top of page

Sonic 30 Anos!

Para comemorar o aniversário de 30 anos do ouriço azul mais descolado do mundo dos games, a Equipe do Fliperama de Verdade traz algumas notícias, incluindo uma matéria especial sobre a trajetória (em alta velocidade) do personagem desde a linha de largada ainda na década de 90 até os dias atuais!


Eventos Previstos

Em comemoração ao aniversário de 30 anos do Sonic, a SEGA realizou uma apresentação sobre o novo jogo do ouriço, previsto para 7 de setembro de 2021 e, disponibilizou no canal do Sonic (Youtube) uma linda apresentação sinfônica em comemoração a essa data.


Sonic Colors: Ultimate


Sonic 30th Anniversary Symphony


O Novo Jogo

Sonic Colors: Ultimate, é (obviamente) mais uma aventura em alta velocidade do ouriço mais amado da história dos videogames! O enredo do novo título traz novamente o Dr. Eggman como o vilão principal.


Dessa vez, ele construiu um gigantesco parque de diversões interestelar repleto de brinquedos incríveis e atrações coloridas. Até aí tudo bem, se o tal parque não fosse alimentado por uma raça alienígena chamada Wisps.


Isso acaba se tornando motivo mais do que suficiente para Sonic (e sua supervelocidade) fazer de tudo para libertar os Wisps enquanto aprende os segredos para incríveis poderes e explora seis mundos únicos (repletos de inimigos e obstáculos) - site.


O jogo será disponibilizado para o PS4, XBox One, Nintendo Switch e PC.


A trajetória dos jogos

Agora que encerramos as notícias sobre o ouriço, vamos ao momento saudosista a todos que são fãs de uma boa diversão em alta velocidade!


Caso você não seja um fã, mas esteja curioso para saber um pouco mais sobre os jogos da série, nós do Fliperama de Verdade vamos contextualizar um pouco o cenário do lançamento do primeiro jogo da franquia e, daí em diante, contar um pouco do enredo de cada jogo.


O primeiro jogo foi chamado de Sonic the Hedgehog e, foi um verdadeiro divisor de águas para a SEGA, tendo em vista que seu lançamento veio para competir com o já bem estabelecido Super Mario, da Nintendo.


Na época, o jogo chamava a atenção não somente pelas suas cores vibrantes, mas também pelo gameplay focado na velocidade, gráficos e trilha sonora. E para lembrarmos um pouco da história do Sonic, vamos listar os principais jogos do nosso amigo ouriço azul.


Junho de 1990

Título: Sonic the Hedgehog

Plataforma: Mega Drive

Detalhes & Enredo: Numa tentativa de roubar as seis Esmeraldas do Caos e aproveitar o seu poder para controlar o mundo, o Dr. Ivo Robotnik ou Dr. Eggman (como ficou conhecido na versão japonesa) aprisionou os animais da Ilha do Sul dentro de robôs agressivos e de cápsulas metálicas estacionárias. O jogador controla Sonic, cujo objetivo é parar os planos de Robotnik, salvando os animais e recuperar as Esmeraldas Caos. Se o jogador consegue recolher todas as Esmeraldas e completar o jogo, é mostrado no fim uma animação final como recompensa. No entanto, se o jogador não encontrar todas as Esmeraldas, o vilão “sacaneia” o jogador.



Novembro de 1992

Título: Sonic the Hedgehog 2

Plataforma: Mega Drive

Detalhes & Enredo: A sequência de Sonic the Hedgehog, não teve um nome muito criativo, e o jogo foi desenvolvido e publicado pela Sega para o console Mega Drive. Batizado de Sonic the Hedgehog 2, teve sua maior novidade estampada logo na capa do cartucho! A introdução de um amigo do protagonista: Miles "Tails" Prower, que além de coadjuvante na história, também era um personagem controlável por um segundo jogador - o que nem sempre era legal, porque Sonic normalmente acabava deixando o amigo para trás.


O jogo leva Sonic e Tails a enfrentar novamente o Dr. Eggman (antagonista do jogo anterior) na tentativa de impedi-lo de roubar (novamente) as Esmeraldas do Caos para alimentar sua estação espacial batizada de Death Egg.



