top of page

Review Battlefield 2042

Atualizado: 9 de abr. de 2022

O Lançamento do Game

Certamente Battlefield é a franquia que sempre teve como diferencial a tentativa de simular uma guerra real no mundo dos jogos. Logo, não seria diferente com o último lançamento da franquia, Battlefield 2042. O lançamento conta com características que tornam a adaptação ao jogo um elemento desafiador à parte. Durante o gameplay ocorrem algumas tempestades de areia e outras mudanças climáticas que demandam bastante empenho por parte do jogador, que deve estar se divertindo no modo modo multiplayer;


Limitado ao modo online! Infelizmente se você é um fã das histórias do modo campanha das franquias anteriores, sentimos em lhe dizer, mas você acabará se decepcionando pelo jogo não ter offline ou single player (History Mode). Sua jogabilidade é muito satisfatória e completa, oferecendo uma ampla variedade de personagens, níveis e opções de customização (armas e equipamentos). Com todas essas possibilidades para os jogadores, é seguro afirmar que a gameplay clássica de Battlefield ainda está presente no jogo atual dessa Franquia.


Trailer de lançamento:


Enredo de Battlefield 2042

O enredo de Battlefield 2042 tem o palco num mundo futurista que está à beira do caos, sofrendo com problemas quase como os da vida real: Escassez de alimentos, energia e água limpa. Isso acabou trazendo a falência de diversas nações mundo afora, criando a maior crise de refugiados da história da humanidade. Esses grupos são constituídos por famílias, fazendeiros, engenheiros e até mesmo Militares. Dentro dessa enorme essa crise global, os Estados Unidos e a Rússia levam o mundo a uma guerra total. Retornando para a atmosfera gerada da Guerra Fria. E com isso, os grupos sem pátria se unem aos dois lados da guerra, não lutando por uma nação, mas pelo futuro do Planeta.


Há muitas novidade...

Ficou muito claro que em Battlefield 2042 a tentativa do jogo para retornar ao estilo clássico visto em Battlefield 3 e Battlefield 4, porém com armas e equipamentos mais modernos. A ambientação de Battlefield 2042 é bem voltado à guerra urbana, semelhante ao que vimos no jogos anteriores. Desta forma, temos inúmeras possibilidades de ataque e defesa, algo essencial pelo fato do jogador está em uma guerra repleta de soldados (128 jogadores no total, dependendo do mapa), sendo este um grande ponto positivo do título atual: criar uma guerra em grande escala repleta de soldados e inúmeros veículos terrestres e aéreos.


A situação fica mais tensa no campo de batalha com as novas tecnologias do game, que trazem torretas automáticas ou uma espécie de cão-robô com uma metralhadora acoplada nas costas, sendo ambos apetrechos extremamente úteis para aniquilar os inimigos. Essa é a modernidade destacada de 2042 que ampliará ainda mais as táticas do jogo.

Outra grande novidade para aos jogadores é que agora é possível trocar os acessórios táticos presentes na arma durante a partida e sem precisar morrer. Para isso, basta apertar um único botão que você poderá tirar ou colocar miras, mudar de munição e fazer outros ajustes para configurar o setup da arma. Essa é uma das mudanças mais interessantes em Battlefield 2042, trazendo um dinâmica maior na jogabilidade, podendo, por exemplo, mudar uma mira de médio alcance para a mira no ferrolho, que é bem mais útil em combates de curta distância.


Outro ponto muito interessante em Battlefield 2042 são os cenários totalmente destrutíveis. Neste novo jogo da franquia também somos apresentados a uma série de alterações climáticas em tempo real ao longo das partidas, algo que transforma totalmente a dinâmica de jogo. Em um dos mapas, há uma forte chuva, que gera um furacão e diversos raios caindo enquanto os jogadores lutam entre si. Também vale ressaltar que os desastres naturais causam danos ao jogador.


Hazard Zone (Modo Battleroyale?)

Há um novo modo de jogo no Battlefield 2042, chamado Hazard Zone, neste novo modo a jogabilidade muda bastante, introduzindo a chamada “Hazard Zone”, uma área radioativa que causa danos, tal como observamos em outros jogos como PUBG e Call of Duty: Warzone. Porém, vale ressaltar que a EA e a DICE deixaram claro que este não é um modo battleroyale, embora pareça bastante.


Os esquadrões do jogo são formados por 4 membros, em partidas com 32 jogadores nas versões de PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5 e 24 jogadores nas versões de Xbox One e PlayStation 4, que terão como objetivo recolher o máximo de data drivers durante a partida. Esses data drivers serão muito importante para os jogadores, pois eles serão convertidos ao final de cada partida em uma moeda específica para o modo, chamada Dark Market Credits (Créditos do Mercado Negro). Eles poderão ser trocados antes de cada partida por armas, gadgets e upgrades táticos. Estes data drivers estarão disponíveis para serem coletados de duas formas durante a partida: ou já estarão no mapa, sendo defendido por inimigos, ou cairão do céu sem segurança nenhuma, levando os jogadores a lutarem entre si para pegar o item. Enquanto isso, tornados surgirão aleatoriamente nos mapas, sendo algo que torna a gameplay mais desafiadora e divertida ao mesmo tempo.

