25 anos de RESIDENT EVIL - Parte II



O ano de 2021 está repleto de novidades para os fãs de Resident Evil. Além do Resident Evil Village (Resident Evil 8) que foi lançado em 7 de maio, tivemos mais notícias sobre a animação de Resident Evil Infinite Darkness.


Trailer de Resident Evil Village:


Resident Evil: No Escuro Absoluto:

A animação Resident Evil: No Escuro Absoluto, produzida pela Netflix, ganhou um trailer dublado em português e uma data de estreia: 8 de julho. A produção será estrelada por Leon S. Kennedy e Claire Redfield. A produção em computação gráfica é situada dois anos após Resident Evil 4 (em 2006), jogo em que Leon é enviado à Espanha para resgatar a filha sequestrada do presidente. Será que Ashley aparecerá? Estamos ansiosos para chegar logo dia 8 de julho!


Mas mesmo com tanta novidade boa, o objetivo da matéria é continuar contando a história dos eventos que acontecerem em Resident Evil 0, 1, 2 e 3, além de jogos e informações que complementam a história. Depois de descobrirmos e entendermos os motivos para a criação da Umbrella Corporation e da Tricell, as motivações para realizar o sonho de Spencer e os demais personagens envolvidos, vamos seguir agora com os eventos que desencadearam a destruição de Raccoon City e a propagação dos vírus desenvolvidos.


Para aqueles que não leram a primeira parte do nosso Especial, segue o link onde mostramos o começo e motivações que levaram a criação da Umbrella e dos vírus que conhecemos na Saga Resident Evil.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Todas informações utilizadas neste ESPECIAL foram retiradas dos jogos, animações, HQ's e Manga's. No caso das imagens, todas foram retiradas do Google Imagens e, são de propriedade da Capcom.


LEGENDA:

RE0: Resident Evil 0

RE1: Resident Evil 1

RE2: Resident Evil 2

RE3: Resident Evil 3: Nemesis

REDE: Resident Evil Degeneration

REUC: Resident Evil: The Umbrella Chronicles

REDC: Resident Evil: The Darkside Chronicles


HERÓIS POR ACASO:


No começo do ano de 1998, Albert forja a própria morte para trilhar o seu próprio caminho longe de Spencer, enquanto Alex sobrevive, mas a uma doença incurável enfraquece ser organismo, impedindo que as habilidades desenvolvidas em Albert apareçam nela. Mas Spencer sempre teve Alex como sua favorita, apesar das situações e problemas que ocorreram (RER2). No mesmo período, Rebecca Chambers gradua-se em uma faculdade (RE0). Devido aos acontecimentos que ocorreram com a Família Ashford, Scott Harman, o mordomo que serviu a família, abandona o seu posto, após ser divulgada a morte de Alexia, a morte de Alexander e consequente perda de sanidade de Alfred. Scott começa a se sentir inútil e decide ir embora da mansão e da Família Ashford (RECV).


Em março do mesmo ano, Alan Erdot, médico pesquisador, começa a realizar experimentos em um hospital abandonado em Raccoon City, experimentos ilegais em pacientes com câncer usando uma variante do T-Vírus. Em abril, um grupo ambientalista da região, após uma análise no sistema de águas municipal de Raccoon City, detectou altos níveis de toxinas na água, inclusive no rio que abastece a cidade (Resident Evil Outbreak). Em pleno funcionamento a Delegacia Policial de Raccoon na nova localização, uma secretária tocou acidentalmente em uma das estátuas do segundo andar do prédio, fazendo com que Brian Irons a advertisse. A secretária descobre que as peças de artes da coleção de Brian Irons valem milhares de dólares e se pergunta de que modo ele conseguiu pagar por elas (RE2).


Por dez anos, os restos mortais do Dr James Marcus se fundiram com o T-Vírus, por meio da Queen Leech. O vírus permitiu grandes transformações nos tecidos corporais do cientista, possibilitando à Queen Leech tomar a forma de Marcus. E em maio de 1998 o clone de Marcus surge no Centro de Treinamento da Umbrella (RE0). Pouco tempo depois, um caseiro da Mansão em Arklay reporta em seu diário que houve um acidente no laboratório por volta das 5 da manhã, e que os funcionários estão usando roupas de proteção contra risco biológico. O caseiro da mansão começa a apresentar alterações na pele que induzem coceira. Com o agravamento dos sintomas, o caseiro é encaminhado para o departamento médico do laboratório para exames e observação. No dia 14 de maio, com o quadro de saúde bastante agravado, começam a surgir bolhas doloridas e que coçam. Em outro momento, o caseiro reparou que os cães que ele cuidava, fugiram do canil (RE1). No mesmo dia em Raccoon City, os funcionários da “Dead Factory” desenvolvem um sistema para a decomposição das células das cobaias descartadas, com o uso de um gás (RE3).


Sendo mais uma vítima das situações que estão ocorrendo na Mansão Arklay, o caseiro aproveita o seu dia de folga, no dia 15 de maio do mesmo ano para tentar fugir, mas é impedido pelo guarda. Depois da fuga frustrada, o caseiro reporta que um pesquisador também tentou fugir, mas foi baleado, onde seu estado de saúde agrava e sua pele começa a entrar em decomposição. Em 17 de maio, no laboratório que fica embaixo dos dormitórios, um dos cientistas quebra o tanque do Aqua Ring, onde são mantidos os Neptunes. Os Neptunes são os experimentos do T-Vírus com tubarões brancos, que depois de vários estudos eles não foram utilizados como B.O.W’s, por não terem melhorias significativas e sua aplicação terrestre não ser viável. A água onde os Neptunes eram mantidos, tinha uma alta concentração de T-Vírus e que acabou escapando juntamente com os tubarões. A água contaminada pelo T-Vírus e por componentes químicos é absorvida pelas raízes da Plant 42, induzindo seu crescimento e transformação. Com um núcleo de flor gigante protegido por pétalas, a Plant 42 foi se alastrando na região do dormitório, onde suas raízes atravessavam várias frestas e buracos para buscar água e nutrientes. Vários nutrientes eram absorvidos de pessoas que a planta conseguia capturar, transformando assim em uma planta carnívora (RE1).


Assim que a febre do caseiro passa em meados de maio, ele começa a apresentar sinais de insanidade (RE1). Em 20 de maio, uma jovem de 20 anos é encontrada às margens do Rio Marble, em Raccoon City. O cadáver, desmembrado, apresenta marcas de mordidas. No relatório de polícia, ficou registrado que a jovem foi atacada por um animal nas Montanhas Arklay e depois caiu no rio (RE3). Henry Sarton, descreve em seu relatório que a Plant 42 está desenvolvendo de forma absurda e informa que a planta está ingerindo suas presas através de suas vinhas. O quadro de insanidade do caseiro piora e ele acaba matando seu amigo Scott (RE1).


No início de junho a repórter do jornal Comet News, denuncia um esquema de contrabando de espécies de plantas para uma exposição no zoológico de Raccoon City (Resident Evil Outbreak). Em 3 de junho o pesquisador Martin Crackhorn escreve uma carta de despedida para Alma, descrevendo os acidentes que ocorreram no Complexo Arklay, após o vazamento do T-Vírus, e descreve ainda que um homem de óculos escuros (provavelmente Albert Wesker), corta qualquer comunicação externa do Complexo de Pesquisa (RE1). Em 7 de junho, é relatado pelo administrador que o sistema da Dead Factory não consegue mais processar a quantidade de resíduos gerados, ou seja, a destruição das cobaias enviadas do Complexo Arklay (RE3).