Outubro de 1994

Título: Sonic The Hedgehog 3 & Knuckles

Plataforma: Mega Drive

Detalhes & Enredo: Considerado por muitos fãs como o ápice dos jogos 2D da franquia, Sonic 3 & Knuckles teve um caso curioso em seu desenvolvimento. Durante a produção do título, diversas dificuldades como limitações de tempo, tecnologia e principalmente de custos, forçaram os desenvolvedores a separar o jogo em duas partes. Transformando o problema de custos numa avalanche de vendas. A primeira parte da nova aventura, foi chamada de Sonic The Hedgehog 3, sendo lançada no início de 1994. A segunda parte recebeu o nome de Sonic & Knuckles, saindo mais próximo ao fim daquele ano.


A história do jogo começa após a derrota do Dr. Eggman no final de Sonic the Hedgehog 2, onde a estação espacial Death Egg cai num arquipélago flutuante místico chamado Angel Island. O vilão ainda estava vivo e havia iniciado os reparos de sua estação danificada. Em algum momento, ele conhece Knuckles the Echidna, o último sobrevivente de sua antiga civilização, habitante daquela ilha (revelada em Sonic Adventure).


Knuckles também é o Guardião da Master Emerald, que convenientemente é capaz de controlar todas as Esmeraldas do Caos, além de ser a Esmeralda responsável por fazer a ilha flutuar.


Sabendo que os heróis (Sonic e Tails) ainda estavam em seu encalço, Eggman engana Knuckles dizendo que Sonic deseja roubar a Master Emerald assim que chegar na ilha. Isso transforma Knuckles num antagonista que frequentemente aparece para dificultar o progresso de Sonic e Tails até a revelação da traição de Eggman e a inevitável conclusão da aventura com uma nova explosão da estação espacial Death Egg.



Dezembro de 1998

Título: Sonic Adventure 1

Plataforma: Dreamcast

Detalhes & Enredo: A verdadeira estreia de Sonic the Hedgehog em um jogo próprio de plataforma 3D aconteceu apenas no console Dreamcast — quase dois anos após o lançamento de Super Mario 64. Em Sonic Adventure 1, o jogador é presenteado com muitos elementos dos jogos clássicos 2D, como a coleta de anéis, power-ups especiais e estágios com diversos caminhos alternativos. Mas a grande novidade era que os jogadores podiam assumir o controle de seis personagens únicos e explorar alguns cenários interligados que davam acesso às fases de verdade.


Alguns anos após Sonic e Knuckles terem derrotado Eggman na Death Egg, a cidade de Station Square é ameaçada por uma besta, o Chaos, que se alimenta das esmeraldas do caos, e cada uma o torna maior e mais perigoso. O Dr. Eggman, sabendo disso, vai em busca das 7 esmeraldas para destruir, com a ajuda de Chaos, a Station Square e construir em suas ruínas, a Robotnikland ou Eggmanland. Cabe aos heróis do jogo, que são os personagens jogáveis, conseguir as esmeraldas antes do cientista do mal.


O jogo é formado por seis personagens, cada uma com sua história, mas entrelaçadas entre si. Os heróis são: Sonic the Hedgehog, Tails, Knuckles, Amy Rose, Big the Cat e E-102 Gamma.



Junho de 2001

Título: Sonic Adventure 2

Plataforma: Dreamcast

Detalhes & Enredo: Seguindo a boa recepção do seu antecessor, Sonic Adventure 2 visava otimizar a experiência como um todo. O jogo apresentou diversas melhorias gráficas e focou a jogabilidade na ação. Não à toa, foi considerado pelos fãs como um dos melhores jogos 3D da franquia até hoje. No título de 2001 o cenário, que serve de eixo central, foi descartado e deu lugar a uma sequência mais tradicional de fases. E o grande destaque de personagem ficou para Shadow the Hedgehog, um ouriço mais sério que funcionava como um rival de Sonic dentro da história.


Com duas histórias e a chance dos jogadores controlarem o vilão Eggman pela primeira vez, Sonic Adventure 2 foi um jogo bem especial, que comemorou com estilo o aniversário de 10 anos da série. O título também foi o último lançado para consoles da Sega, uma vez que a empresa decidiu focar na criação de softwares após o fracasso do Dreamcast em 2001.



Dezembro de 2003

Título: Sonic Heroes

Plataforma: Playstation 2, GameCube e XBox

Detalhes & Enredo: Primeiro lançamento multiplataforma da franquia após a saída da SEGA do mercado de consoles. Sonic Heroes dividiu opiniões, mas ainda é muito apreciado por uma parcela dos fãs. Sua premissa gira em torno de trios com desdobramentos únicos na história do jogo, sendo eles: Team Sonic, Team Shadow, Team Chaotix e Team Rose. As fases trazem segmentos em que um personagem específico do trio deve agir para superar os obstáculos dos estágios que, diga-se de passagem, estão entre os mais longos dos jogos da franquia.


