididos a voltar para o reino de Araluen, Will e Evanlyn escapam para as montanhas da região e ficam escondidos. Evanlyn mostra suas habilidades de caçadora enquanto cuida do debilitado Will.

 

Livro 4: Folha de Carvalho (2006)

Depois de sobreviver com grande dificuldade ao inverno da região da Escandinávia, Evanlyn é capturada e Will consegue encontrar Halt e Horace. Na missão de resgatar Evanlyn, os guerreiros araluences descobrem a investida de guerreiros Temujais e decidem unir forças com os escandinavos para derrotar os Temujais. Uma união improvável e uma batalha única testam Will e Halt a elevarem suas habilidades táticas a um nível superior.

 

Livro 5: Feiticeiro do Norte (2006)

Depois de muitos anos de dedicação, treinamento e inúmeros perigos, Will terminou seu aprendizado e se torna um arqueiro. Sua primeira missão, sem a supervisão de Halt, é assumir o posto de guardião de Seacliff, uma ilha localizada num setor tranquilo do reino, mas Will se vê novamente em uma missão que vai testar todo o seu treinamento, suas habilidades e sua inteligência contra algo que permeia superstições, boatos e inexplicáveis aparições.

 

Livro 6: Cerco a Macindaw (2007)

Continuando sua primeira missão, Will, perseverante frente aos desafios, coloca em prática uma estratégia para devolver o reino de Macindaw ao seu verdadeiro senhor. Will enfrenta um exército formado por piratas escandinavos que dificultam sua missão, além de uma aventura que, dependendo dos resultados, pode colocar o reino de Araluen em risco.

 

Curiosidades:

  • A série de aventuras "Rangers: Ordem dos Arqueiros" (Ranger’s Apprentice) consistia originalmente em vinte contos que John escreveu para encorajar seu filho de 12 anos, Michael, a gostar de ler.

  • A série apareceu na lista dos mais vendidos do New York Times e é regularmente incluída em prêmios de livros infantis na Austrália e no exterior.

  • John mora com sua esposa, Leonie, no subúrbio de Manly, em Sydney. Atualmente ele está escrevendo mais títulos da série Ranger’s Apprentice. Além do filho, eles têm duas filhas adultas e quatro netos.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page