No dia 8 de junho, John, o pesquisador chefe do Complexo em Arklay, escreve uma carta para Ada Wong, informando que está infectado pelo T-Vírus. Ada, que é uma espiã de uma empresa rival à Umbrella, usa seu relacionamento de fachada com John para infiltrar no Complexo e extrair o maior número de informações sobre o T-Vírus. John, apaixonado por Ada, pede que ela recupere os dados sobre as pesquisas que era conduzidas no laboratório subterrâneo, destrua o complexo e que faça com que o acidente se torne público (RE1, RE2, REDC). Devido aos eventos que estão acontecendo em Raccoon City e sabendo que tem a mão da Umbrella, a secretária de Brian Irons presencia mais um ataque de fúria de seu chefe. Em 15 de junho, a secretária descobre o envolvimento de Brian com a Umbrella (RE2).


Em meados de junho do mesmo ano, várias pessoas alegam terem visto monstros nas Montanhas Arklay. Monstros com aspecto de cães selvagens e resistentes à ataques. Para controlar a situação e diminuir o pânico das pessoas, o acesso às Montanhas é fechado e as autoridades de Raccoon City informam que irão enviar os S.T.A.R.S para investigar a situação e desastres no local (RE1, RE5). Em julho, Brian Irons é visto visitando o laboratório da Umbrella constantemente, principalmente para falar com William Birkin (RE2) e no mesmo mês, pela iniciativa de Albert Wesker e William Birkin, a Umbrella inicia o Projeto de Recuperação com foco na recuperação do Centro de Treinamento, abandonado desde a morte de James Marcus (RE0).


As coisas começam a ficar mais caóticas no subúrbio de Raccoon City, e em 19 julho aumentam os relatos dos jornais e dos canais de TV da cidade sobre assassinatos bizarros, deixando Brian Irons mais preocupado (RE0, Resident Evil Outbreak). No mesmo período, a primeira unidade de investigação ao comando de William e Wesker, encontra diversas substâncias químicas, utilizadas por Marcus para lacrar as sanguessugas em cápsulas especiais. Os investigadores descobrem ainda, evidências de pesquisas secretas realizadas com o Vírus Progenitor em colaboradores da Umbrella. A segunda unidade de investigação descobre que criaturas desconhecidas atacaram a primeira unidade e um dos investigadores supõe que o incidente biológico que se instaurou na Floresta Arklay foi intencional. Sem experiência com a situação e instruções de como agir, o grupo acaba sendo exterminado também pelos monstros (RE0).


Em 22 de julho de 1998, o Segundo Tenente Billy Coen é sentenciado à pena de morte pelo 73º Tribunal Militar pelo incidente na África, onde os seus superiores o usaram como bode expiatório. O destino de Coen é a Base Regarthon para sua execução (RE0, RE2, REUC). No mesmo dia a sede da Umbrella ordena que Wesker conduza os S.T.A.R.S até a mansão para a coleta de dados de combate e amostras das armas biológicas e em sequência como sua missão, seria a destruição do laboratório em Arklay, de forma a parecer um acidente. A data de execução desse plano foi batizada de “Dia X” (RE1, REUC). Ozwell E. Spencer envia um pedido a Serguei Vladimir para que vá ao laboratório em Arklay e recupere o protótipo T.A.L.O.S, antes que Wesker destrua todo o complexo, como foi lhe ordenado (REUC).


T.A.L.O.S que é a abreviação de Tyrant-Armored Lethal Organic System (Sistema Orgânica Letal Blindado), que após o sucesso nos experimentos com o T-002, produzido nos laboratórios Arklay, a equipe de pesquisas propôs um projeto que representaria uma enorme evolução na produção de armas biológicas. Usando uma variante do T-002 como base para os testes (o T-011), foi desenvolvido um protótipo inicial do T-A.L.O.S. O T-A.L.O.S. era um Tyrant comum chip implantado no cérebro, permitindo o controle da criatura a distância, através de conexão wireless, ele também possuía uma série de armamentos pesados, além de uma blindagem constituída de uma liga especial de metal, que além de proteger o T-A.L.O.S., impede que hajam mutações decorrentes da ação do T-Vírus.


Em 23 e 24 de julho, as ações da Queen Leech começam a ter notoriedade. Criado por Marcus, a Queen Leech comanda as outras sanguessugas infectadas com o T-Vírus para atacar o Ecliptic Express, um trem privado que pertence à Umbrella, cujos trilhos se estendem através da Floresta de Raccoon City, facilitando o acesso de materiais e recursos humanos à diversas instalações da corporação. As sanguessugas matam todos os passageiros e os membros da Segunda Unidade de Investigação enviada para o Centro de Treinamento. O comboio que transporta Billy Coen para sua execução é atacado por criaturas desconhecidas, onde Billy consegue escapar e se abriga, no momento inoperante, Ecliptic Express (RE0, REUC).



Duas horas depois do ataque ao trem, a equipe Bravo dos S.T.A.R.S., liderada por Enrico Marini, é enviada para investigar os homicídios ocorridos nas Montanhas Arklay. Porém, devido a uma misteriosa falha no motor, o helicóptero da equipe faz um pouso forçado na floresta. Os membros da equipe Bravo saem ilesos do acidente e, ao investigar a área, deparam-se com um comboio policial danificado e com os corpos desmembrados dos oficiais responsáveis. Rebecca encontra uma ficha contendo os dados do prisioneiro que era escoltado, Billy Coen, e lê sobre sua pena. O comandante Enrico Marini ordena uma busca pelo prisioneiro (RE0).


Rebecca Chambers, a mais nova integrante da Equipe Bravo, encontra o Ecliptic Express parado na floresta e entra para investigar. No interior do trem, todos os passageiros estão mortos, contudo, um deles volta a vida e ataca Rebecca. Após um tempo investigando o trem, Rebecca encontra Billy e durante sua investigação, Edward Dewey, da Equipe Bravo, que entra no trem através de uma janela, onde ele está todo machuca e avisa Rebecca sobre as criaturas que estão na floresta e morre em seguida (RE0).

Após o trem começar a se locomover, e a uma velocidade alta, Rebecca e Billy decidem trabalhar juntos para parar o trem a fim de evitar um acidente. Após a infecção que se espalhou pelo trem, a Unidade de Operações Especiais da Umbrella é enviada para destruir o Ecliptic Express. A equipe Delta reporta a Albert Wesker e William Birkin a tomada do trem. Porém, os soldados são atacados e mortos pelas sanguessugas enviadas pela Queen Leech. Rebecca e Billy conseguem ativar os freios, mas a alta velocidade os impede de parar imediatamente. Sem controle, o trem toma uma rota desativada, chegando ao túnel que liga os trilhos ao desativado Centro de Treinamento da Umbrella. Por pouco, os dois escapam do amontoado de ferragens que se tornara o expresso sem ferimentos (RE0).


Dentro do Centro de Treinamento, Rebecca encontra uma grande foto do ex-diretor das instalações, Dr. James Marcus, e percebe a estranha semelhança entre o homem retratado e o indivíduo que se desfizera em um amontoado de sanguessugas no Ecliptic Express. A quilômetros dali, no laboratório subterrâneo de Raccoon City, William Birkin e Albert Wesker acompanham os passos de Rebecca e Billy através do sistema de monitoramento. A Queen Leech interfere no sinal das câmeras de vigilância do Centro e aparece nos monitores em que Rebecca e Billy eram vigiados. A Queen Leech conta a Birkin e Wesker ter iniciado a infecção com o vírus na Mansão Spencer e também no Ecliptic Express, e declara sua vingança contra a Umbrella. Ela convoca algumas sanguessugas, que se juntam, tomando a forma de James Marcus. Wesker e Birkin se espantam ao ver a figura do ex-diretor, e a Queen Leech os ameaça ao revelar que sabe que ambos participaram do assassinato do cientista (RE0).