O enredo do jogo envolve as relações de todos os protagonistas com o Dr. Eggman (antagonista inicial da franquia) por meio de histórias separadas:

  • Na história do Team Sonic, Eggman desafia Sonic, Tails e Knuckles para impedi-lo de conquistar o mundo em três dias, agora que finalmente "havia desenvolvido a arma suprema".

  • Na história do Team Shadow o jogo apresenta dois mini arcos, sendo um deles centrado em Rouge, na esperança de finalmente ter achado o tesouro secreto de Eggman e, na dupla Shadow e E-123 Ômega, que querem vingança contra o velho doutor.

  • Na história do Team Chaotix, Espio, Charmy e Vector recebem um pedido de ajuda vindo de um misterioso cliente, que lhes prometia "pagar muito bem pelos seus serviços de investigação". Esse cliente revela-se mais tarde como o Dr. Eggman.

  • Na história do Team Rose, Amy, Cream e Big investigam o desaparecimento de Froggy e Chocola Chao, (Chao de Chocolate) e então a situação os leva a acreditar que Eggman está envolvido com isso. Sabendo que Sonic está envolvido nessa busca, Amy aproveita a oportunidade para conquistar seu amado e pedi-lo em casamento.

Ao final do jogo, quando todos os personagens derrotam o Dr. Eggman, é revelado que na verdade aquele era Metal Sonic e, o verdadeiro doutor estava aprisionado, como descoberto pelo Team Chaotix. O vilão havia copiado todos os dados dos protagonistas e se tornado extremamente poderoso. Sonic, Tails e Knuckles então decidem enfrentar o, agora transformado, Metal Sonic (chamado de Metal Overlord). Para isso, Sonic precisa usar as sete Esmeraldas do Caos e se transformar em Super Sonic.


Trailer do jogo:


Novembro de 2008

Título: Sonic Unleashed

Plataforma: Playstation 2, Playstation 3, XBox 360 e Wii

Detalhes & Enredo: O jogo traz personagens e elementos novos ao universo Sonic, como um dos antagonistas, Dark Gaia, o novo parceiro de Sonic, Chip, e a oportunidade de controlar Sonic the Werehog, forma que o protagonista assume ao cair da noite.


No jogo, há fases diurnas e noturnas, que contam com jogabilidades completamente diferentes. Nos momentos diurnos, as fases mantêm as características originais da série Sonic, com progressão rápida por cenários diversificados, nos estágios noturnos, Sonic adquire uma aparência de “lobisomem” (daí a expressão em inglês chamado-o de Werehog) e perde sua velocidade característica, em compensação, ganha grande força e braços que se esticam para alcançar lugares de difícil acesso além de realizar golpes em sequência (combos).


O jogo segue Sonic the Hedgehog enquanto ele tenta restaurar o mundo ao normal depois que seu inimigo, o Dr. Eggman , divide os continentes do mundo em pedaços com uma nova e poderosa arma de raios (usando o poder das Esmeraldas do Caos) aproveitando o poder de Dark Gaia.


Trailer do jogo:


Novembro de 2011:

Título: Sonic Generations

Plataforma: Nintendo 3DS, PC, PlayStation 3, Xbox 360

Detalhes & Enredo: Lançado em celebração aos 20 anos da franquia, Sonic Generations compila as fases de maior renome da história do game com uma mecânica interessante: a possibilidade de jogá-las tanto com o Sonic Clássico (versão 2D do personagem) como com o Sonic Moderno (versão atual em 3D). A ideia é levar os jogadores a reviver as gerações do ouriço e explorar as fases sob perspectivas que não existiam antes. Aliando isso à premissa de que as duas versões do herói precisam consertar o caos temporal provocado por uma entidade misteriosa, o jogo traz uma mistura única e divertida de jogabilidade. Sonic Generations é considerado pelos fãs um dos melhores jogos do ouriço azul lançado nos últimos anos e até hoje existe uma comunidade de mods que adicionam novos estágios ao título.