O objetivo principal deste modo de Battlefield 2042 é ser resgatado em segurança e com o máximo de data drivers que o jogador puder coletar. Portanto o jogador não precisa necessariamente matar muitos inimigos para vencer, sendo mais importante criar novas estratégias para conseguir pegar o máximo de itens possíveis de cada partida. Desta maneira, a escolha de estilo de jogo e armas faz toda uma diferença para a equipe. Mesmo assim, não é possível jogar com personagens repetidos na equipe, algo que obriga os jogadores a procurarem outros estilos de jogo e se adaptarem a jogabilidade de cada personagem. Outro ponto que obrigará constantemente a mudar as estratégias utilizadas pelo jogador em cada partida são os diversos mapas que estão presentes no modo, em diferentes ambientações.


Os data drivers devem ser extraídos em dois momentos: a primeira extração acontecerá no meio da partida em um lugar aleatório, já a segunda e última, acontecerá no final do jogo, também em local aleatório no mapa. Caso o jogador não consiga chegar a esses pontos de extração, perderá todos os data drivers e consequentemente perderá a partida. Outro ponto que vale ser ressaltado é a forma como você pode ressuscitar seus companheiros mortos em combate ao longo da gameplay. Isso poderá ser feito através de um item achado ao longo da partida ou com alguns pontos adquiridos chamados Black Market Credits no início de cada partida.


Modo Portal e retorno dos Games clássicos de Battlefield

Possivelmente o ponto mais interessante de Battlefield 2042 seja o modo Portal, um modo de jogo que leva o jogador a jogar partidas em diferentes períodos. Neste modo, os jogadores poderão usar uma espécie de mecanismo de criação que inclui alguns tipos de configurações, modos personalizados e um editor de lógica, que permite que o jogador crie e também compartilhe com outros jogadores os seus modos criados, descobrindo tipos de batalhas customizadas, repletas de armas, veículos, equipamentos e muito mais, com mapas de Battlefield 2042 e até mesmo em mapas bem icônicos e populares de antigos jogos da franquia como Battlefield 1942, Battlefield Bad Company 2 e Battlefield 3.


Esse modo traz uma nova essência enorme a Battlefield 2042, onde podemos voltar a jogar em lugares e modos de alguns dos jogos anteriores, colocando o jogador em experiências variadas e bastante diferente das batalhas futuristas de 2042. Como se sabe, a Fanbase do game é muito criativa e com isso, quase que diariamente existem modos incríveis e divertidos que colocam literalmente o jogador dentro de um portal do tempo, levando a 1942 ou até aos dias atuais. Essa ideia foi simplesmente genial e merece ser elogiada e ressaltada aqui!


Gráficos e jogabilidade

Os gráficos de Battlefield 2042 continuam mais avançados e aprimorados, mas é comum alguns glitches e bugs que certamente serão corrigidos em futuras atualizações. Certamente para simular tantas coisas e elementos físicos, o jogo precisa ter um certo nível de qualidade e felizmente, a parte estética e qualidade gráfica corresponde as expectativas, rodando perfeitamente com configurações Gráficas no ultra com uma GeForce RTX 3060 Ti, em 1080p.

Até o momento, Battlefield 2042 está indo muito bem. Mas certamente ainda há o que melhorar, ainda há alguns bugs existentes que são perceptíveis ao longo da gameplay, tais como: paraquedas que não fecham, mesmo quando o jogador já está em solo, falhas no pouso, onde o personagem agarra em texturas do mapa, e outras de quesitos estéticos. Porém isso não atrapalha tanto a gameplay, mas com certeza será corrigido em futuras atualizações. As produtoras do jogo, EA e a DICE já estão trabalhando para corrigir essas falhas no game, pois com o passar do tempo, os jogadores estão se tornando mais exigentes nesse quesito, incluindo com a alta no preço dos games.


Veredito Final

Nos divertimos bastante principalmente com as novidades que foram incluídas neste novo título da franquia. Porém, também vimos que há muito para ser melhorado. Então, desta forma, indicamos Battlefield 2042 para os fãs de carteirinha do Battlefield. Caso você não seja lá muito chegado na franquia, sugerimos esperar um tempo para adquirir o jogo em uma promoção com um valor mais em conta, mas de resto, esperamos para que Battlefield 2042 se aprimore ainda mais, pois é uma franquia gigante no mundo dos FPS e um jogo com um potencial enorme.


Para os fãs de Battlefield, o jogo pode ser uma excelente experiência dentro da franquia, mesmo não estando no mesmo nível de jogos anteriores como Battlefield 3 e 4, que são os bem vistos e aceitos no meio dos jogadores e da Fanbase que vivem com servidores lotados até os dias atuais. Ainda há o que melhorar para que o jogo fique bem trabalhado ao nível dos títulos anteriores. De qualquer forma, todas as mudanças feitas até agora tais como as habilidades especiais de cada personagem/Operador, os novos armamentos disponíveis e equipamentos são bem aceitos, trazendo uma dinâmica melhor e ainda mais ação para os combates em larga escala do game.


Depois de divertirmos com jogo, acreditamos que ele...

Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.


Para os interessados de plantão, no nosso 4º episódio do Insert Coin Cast, falamos sobre a evolução dos jogos de aventura, desde o clássico Atari, até as plataformas atuais. Participação do Kaká do Casal Multiplayer:



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page