No laboratório subterrâneo em Raccoon City, Wesker e Birkin se perguntam se o homem que os ameaçara é realmente James Marcus. Eles temem que a conspiração contra o Dr. Marcus seja finalmente revelada e que isso prejudique a Umbrella e suas carreiras. Como havia sido ordenado pela Umbrella no dia anterior, Wesker decide aproveitar o surto biológico para recolher dados de combate usando o S.T.A.R.S. Fazendo dessas ordens um pretexto, o capitão do S.T.A.R.S. também aproveita o momento para executar seus planos principais – ele usaria os dados de combate das armas biológicas e do Tyrant, recolhidos durante a missão, para migrar para outra empresa rival. Segundo Wesker, era hora de “abandonar o navio afundando que era Umbrella”. Birkin se recusa a deixar a empresa e a pesquisa não finalizada sobre o G-vírus. Temendo um alastramento do t-vírus e, consequentemente, a associação do incidente à Umbrella, Birkin decide ativar o sistema de autodestruição do Centro de Treinamento (RE0, REUC).


Devido ao que estão passando juntos e aos momentos de ajuda mútua, Rebecca começa a duvidar que Billy realmente fora capaz de assassinar todas aquelas pessoas. O rádio comunicador da médica toca e emite a voz de Enrico Marini. Ele pergunta se a recruta já encontrou Billy, mas ela nega, passando uma falsa informação para seu superior. Billy sente-se agradecido por Rebecca não tê-lo delatado, e finalmente revela a história de sua missão na África. Rebecca e Billy encontram um teleférico que pode levá-los para fora do Centro de Treinamento e restauram a força do mesmo. Porém, devido ao ataque de um Eliminator, Billy é jogado em um canal de água subterrâneo, sobre o qual o teleférico atravessa. Rebecca usa o teleférico e chega a uma fábrica abandonada, utilizada pela Umbrella para esconder a entrada do Complexo de Pesquisa Subterrâneo de Raccoon City. Ela desce por uma plataforma e ganha acesso ao mesmo laboratório onde Wesker e Birkin a monitoravam (RE0).



Eliminators são o resultado dos primeiros experimentos de James Marcus com mamíferos. Estas criaturas eram, originalmente, macacos com altos níveis de inteligência e que aprenderam a seguir ordens simples. Apesar de serem primatas, os Eliminators não apresentam perdas neurais tão intensas como as que ocorrem em humanos e têm grande agilidade e agressividade. São muito rápidos e atacam em bando, dando grandes saltos em várias direções diferentes.


No laboratório subterrâneo, a médica se reencontra com seu comandante, Enrico Marini. Enrico a informa que outros membros da equipe Bravo sobreviveram e que estão se dirigindo para a Mansão Spencer. Preocupada com Billy, Rebecca mente e despede-se de Enrico, prometendo se encontrar com seus companheiros depois (RE0). Albert Wesker chega ao Centro de Treinamento e é obrigado a enfrentar criaturas geradas pelo t-vírus (REUC). Rebecca alcança níveis cada vez mais inferiores do complexo e chega à Central de Eliminação de Resíduos. Na sala de armazenamento de água, ela encontra Billy inconsciente, porém vivo, e o resgata. Nesse local, eles avistam os cadáveres das prováveis vítimas das experiências de James Marcus (RE0).


Reunidos mais uma vez na exploração do complexo, a dupla se encontra com a Queen Leech. Ela toma a forma de James Marcus mais velho e lhes conta sua terrível história quando, dez anos antes, a mando de Spencer, Albert Wesker e William Birkin participaram do assassinato do ex-diretor do Centro de Treinamento e roubaram sua pesquisa com o t-vírus. Como um “clone” de Marcus, a Queen Leech, busca se vingar da Umbrella e do mundo, através da infecção do t-vírus, iniciada na floresta de Raccoon, que resultou em uma epidemia de grande escala. A cópia de Marcus retoma a verdadeira forma da Queen Leech e ataca a dupla. O sistema de autodestruição do local é acionado por Birkin (RE0).



Albert Wesker alcança a parte externa do Centro de Treinamento e encontra Sergei Vladimir. Acompanhado de Ivan, um Tyrant que Sergei utiliza como seu guarda-costas, o russo decide punir Wesker pela falha na recuperação do Centro de Treinamento e pelo desastre biológico. Sergei ordena que Ivan ataque o líder do S.T.A.R.S. enquanto Wesker aproveita a explosão causada pelo sistema de autodestruição e escapa (REUC).


Com esforços conjuntos, Billy e Rebecca conseguem destruir a Queen Leech e escapar da explosão do complexo. Do alto das montanhas, Rebecca e Billy observam a mansão citada por Enrico. Os dois se despedem e Rebecca afirma que, oficialmente, o oficial Billy Coen está morto, dando ao tenente uma chance de recomeçar sua vida. Eles se despedem e ela segue para a mansão (RE0).


Após se separar de Billy, Rebecca se dirige à mansão apontada por Enrico, esperando encontrar-se com os sobreviventes da Equipe Bravo. Ao chegar, ela encontra o local estranhamente calmo. Exausta devido ao que passara anteriormente, ela se dirige aos dormitórios da mansão e adormece em um dos quartos. O membro da equipe Bravo, Richard Aiken, encontra Rebecca nos dormitórios e os dois decidem procurar por Enrico Marini. Eles fazem o caminho através das cavernas para alcançar a mansão. Sergei e Ivan deixam o complexo em Arklay através da floresta, após recuperarem o protótipo de T-A.L.O.S. No segundo andar da mansão, os dois são vistos por Rebecca e Richard (REUC).


Em 24 de julho a esposa e as filhas de Barry são sequestradas a mando de Albert Wesker. Ele usaria os sentimentos de Barry por sua família para chantageá-lo e convencê-lo a cooperar com seus planos (REA). A equipe Alpha do S.T.A.R.S. é enviada para investigar o desaparecimento da equipe Bravo, que não reportava ao R.P.D. desde o dia anterior. Ao sobrevoar a Floresta de Raccoon, os membros da equipe avistam o helicóptero destruído de seus companheiros e pousam para investigar (RE1). Rebecca e Richard são atacados por uma enorme cobra, a Yawn. A criatura passa a persegui-los pela mansão e os dois fogem até a biblioteca. Lá, o monstro dá o bote em Richard, envenenando-o (REUC).



Os membros da equipe Alpha investigam a área ao redor do helicóptero. Joseph Frost encontra o corpo destroçado de Kevin Dooley e em seguida o grupo é atacado por Cerberus. Frost é a primeira vítima do grupo. Os sobreviventes, Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker, tentam retornar ao helicóptero da equipe, mas são abandonados pelo piloto Brad Vickers, que foge aterrorizado. Sem qualquer veículo de fuga, os oficiais fogem dos cães floresta adentro e se abrigam na Mansão Spencer. No interior da mansão, um zumbi ataca Kenneth J. Sullivan, membro da equipe Bravo. Ele dispara contra a criatura, mas não consegue escapar e é morto (RE1).