Enquanto Sonic celebra o seu 20 º aniversário com os amigos, um estranho "buraco de tempo" provocado por uma misteriosa criatura chamada Time Eater aparece, sugando todas as pessoas e espalhando-os ao longo do tempo. Enquanto Sonic procura seus amigos, acaba encontrando a si mesmo alguns anos mais novo (Sonic Clássico). Ambos os heróis (Sonic Moderno e Sonic Clássico) decidem colaborar e competir através de sua história a fim de salvar seus amigos e corrigir o fluxo do tempo.


Trailer do jogo:


Agosto de 2017

Título: Sonic Mania

Plataforma: Nintendo Switch, Playstation 4 e XBox One

Detalhes & Enredo: Sonic Mania busca resgatar o que havia de melhor nos jogos 2D da franquia e ir além, introduzindo fases e mecânicas inéditas. O time de desenvolvimento contou com Christian Whitehead, conhecido na comunidade de fans de Sonic como responsável pelo relançamento de Sonic CD para plataformas modernas, assim como de Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2 para dispositivos mobile em parceria com a SEGA.


Após os eventos de Sonic Generations, Sonic e Tails recebem uma poderosa leitura de energia da Angel Island e embarcam no avião de Sonic, o Tornado, para investigar o caso. No entanto, o Dr.Eggman enviou um grupo de elite de robôs, os Hard-Boiled Heavies, para chegar primeiro ao sinal. Sonic e Tails chegam exatamente no momento em que os Heavies estavam escavando a fonte do sinal, que se revela uma pedra preciosa e misteriosa, depois chamada de Phantom Ruby (Rubi Fantasma em português). Os Heavies ganham novos poderes a partir do rubi e enviam Sonic e Tails de volta no tempo, juntamente com o guardião da Angel Island, Knuckles. O trio Sonic, Tails e Knuckles viaja através de lugares de seu passado, bem como novos locais para evitar que Eggman use o poder do rubi ​​para o mal, lutando com ele e com os Heavies ao longo do caminho.


A recepção foi tão positiva que o jogo recebeu um DLC chamado Sonic Mania Plus em 2018, adicionando um novo modo de jogo, além dos personagens jogáveis Ray the Flying Squirrel e Mighty the Armadillo — que apareceram originalmente em SegaSonic the Hedgehog (1993) e Sonic Chaotix (1995), respectivamente. O DLC ainda pode ser comprado por R$ 164,98 na Amazon (preço da versão de PS4 conferido no momento em que essa matéria estava sendo escrita).


Trailer do jogo:

Link para compra da DLC.


Novembro de 2017

Título: Sonic Forces

Plataforma: Nintendo Switch, Playstation 4 e XBox One

Detalhes & Enredo: Como em Sonic Generations, o jogo traz duas versões de Sonic: O conhecido (e atualizado) Sonic Clássico e o Sonic Moderno; aquele que vimos pela primeira vez em Sonic Adventure. Mas dessa vez o jogo tem “um algo mais”. No caso, um terceiro personagem que funciona uma um "Avatar" do jogador (um animal customizável, como um gato por exemplo).


Incomodado com suas derrotas ao passar de duas décadas, o cientista Dr. Eggman, principal inimigo de Sonic, não quer saber de perder tempo. Então parte para outra tentativa de dominação global. Meses após sua derrota no jogo Sonic Mania, o vilão andou à procura de um instrumento de destruição que lhe garantisse invencibilidade. Assim, o jogo tem início num mundo distópico e sombrio, onde o arqui-inimigo de Sonic finalmente dominou o mundo graças a um estranho e poderoso ser chamado Infinite. Sonic até tenta confrontá-lo, mas é completamente esmagado pela criatura, que está acompanhada dos vilões Chaos, Metal Sonic, Shadow e Zavok. Após isso, diversos acontecimentos catastróficos começam a ocorrer em todo o planeta e para livrar seu mundo dessa tirania, os amigos de Sonic resolvem criar uma resistência e recrutar membros para enfrentar e deter Eggman e seus exércitos.


Trailer do jogo


Sonic vem conquistando vários fãs com a suas novas histórias e não para só em video games mas em filmes, animações e HQ’s também, e nós da Equipe Fliperama de Verdade estamos ansiosos pelos próximos lançamentos.


Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.


Para os interessados de plantão, contamos a história da evolução dos games retrô do gênero de aventura no Insert Coin Cast. Viajamos desde a década de 80 até os jogos da geração atual com Pitfall de 1982, Sonic Hedgehog de 1991, Super Mario World de 1991, Tomb Raider de 1996, Prince of Persia de 2003, Batman Arkhan Asylum de 2009 e Uncharted 4 de 2016:



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page