top of page

Indicação de Leitura: Coleção Stephen King - Parte 2 de 3


Stephen Edwin King (21 de setembro de 1947), conhecido também como o Mestre do Terror, Suspense e Sobrenatural (além de livros de Fantasia e Ficção), já publicou 59 romances, incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman, e 6 livros de não ficção.


Vamos listar nessa 2ª Parte, a sequência da nossa lista já publicada em nosso site e que acreditamos que muitos livros serão novidades para os amantes de uma boa leitura. Lembrando que montamos esse ranking baseado na média das pontuações que os livros receberam em grandes sites como O Estadão e Amazon, além de mais alguns. Agora aproveitem a nossa indicação de leitura.

 

A Metade Sombria (Horror Psicológico 1989)

Thad Beaumont é um escritor e alcoólatra em recuperação que vive na cidade de Ludlow, Maine. Os próprios livros de Thad não fazem muito sucesso, no entanto, com o pseudônimo de "George Stark", ele escreve romances policiais sobre um assassino violento chamado Alexis Machine. Quando Thad começa a ganhar fama, ele e sua esposa, Elizabeth, decidem encenar um enterro simulado para seu alter ego no cemitério local. Stark, no entanto, emerge do falso túmulo como uma entidade física, completa com os traços de personalidade que Thad exibiu enquanto escrevia como Stark. Ele então começa a assassinar todos que ele percebe como responsável por sua “morte". Thad é atormentado por pesadelos surreais e seus assassinatos são investigados por Alan Pangborn , o xerife da cidade vizinha de Castle Rock, que encontra a voz e as impressões digitais de Thad nas cenas do crime.

Em 1990 o romance foi adaptado por George A. Romero e lançado em 1993:

 

Torre Negra (Fantasia, Ficção e Terror)

A coleção A Torre Negra possui oito livros, sendo eles: O Pistoleiro (1982), A Escolha dos Três (1987), As Terras Devastadas (1991), Mago e Vidro (1997), Lobos de Calla (2003), Canção de Susannah (2004), A Torre Negra (2004) e O Vento pela Fechadura (2012). Sendo considerada uma das obras mais importantes de Stephen King, ele buscou inspiração nos contos de J.R.R. Tolkien (O Hobbit, Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos Inacabados) para criar um romance que vão desde várias referências da cultura pop, passando por lendas arturianas (Rei Arthur) até o faroeste. Stephen criou um romance com vários elementos de ficção científica, fantasia e terror.


O Pistoleiro, sendo o primeiro livro, temos Roland Deschain como protagonista. Roland sendo o último descendente do clã de Gilead, um clã de pistoleiros, tem a missão de procurar pelo homem que ele se refere como o Homem de Preto, que conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra.


No ano de 2017 tivemos a adaptação cinematográfica e Idris Elba interpretou Roland:

 

Os Olhos do Dragão (Fantasia 1984)

Sendo um dos livros com conexão à série literária Torre Negra, Os Olhos do Dragão conta a história dos príncipes Peter e Thomas do reino de Delain, onde eles terão que superar vários obstáculos na busca por justiça e enfrentar o feiticeiro Flagg. Stephen narra um conto de fantasia envolvendo príncipes amaldiçoados e um feiticeiro maligno.

 

Quatro Estações (Drama 1982)

Sendo uma coletânea de quatro contos, Quatro Estações foge do ambiente de terror e sobrenatural, sendo que cada conto conta uma história de personagens comuns. No primeiro conto A Primavera Eterna - Rita Hayworth e a redenção de Shawshank, temos a história de dois condenados na Prisão de Shawshank, onde acompanhamos os medos, ansiedades e perigos que cada homem vive. O segundo conto Verão da Corrupção - Aluno Inteligente, temos um garoto aficcionado pelas histórias nazistas e acaba descobrindo que seu vizinho foi um dos ex-oficiais de Hitler, onde o garoto chantageia seu vizinho para que ele conte suas histórias da época do nazismo. Em Outono da Inocência - o corpo, onde quatro amigos vivem uma aventura e descobertas sobre a sua adolescência e a crueldade do mundo dos adultos. No ultimo conto, temos Inverno no Clube - O Método Respiratório, onde a história é narrada por um médico que encontrou uma jovem grávida solteira, abandonada pelo namorado na luta para gerar seu filho e resistir ao julgamento sociedade, sendo um conto mais próximo do sobrenatural e com um final marcante.