A salvo dentro mansão, porém separados de Chris durante a fuga, Jill, Barry e Wesker ouvem o tiro dado por Kenneth. Barry e Jill vão investigar a fonte do disparo, enquanto Wesker permanece no hall de entrada. Wesker abandona seus companheiros e prossegue em seu plano de recolher dados de combate das armas biológicas contra os S.T.A.R.S. Na sala de jantar da mansão, Barry encontra manchas de sangue no chão. Procurando por outras pistas, Jill se separa de Barry e descobre o corpo de Kenneth J. Sullivan sendo devorado por um zumbi. A S.T.A.R.S. se reagrupa com Barry, mas os dois são surpreendidos pela criatura. Após derrotá-lo, os dois correm até Wesker para relatar o ocorrido. Barry e Jill não encontram Wesker no hall de entrada. Os dois decidem se separar para procurar pelo capitão e por mais sobreviventes. Já dentro da mansão, Chris encontra seu grande amigo da equipe Bravo, Forest Speyer, morto. Forest volta à vida como um zumbi e, sem escolha, Chris acaba por matá-lo (RE1).



Conforme averigua os inúmeros arquivos espalhados pela mansão, Jill percebe que tanto os mortos-vivos quanto outras aberrações encontradas na mansão não passam de experimentos científicos. Sem ter conhecimento, ela encontra o diário do arquiteto George Trevor, onde o mesmo relata a sua trágica história. A policial também descobre o nome do dono da mansão: Sir Spencer. No sótão da mansão, a Yawn investe contra Jill, mas Richard Aiken aparece e a ajuda durante a luta contra a cobra. Quando os dois pensam que a criatura está finalmente liquidada, o réptil desliza rapidamente em direção à Jill, pronta para dar o bote. Em um ato de reflexo, Richard se joga contra a policial, salvando-a das presas da cobra, mas acaba por ser atacado no lugar dela. Chris encontra Richard Aiken, ferido e com sintomas de envenenamento, juntamente com Rebecca Chambers, que cuidava de suas lesões. A mando de Rebecca, Chris obtém um pouco de soro para ser utilizado em Richard, que tem uma melhora significativa após a dose. Com a ajuda da médica, Chris leva Richard até a enfermaria da mansão, onde ele recebe mais cuidados (RE1).


Ao sair para o jardim no fundo da Mansão, em uma cabana anexa, Chris encontra Lisa Trevor, agora transformada em um monstro, praticamente imortal, devido aos anos de experimentação em seu corpo. Sem condições de derrotá-la, ele apenas foge. Nos dormitórios da mansão, Jill finalmente descobre a verdade sobre o desenvolvimento do t-vírus e como esse agente, de alguma forma, foi liberado, infectando a mansão e as áreas ao redor. Wesker confronta Barry nos dormitórios da mansão. Mantendo a família de Barry em seu poder, Wesker força o membro do S.T.A.R.S. a trair seu esquadrão e assim cumprir as ordens da Umbrella. Ainda investigando os dormitórios, Jill ouve a conversa suspeita de Wesker e Barry, ao se aproximar de um dos quartos. Ela ouve o nome Barry ser mencionado na conversa, mas não consegue reconhecer a outra voz. Ao invadir o quarto, Jill encontra Barry e o confronta sobre o diálogo. Ele recua e afirma estar um pouco abalado com a situação na mansão e por isso estivera conversando sozinho. Jill finge aceitar a explicação, mas começa desconfiar do companheiro. Nos dormitórios, Jill batalha contra a Plant 42, após usar o composto V-Jolt em suas raízes para enfraquecê-la. Ainda assim, a S.T.A.R.S. vê sua vida ameaçada por essa aberração, mas é salva por Barry. Assim como sua parceira, Chris logo descobre a verdade sobre a pesquisa genética do T-Vírus e a consequente infecção do complexo e da floresta. Ao investigar o escritório de Sir Spencer, o policial é alarmado pelos gritos de Rebecca. Rapidamente, Chris chega até ela e a salva do ataque de um Hunter (RE1).



Através de uma passagem escondida por uma pequena cachoeira, Jill encontra um túnel que a leva ao que parece ser uma caverna. Em um dos infindáveis túneis, a policial ouve a voz do capitão da equipe Bravo, Enrico Marini. Ferido, o comandante a alerta que existe um traidor nos S.T.A.R.S. e tenta contar sobre como a Corporação Umbrella está envolvida com os acontecimentos na mansão. Antes que Enrico possa terminar, Wesker o executa com um tiro no peito e foge, sem que Jill o aviste. Ao encontrar uma nova área da mansão, Chris reencontra Lisa Trevor, agora em uma batalha contra Wesker. Cooperando, os dois ativam um mecanismo que abre um sarcófago. Dentro do caixão, Lisa reconhece os restos mortais de sua mãe, Jessica e, perturbada com o fato, joga-se em uma profunda fenda. Metros e metros abaixo da mansão, Jill chega a um grande laboratório de pesquisas. A S.T.A.R.S. finalmente desvenda o quebra-cabeça quando descobre provas de que Wesker, o capitão de sua unidade, trabalha para a Umbrella. Após recolher diversos dados que confirmem sua história, Jill sai em busca de Wesker (RE1).


Conforme os membros do S.T.A.R.S. avançam em direção à verdade, Wesker coloca em prática seu verdadeiro plano. Assim que Jill adentra o laboratório principal do complexo, ele injeta em si mesmo um vírus experimental entregue por William Birkin. Ao encontrar Wesker, Jill confronta seu capitão com a verdade. A policial, porém, se vê em uma emboscada ao ser traída por seu companheiro Barry. Obrigado a coperar com Wesker em troca da segurança de sua família, Barry coloca Jill sob sua mira, tornando-a indefesa. Wesker revela que a ida do S.T.A.R.S. à mansão faz parte dos planos da Umbrella em coletar dados de combate de suas armas biológicas, mas que ele tem seus próprios interesses no que estava acontecendo. Wesker libera o Tyrant T-002 e ordena que o monstro mate Jill. A criatura, porém, desobedece ao capitão e o ataca. Wesker é transpassado pelas garras do Tyrant e morre. Wesker permitiria que uma das armas biológicas mais mortíferas da Umbrella, o Tyrant T-002, o atacasse e, após sua morte, o vírus o traria de volta à vida, proporcionando melhorias em seu sistema muscular e circulatório, o que daria a Wesker poderes sobre humanos. Ao fingir-se de morto e ter sua morte confirmada por sua equipe, Wesker poderia sair de cena e permanecer nas sombras, enquanto ocorresse a queda iminente da Umbrella. Após roubar todos os dados de combate das armas biológicas da Umbrella, ele poderia vendê-los para futuros compradores (RE1; REUC, RE5).



Após uma breve luta contra a criatura solta por Wesker, Barry pede desculpas à Jill e revela a chantagem de Wesker em relação à sua família. A pedido de Chris, Rebecca ativa o sistema de autodestruição do complexo para acabar com quaisquer vestígios do T-Vírus no local (RE1). Albert Wesker renasce após o ataque do Tyrant, devido à administração do vírus experimental de Birkin. Ao acordar, falta pouco tempo até que o sistema de autodestruição do laboratório exploda o local. Antes de sair, ele tenta acessar e roubar os dados dos computadores da Umbrella. Todavia, mais cedo, Sergei Vladmir havia programado Red Queen, o sistema de inteligência artificial associado ao terminal UMF-103, para bloquear o acesso de Albert Wesker aos dados da Umbrella. Wesker faz o caminho do laboratório em direção ao hall da mansão antes que o complexo exploda. Durante sua fuga, ele é surpreendido por Lisa Trevor, que sobrevivera à enorme queda. Lisa passa a seguir Wesker pela mansão incessantemente (REUC).


Minutos após a luta contra o Tyrant, Jill se reúne com Barry, Chris e Rebecca e todos seguem para o heliporto da mansão. Com a ajuda de sinalizadores, o piloto da equipe Alfa, Brad Vickers, que ficou voando ao redor da mansão na esperança de resgatar seus companheiros, finalmente localiza-os e se prepara para pousar. O Tyrant T-002 reaparece no heliporto. Após uma árdua batalha, Brad facilita o trabalho de seus companheiros ao jogar um lança foguetes para os mesmos. Com apenas um disparo, o corpo do monstro explode em pedaços (RE1). Wesker consegue escapar de Lisa e deixa a propriedade pelo hall da mansão antes que essa exploda (REUC). Ao sobrevoarem a Floresta de Raccoon, os membros do S.T.A.R.S. são capazes de ver a destruição da Mansão Spencer (RE1).



Na manhã do dia 25 de julho, logo que retornam à Raccoon City, os membros sobreviventes do S.T.A.R.S. apresentam relatórios da missão nas Montanhas Arklay. Jill Valentine anexa documentos recolhidos na mansão, que registram a produção de armas biológicas por parte da Umbrella Corporation, além de fazer observações sobre o contágio, não limitado apenas a humanos. Rebecca Chambers relata a descoberta de um comboio militar, contendo corpos mutilados de policiais e de outro indivíduo, identificado como o prisioneiro sentenciado à morte Billy Coen. Alegando dificuldades na recuperação do corpo de Coen para confirmação de sua morte, Rebecca requisita o fechamento do caso. Chris Redfield reconta o ocorrido na noite de 25 de julho, relatando, por exemplo, a morte de seus companheiros do Bravo Team e a traição de Wesker. Fazendo uma conexão com os estranhos ataques que se multiplicam na cidade com os monstros encontrados na mansão Spencer, Chris propõe uma investigação formal sobre a Umbrella Corporation (RE2). Com a informação de que Albert Wesker tinha morrido, e as demais crianças do Projeto W, Alex começou a reportar queda no Projeto Wesker, que diminuía drasticamente de 93% de chances de sucesso para 18% (RER2). Em 29 de julho, o administrador da Dead Factory relata que a fábrica não comporta mais o processamento de resíduos e os funcionários se infectam (RE3).


Depois dos eventos da Mansão e Laboratório nas Montanhas Arklay, no começo do mês de agosto, William Birkin ordena que Brian Irons monitore as atividades dos S.T.A.R.S. e paga dez mil dólares a ele em troca de impedir que as investigações prossigam (REUC).


Nicholai Ginovaef reporta para à Umbrella no dia 5 de agosto que o desastre biológico nas Montanhas Arklay foi finalizado com a explosão do complexo de pesquisa na manhã do dia 25 de julho, inclusive a morte de Albert Wesker é oficializada neste dia. Além do relatório, Nicholai informa que Jill e Chris estão tentando denunciar a Umbrella à imprensa e ao Chefe de Polícia de Raccoon City. Na Ilha Sheena, cidade europeia de propriedade da Umbrella, um funcionário relata os procedimentos para a produção em massa de Tyrants T-103 (Resident Evil Survivor).


Chris Redfield continua na sua luta para derrubar a Umbrella, e em 8 de agosto tenta convencer Brian Irons a investigar as ações da Umbrella em relação às pesquisas do T-Vírus na mansão, onde Brian recusa a acreditar novamente e ignora os relatórios enviados por Chris (RE2). Jill sabe que Chris está agindo de forma estranha propositalmente para sofrer um afastamento e em 15 de agosto, Chris recebe licença de trabalho. Jill ao visitar Chris em seu apartamento, ele mostra todas as evidências que ele recolheu sobre o G-Vírus (RE3).


Com todos os eventos que estão acontecendo, inclusive a destruição das unidades da Umbrella nas Montanhas Arklay, em 20 de agosto, a Umbrella usa Morpheus D. Duvall como bode expiatório, culpando-o por ter iniciado o vazamento viral nas Montanhas Arklay e o demite. Ele aproveita a situação para colocar em prática seus planos secretos, traçados desde a época em que era supervisor na Ilha Benthic, de formar um reino na África. Um garoto do Congo é sequestrado e levado à Ilha Sheena, o plano é sequestrar jovens por todo o mundo, para que sejam usados como cobaias nos experimentos na ilha (Resident Evil Survivor).


Ben Bertolucci está investigando os estranhos fatos que andam ocorrendo em Raccoon City e William Birkin descobre que a imprensa e a polícia estão investigando as ações da Umbrella. Por ordens de Birkin, no dia 21 de agosto, a passagem através dos esgotos para o laboratório se torna mais restrita. Sem avisar sua irmã mais nova, Chris Redfield deixa Raccoon City no dia 24 de agosto e viaja para a Europa, a fim de investigar a matriz da Umbrella. Barry Burton vai com sua família para o Canadá e depois seguirá para a Europa para encontrar-se com Chris. Jill decide ficar na cidade para resolver algumas pendências e promete se encontrar com seus amigos um mês depois (RE2).


Em 28 de agosto, Alex Wesker libera o relatório que contém a confirmação da morte de Albert Wesker, no dia 24 de julho no incidente no Complexo de Pesquisas de Arklay, por parte do Departamento de Informação da Umbrella (RE5). No final do mês de agosto, a produção do reagente Daylight pelo professor da Universidade de Raccoon City, Peter Jenkins, chega ao seu estágio final. Enganado por Greg Mueller, um pesquisador da Umbrella descontente com o projeto de produção em massa de Tyrants, Peter é induzido a produzir uma cura contra o T-Vírus. Responsável pela criação de um modelo único de Tyrant, o Thanatos, Greg espera que com o reagente em mãos, poderia usá-lo futuramente como forma de barganha. Munido de informações passadas por Greg e acreditando na farsa do pesquisador, Peter confia estar fazendo uma benfeitoria ao criar uma maneira de impedir o avanço do t-vírus (Resident Evil Outbreak).



No dia 5 de setembro, foi reportado que um funcionário que trabalha no depósito de lixo, abaixo da Delegacia de Polícia de Raccoon City começou a apresentar sintomas de infecção pelo T-Vírus (RE2). Com o passar do tempo na Ilha Sheena, em 6 de setembro é enviado Vivent Goldman para ser o comandante suprimento da cidade. Sendo um funcionário de elite da Umbrella, Vicente tem uma metodologia de administração diabólica e de sangue frio (Resident Evil Survivor). Em 10 de setembro, o diretor do Hospital de Raccoon City reporta que os pacientes que estão morrendo de gangrena e deterioração mental, retornam a vida após um tempo, e começam a agir como animais selvagens e famintos (RE3). O garoto do congo que após desconfiar dos procedimentos executados na ilha com os demais garotos raptados, repara que seus companheiros estão perdendo consciência e deduz que algum tipo de droga está sendo servida juntamente com a comida (Resident Evil Survivor).