O conto A Primavera Eterna foi adaptado para o cinema em 1994 estrelando Morgan Freeman e Tim Robbins nesta obra prima:


Outra adaptação desta série de contos foi o conto Outono da Inocência, sendo adaptado em 1986, com o nome de Conta Comigo:

 

Mr Mercedes (Suspense 2014)

Após um acidente que mata dezesseis pessoas, Bill Hodges, um detetive aposentado, recebe uma carta de uma pessoa dizendo que é o Sr Mercedes, o responsável pelo acidente que matou as dezesseis pessoas. Após vários eventos Hodges começa a investigar o caso e não pede ajuda para polícia, acreditando que irá prender o Sr Mercedes.


Adaptado como uma série em 2015, atualmente temos 3 temporadas e o ator Brendan Gleeson como personagem principal:

 

Doutor Sono (Horror 2013)

Sendo uma sequência de O Iluminado, depois de receber um acerto dos donos do Overlook Hotel, Danny Torrance permanece psicologicamente traumatizado enquanto sua mãe Wendy lentamente se recupera de seus ferimentos. Fantasmas do Overlook ainda querem consumir Danny para herdar o seu fenomenal brilho de energia e encontrá-lo, incluindo a mulher do Quarto 217.


No ano de 2019, sendo estrelado por Ewan McGregor tivemos a adaptação para os cinemas:

 

Novembro de 63 (Ficção 2011)

O livro conta a história de um viajante do tempo que tenta impedir o assassinato de John F. Kennedy que ocorreu em 22 de Novembro de 1963.


Em 2016 tivemos uma minissérie de oito episódios, sendo dirigida por J.J. Abrans e estrelada por James Franco e Sarah Gadon:

 

Salem (Horror 1975)

Salem, ou aqui no Brasil chamado por A Hora do Vampiro, temos como protagonista Ben Mears, que é um escritor que viveu a sua infância na cidade de Jerusalem’s Lot (Salem’s Lot) e volta a cidade depois de 25 anos para buscar inspiração para seu novo livro que fala sobre uma casa abandonada e os horrores que viveu com ela. Após o desaparecimento de Ralphie Glick, e a morte de Danny, que acaba se transformando em um vampiro, temos vários moradores se transformando em vampiros. Ben se une a Susan, Matt, Jimmy e o Reverendo Callahan para enfrentarem as forças das trevas e sobreviverem às suas possíveis mortes.


O livro foi adaptado para os cinemas em 1979:

 

Escuridão Total Sem Estrelas (Suspense, horror 2010)

Nesta coleção de quatro contos temos o 1922 como primeiro, e ele fala sobre um assassinato em uma zona rural, onde o agricultor Wilfred sofre com as consequências de sua ação. Já no segundo conto, o Gigante do Volante, temos um conto que envolve estupro, violência, vingança e loucura, onde Tess, após ser estuprada por um desconhecido é deixada à beira da morte. O terceiro que é Extensão Justa temos um dilema que pode nos atormentar na beira da morte, onde é vivido por Dave Streeter em será que vale a pena sacrificar uma pessoa para poder salvar a nossa? E no ultimo conto Um Bom Casamento, Darcy Anderson tem a oportunidade de descobrir assuntos de seu marido, mais que a convivência de vinte anos a possibilitou. Como na própria sinopse do livro “Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições insuportáveis; as cumplicidades misteriosas.”


O Conto 1922 foi adaptado para o serviço de Streaming Netflix:

 

Joyland (Suspense Policial 2013)

No ano de 1973, Devin Jones começa um trabalho no parque de Joyland e acaba descobrindo sobre Linda Grey que foi morta há muito tempo no parque. Intrigado com a morte de Linda e descobrindo que o assassino dela não foi preso, Devin embarca em sua própria investigação, contando com a ajuda de Mike, uma criança com um dom especial.

 

Curiosidades:

  • A Metade Sombria foi o segundo livro mais vendido de 1989 atrás de Tom Clancy 's Clear and Present Danger;

  • O Livro a Torre Negra possui conexões/referências com vários outros livros já publicados por Stephen KIng, por exemplo: It, a Coisa, Carrie, a estranha, A dança da morte, O talismã, A hora do vampiro, Saco de Osso, A casa Negra, Insônia, Rose Madder, O iluminado, O cemitério, Sob a redoma e Os Olhos do Dragão;

  • O conto Outono da Inocência é o segundo filme baseado em um livro de Stephen King com maior aprovação no Rotten Tomatoes, perdendo apenas para a primeira versão de Carrie;


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page