O contágio na Delegacia de Polícia de Raccoon começa a aumentar, onde até o guarda noturno da Delegacia começa a apresentar sintomas de infecção em meados de setembro (RE2). A Umbrella Biohazard Countermeasure (UBCS) é convocada para ir a Raccoon City no dia 15 de setembro (RE2, RE3). O professor universitário Peter Jenkins recebe uma amostra de T-Vírus, enviada por Greg Mueller, para testar a eficácia do reagente Daylight. Peter começa a desconfiar das intenções de Greg e de como ele conseguiu a amostra (Resident Evil Outbreak). Um espião bate uma foto de um experimento feito com cobaia humana e do G-Vírus no laboratório subterrâneo (RE2). Preocupado com a segurança do projeto do G-Vírus e a sua própria, William Birkin entra em contato com o Exército dos EUA para negociar um acordo diretamente, planejando monopolizar o vírus para si (REUC, REDC). Peter Jenkins registra em seu diário no dia 19 de setembro que descobriu a farsa de Greg Mueller e acredita que sua vida esteja correndo perigo. Peter esconde as instruções para a produção do reagente Daylight e entra em contato com seu velho amigo, o médico George Hamilton (Resident Evil Outbreak).



Após a chegada das equipes Alpha e Delta em 20 de setembro, das Forças Especiais da Umbrella, eles invadem os esgotos nos arredores da cidade para obter uma amostra do G-Vírus. No mesmo dia, William Birkin recusa-se a entregar o G-Vírus e é alvejado no laboratório subterrâneo. Um dos membros da equipe Alfa recolhe uma maleta contendo diversas amostras do G-Vírus, ao passo que Hunk guarda consigo uma amostra individual. Extremamente ferido, Birkin injeta-se com uma amostra do G-vírus para prevenir sua morte. Transformado pelo G-vírus, Birkin encontra os soldados das Forças Especiais da Umbrella e os mata. De algum modo, porém, Hunk consegue escapar desse ataque. Os recipientes contendo amostras de T e G-Vírus, transportadas pela equipe, quebram-se e os vírus são liberados nos esgotos (RE2, REDC)



Brian Irons descobre no dia 23 de setembro o vazamento de vírus no laboratório subterrâneo da Umbrella e começa a se descontrolar. Brian espalha o pânico na delegacia e impede que alguns policiais prestem os devidos serviços, além de romper a comunicação com o exterior da Delegacia. Isso atrasa a ação da polícia nas ruas para conter os atos de vandalismo e os ataques aos civis não infectados (RE2). No dia 24 de setembro Marvin Branagh reporta o roubo de duas das doze pedras preciosas do relógio em frente à Prefeitura de Raccoon City. Porém, devido à falta de policiais disponíveis no momento, o caso é suspenso (RE3).


No final de setembro com o caos já instaurado, Raccoon City sofre com saques e arrastões por toda a cidade. A polícia lança uma ordem de evacuação, onde os cidadãos devem se dirigir ao terminal de bonde em frente ao zoológico, onde serão resgatados por helicópteros que sairão em horários definidos. Devido a situação de calamidade na cidade e sem saber o que está acontecendo de verdade na cidade, no dia 25 de setembro o Pentágono anuncia que resíduos radioativos vazaram em Raccoon City (Resident Evil Outbreak).


No dia 26 de setembro, é decretado em Raccoon City Lei Marcial. Os jornalistas da cidade perdem contato com a imprensa externa e o exército é enviado para a cidade para conter e investigar a situação. Os militares constroem bloqueios ao redor da cidade para impedir as pessoas de escaparem e disseminarem a contaminação. O dono de um restaurante busca abrigo na R.P.D. Infectado, ele passa a apresentar sintomas da doença canibal e é morto pelos policiais, 10 minutos depois. Através da autópsia do indivíduo, Marvin Branagh descobre que uma das pedras preciosas do relógio da Prefeitura estava em posse do homem. Annette liga para a escola de Sherry e manda que ela vá para casa imediatamente e que pegue o colar cujo pingente contém o G-vírus. Quando ela chega em casa, Annette liga novamente e diz que a menina deve ir para a delegacia, onde, supostamente, ela estaria segura (RE2, RE3, REUC, REDC, Resident Evil Outbreak).



No mesmo dia do decreto, o Departamento de Polícia de Raccoon City é atacado por zumbis e os equipamentos de comunicação são destruídos, impedindo os sobreviventes de chamarem ajuda. Uma operação é iniciada para resgatar sobreviventes e recolher munições pelos oficiais Elliot Edward, Edward, Meyer, Marvin Branagh e outros, liderados por David Ford. Em um de seus momentos de loucura, Brian Irons começa a atacar os policiais sobreviventes no interior da delegacia e dispara contra Edward, matando-o. Irons indaga se a filha do prefeito ainda está viva, para poder caçá-la mais tarde (RE2). Meyer salva David Ford de um ataque de zumbis, mas acaba sendo morto. Em pânico, David foge sem prestar ajuda ao companheiro (RE3). O Hospital de Raccoon City é tomado por pacientes que se transformaram em zumbis. Muitos funcionários e médicos são mortos e o diretor começa a apresentar os primeiros sintomas de infecção (RE3).


Ainda no catastrófico dia 26 de setembro, a U.B.C.S chega em Raccoon City e Sergei Vladimir ordena que Nicholai Ginovaef reúna dados de combate sobre as armas biológicas, principalmente os combates contra os membros da U.B.C.S (REUC). Curtis Miller é impedido de entrar em Raccoon City para salvar sua esposa e filha (REDE).



Em 27 de setembro, os policiais de RPD constroem várias barricadas, mas logo são destruídas pelas hordas de zumbis. Lickers começam a atacar no interior da delegacia, matando várias pessoas. O Licker é resultado da mutação de um Zumbi que passou muito tempo sem se alimentar, eles são cegos e extremamente rápidos e utilizam do cenário para se movimentar (RE2). Alguns mercenários conseguem chegar à Torre do Relógio para serem resgatados por um helicóptero. Eles usam os sobreviventes como isca para conseguirem sobreviver até o resgate chegar (RE3).



No dia 28 de setembro, Jill Valentine decide escapar da cidade de Raccoon City (RE3). Os Zumbis invadem a sala de operações táticas da delegacia e quatro pessoas são mortas, dentre elas está David Ford que ajudou a estruturar as defesas da delegacia. Eliot e os demais sobreviventes planejam escapar pela área dos esgotos (RE2). Durante a fuga de Jill, ela encontra com Dario Rosso em um depósito e o chama para escapar junto, mas Dario está histérico pela situação e ainda ter visto toda sua família ser devorada por zumbis e recusa a ajuda de Jill. Jill segue em direção à delegacia para buscar munição e armamento para sua fuga, mas no meio do caminho no Bar do Jack ela encontra com Brad Vickers e ele avisa que algo está atrás dos membros do S.T.A.R.S e foge após a conversa. Quando Jill chega na delegacia, ela encontra Brad entrando no portão desesperado e machucado pedindo ajuda. Atrás de Brad surge Nemesis, um Tyrant que foi enviado para Raccoon City para eliminar os membros restantes do S.T.A.R.S, que sabiam sobre o envolvimento da Umbrella com a pesquisa viral e seu relacionamento com o desastre que está acontecendo na cidade. Nemesis mata Brad e ataca Jill, que consegue escapar para dentro da delegacia (RE3).


Durante a busca de Jill por equipamentos na delegacia, ela recebe um pedido de ajuda de Carlos Oliveira no rádio, mas ao sair da delegacia ela é surpreendida por Nemesis, que está equipado com um lança-granadas. Sem ter condições de lutar com o monstro, Jill sai da delegacia e corre em direção ao centro de Raccoon. Chegando no centro, próximo ao restaurante, Jill escuta disparos e é surpreendida por Carlos Oliveira que ao tentar conversar com ela, Nemesis aparece. Após conseguirem escapar, Carlos se apresenta com um mercenário contratado pela Umbrella e que sua missão é resgatar sobreviventes, mas devido ao conhecimento de Jill sobre a Umbrella, ela desconfia de suas verdadeiras intenções (RE3).


Jill segue para um dos bondes que faziam parte do sistema eletrificado trazido da França pelo prefeito Michael Warren. Chegando no bonde, Jill encontra Carlos e outros membros do U.B.C.S, sargento Nicholai Ginovaef e comandante Mikhail Victor, gravemente ferido. Jill descobre por Carlos e Nicholai que há um ponto de fuga na Torre do Relógio de Saint Michael, onde um helicóptero irá resgatar sobreviventes. Nicholai se mostra inicialmente relutante em cooperar com a S.T.A.R.S., mas acaba por concordar. Como o local da Torre do Relógio é distante e o caminho está cheio de zumbis e tomado por fogo, o sargento decide que eles usarão o bonde para chegar até o destino. O carro estava parado devido à falta de algumas peças e Jill se prontifica para recuperar e reparar o bonde (RE3).

Jill sai em busca dos itens necessários para religar o bonde. Ao entrar em um posto de gasolina para recolher um pouco de óleo, Nicholai a segue. Enquanto ela procura pelo óleo, o sargento se dirige à garagem do local onde permanece ocupado com algo. Um curto circuito ocorre e uma explosão abala o lugar. Jill tenta ajudar o sargento, mas as altas chamas a impedem. Jill deixa o posto rapidamente, antes que uma enorme explosão destrói completamente o lugar. Apesar de aparentemente não ter conseguido fugir da explosão do posto, Nicholai está vivo. Ele usa sua “morte” para agilizar sua verdadeira missão em Raccoon City. Sendo um membro da organização de espionagem interna da Umbrella, o objetivo de Nicholai consiste em recolher dados de combates das armas biológicas contra membros do U.B.C.S. e amostras dos vários laboratórios da Umbrella, destruir evidências que liguem a Umbrella ao incidente em Raccoon, e espionar funcionários da corporação que representem risco ao status confidencial da missão e, caso seja necessário, executá-los (RE3).


Em um dos diversos escritórios da Umbrella espalhados pela cidade, Jill e Carlos encontram Murphy Seeker, um membro da U.B.C.S. Infectado, ele pede que Carlos o mate, mas o mercenário não é capaz. Rapidamente, Murphy se transforma em zumbi e não resta alternativa para Carlos a não ser executá-lo. Jill tenta conversar com Carlos, mas ele foge, perturbado. Após conseguir todas as peças necessárias para reativar o bonde, eles finalmente podem seguir para a Torre do Relógio. Porém, antes, Jill retorna até o depósito onde encontrou com Dario Rosso, para tentar resgatar o comerciante, mas o encontra sendo devorado por zumbis. Em seu caminho de volta ao bonde, Jill é perseguida incessantemente por Nemesis, agora com vários tentáculos. Próximo à prefeitura de Raccoon, um pequeno terremoto abre uma cratera no chão, onde Jill cai. Na galeria subterrânea, enquanto procura alguma forma de retornar às ruas, Jill vê uma gigantesca larva. Evitando as investidas do monstro, ela sobe rapidamente por uma escada do sistema de esgoto, e segue em direção ao bonde ao passar por um bueiro (RE3).


Jill e Carlos se reencontram no bonde e conseguem religar o carro. No caminho para a Torre do Relógio, Nemesis os encontram mais uma vez, entrando pelo vagão traseiro. Jill tenta derrotar o monstro, mas não adianta. Mikhail Viktor ordena que ela volte para o vagão dianteiro e se sacrifica ao acionar uma granada de mão. Ao explodir o vagão, Mikhail consegue que Nemesis seja arremessado para fora do bonde. Com a explosão, Jill e Carlos perdem o controle do carro e, mesmo ao ativar os freios de emergência, Jill não consegue impedir o acidente. O bonde descarrila e se choca contra a Torre do Relógio de Saint Michel (RE3).



Após enfrentar vários obstáculos para ativar o sino da torre, Jill consegue fazê-lo tocar. Conforme soavam as badaladas, Jill ouviu o som das hélices do helicóptero e, logo que desceu ao pátio da Torre do Relógio, pôde vê-lo também. Quando Jill começou a sentir o alívio de se imaginar longe de Raccoon, um míssil, lançado por Nemesis, corta o ar em direção ao helicóptero. O projétil atinge a aeronave, que se transforma em uma bola de fogo. Destruído, o helicóptero gira no ar e se choca contra a Torre do Relógio, destruindo grande parte do cartão postal de Raccoon City. Com um de seus tentáculos, Nemesis infecta Jill com o T-Vírus. Carlos tenta salvar a policial, mas perde a consciência ao ser atacado pelo monstro. Após uma difícil batalha, Nemesis finalmente desiste. Extremamente ferido, a criatura caminha até os escombros do helicóptero e cai em meio ao fogo. Exausta, Jill também perde os sentidos. Carlos acorda e encontra Jill desmaiada. Ele a leva para o que restou do prédio da Torre do Relógio e a deixa em segurança na capela (RE3). Leon S. Kennedy vai a uma festa e bebe demais para esquecer o recente término de seu namoro (RE2).



Dia 29 de setembro, Leon Scott Kennedy acorda tarde para seu primeiro dia de trabalho no R.P.D. por causa da festa do dia anterior, partindo para a cidade após o pôr do sol. Pelos incidentes bizarros que estão acontecendo na região de Raccoon City, ao sair da Academia de Polícia, Leon requisitou uma vaga para a cidade, por acreditar que seria uma experiência diferenciada de trabalho. Ada Wong inicia sua missão para obter uma amostra do G-Vírus sob comando do Wesker. Após um bom tempo sem ter notícias do Chris, Claire Redfield parte em direção de Raccoon para saber notícias de seu irmão. Leon e Claire chegam na cidade por lados opostos e são atacados por monstros criados a partir do T-Vírus, que estão a cada momento lotando mais e mais as ruas da cidade. Por uma coincidência agradável do destino (ou não), os dois se encontram tentando fugir de uma horda de zumbis e entram em uma viatura da polícia. Após um tempo conversando, eles sofrem um acidente que obrigada a dupla a se separar. Leon pede que Claire siga em direção ao Departamento de Polícia de Raccoon, onde promete encontrá-la. Ao buscar abrigo dos zumbis em uma loja de armas, Claire acaba conhecendo o dono Robert Kendo. O comerciante pede desculpas pela forma que agiu e explica que não entende o que está acontecendo com a cidade. Assim que Kendo termina de falar com a Claire, a loja é invadida e Kendo acaba sendo morto. A situação faz com que a Claire continue com a sua sobrevivência até a Delegacia (RE2).


Quando Leon chega na delegacia, alguns oficiais tentam fugir de helicóptero, usando o heliporto presente no teto da delegacia, após o plano de fugir pelos esgotos fracassar. Ao tentar comunicação com o piloto do helicóptero, o policial Elliot é atacado por zumbis e acaba disparando com sua metralhadora contra o helicóptero, matando o piloto e fazendo com que o helicóptero se choque contra a delegacia (RE2).


Sergei Vladimir libera Tyrants T-103 na delegacia e na unidade de incineração à mando da Umbrella, para eliminar os sobreviventes e soldados das forças especiais americanas (REUC). Pouco tempo depois de Leon entrar no Departamento de Delegacia, ele encontra um dos Tyrants que começa a persegui-lo intensamente. Assim que Claire chega na Delegacia, encontra o policial Marvin Branagh, que lhe informa sobre a perda de contato com Chris e seus companheiros dos S.T.A.R.S. há mais de dez dias. Marvin explica para Claire o incidente na Mansão Arklay, dois meses antes, e como Chris e seus companheiros dos S.T.A.R.S. foram desacreditados ao relatar as pesquisas ilegais conduzidas pela Umbrella no local. Por fim, Marvin implora para que Claire procure por outros sobreviventes no departamento e ela o deixa (RE2).



Após percorrer a delegacia e ver o diário de Chris, Claire descobre sobre as atividades ilegais da Umbrella e que seu irmão não está mais em Raccoon City. Claire analisa um fax da Polícia Federal, destinado à Chris e informa que o governo americano está investigando as atividades ilegais da Umbrella e o desenvolvimento de vírus experimentais para a produção de armas biológicas. O Polícia Federal informa ainda que desconhece o projeto T-Vírus, mas confirma o envolvimento de Brian Irons com a Umbrella (RE2).


Durante a busca por sobreviventes, Claire avista Sherry Birkin fugindo de um zumbi. Claire a segue e reencontra-se com Leon. A dupla combina que, enquanto o rapaz procura um modo de sair da cidade, Claire tentará encontrar a garota. Antes de se separarem novamente, Leon entrega um rádio de comunicação à Claire. Claire retorna ao escritório onde encontrou Marvin. Porém, a taxa de infecção do policial se torna alta demais e ele se transforma, devido aos efeitos do T-Vírus. Para não ser morta, Claire é obrigada a eliminar o policial. No estacionamento do R.P.D. Leon conhece Ada Wong. Para encobrir sua verdadeira missão, Ada afirma estar à procura do repórter Ben Bertolucci, que estaria preso em uma das celas da delegacia. Com a ajuda de Leon, Ada consegue encontrar o tal homem. Ben descobre a verdade por trás dos estranhos acontecimentos em Raccoon City e revelou isso aos policiais, sendo preso logo após, a fim de obter maiores detalhes sobre o caso. Ada questiona se Ben realmente sabe o que está acontecendo na cidade, mas não obtém resposta. Para manter em segredo suas intenções, a espiã usa seu relacionamento de fachada com John, o pesquisador-chefe do Complexo em Arklay que morrera durante o incidente da mansão, e afirma estar procurando por notícias de seu namorado desaparecido. Ben, surpreso por descobrir que eles são os únicos sobreviventes na delegacia, Ben lhes informa que existe uma rota de fuga através dos esgotos (RE2 e REUC).


Claire encontra o Chefe do Departamento de Polícia, Brian Irons, sobre sua mesa, e ela vê o corpo da filha do prefeito de Raccoon City, a quem Irons havia sequestrado e assassinado após o surto biológico tomar conta da cidade. Pessimista, Irons acredita que Claire acabará como todos os outros cidadãos de Raccoon. Atendendo ao pedido do Chefe, Claire o deixa sozinho. Na madrugada do dia 30 de setembro, Claire consegue encontrar Sherry. A menina diz ter sido instruída pela sua mãe a procurar um abrigo na delegacia, mas está com muito medo porque um monstro pior que os zumbis, está seguindo-a. Claire pede que a garota permaneça com ela, evitando que o monstro as alcance. A garota rejeita o pedido e diz que ouviu seu pai gritar por seu nome e que precisa ajudá-lo. Durante a busca pelos esgotos, Ada avista Sherry, a menina foge e deixa cair seu pingente. Ada ao recolher o pingente, descobre a amostra do G-Vírus que estava procurando (RE2).


Claire volta para investigar mais detalhes da delegacia e descobre que o chefe Irons foi infectado por um embrião pelo então transformado William Birkin. Quando Claire encontra uma sala secreta no escritório de Irons e sua conexão com a Corporação Umbrella, ele a confronta a ameaçando com uma arma, mas por sorte do destino um embrião G rasga o peito de Irons e o mata. Depois do confronto, Claire descobre que o monstro é o pai de Claire, o cientista William Birkin. Assim que Claire reencontra com a Serry, ela comunica ao Leon pelo rádio, que as duas tentarão fugir pelos esgotos (RE2).


Nas celas da delegacia, Leon encontra Ben Bertolucci gravemente ferido. Antes de morrer, o repórter entrega documentos que confirmam as transações entre Brian Irons e a Corporação Umbrella, bem como o acobertamento da pesquisa do G-vírus. Durante o caminho para os esgotos, Claire e Sherry encontram William Birkin e fogem. Durante a fuga, as duas se separam acidentalmente. Sozinha, a garota é encontrada por seu pai, que a infecta com um embrião G. Ada e Leon reúnem-se novamente e atravessam os esgotos. Eles encontram Annette Birkin e tentam segui-la, mas são surpreendidos por seus disparos; para proteger Ada, Leon se joga contra ela e é alvejado no ombro, perdendo a consciência. Ada abandona o policial e sai em busca de Annette. Pouco tempo depois, juntos novamente, Ada trata dos ferimentos de Leon e mente para o policial, ao dizer que descobriu que John está morto (RE2).



Claire encontra Annette, que lhe acusa de ser uma espiã e querer roubar o G-vírus a mando da Umbrella. Mas ao ouvir o nome da filha, Annette recua e conta toda a verdade sobre o incidente que se abateu sobre Raccoon City, e a pesquisa genética do G-vírus envolvendo seu marido William Birkin e a Corporação Umbrella. Ao final da conversa, alertadas pelo grito de Sherry que soa pelos esgotos, as duas mulheres se apressaram para ajudá-la. Assim que encontra Sherry, Claire utiliza um bonde que as leva a uma fábrica abandonada usada para acobertar o laboratório subterrâneo da Umbrella. Lá, as duas embarcam em um trem-plataforma que as leva ao interior do laboratório. Sherry começa a sentir os sintomas da infecção com o embrião do G-vírus e Claire a deixa em um local seguro, partindo em busca de uma cura (RE2).


Utilizando o mesmo transporte que Claire, Leon e Ada tentam chegar ao laboratório subterrâneo, mas, durante a descida, são atacados por William Birkin. Ada acaba sendo ferida no ombro e Leon é obrigado a lutar contra o monstro, derrotando-o. O policial deixa o trem a fim de procurar medicamentos para o ferimento de Ada. Logo que se distancia, Ada, com o objetivo de continuar sua missão, ativa o trem que volta a descer. Confuso por ter sido deixado para trás, Leon começa sua investigação pelo laboratório, mas é interrompido por Annette, que lhe revela a verdadeira identidade de Ada: uma espiã enviada para roubar o G-vírus. Durante a conversa, o T-103 que Leon tinha encontrado na delegacia reaparece. Annette consegue fugir, mas Leon é obrigado a lutar. Encurralado pelo monstro, Leon é salvo por Ada, que atira repetidas vezes contra o Tyrant. Antes de cair dentro do forno de descarte do laboratório, a criatura ataca Ada, ferindo-a gravemente. Ela revela seus sentimentos por Leon, os dois se beijam e a espiã desfalece (RE2).


Mais uma vez, Claire depara-se com Annette. Visivelmente descontrolada, a cientista continua a tentar proteger a pesquisa de seu marido. Claire suplica e conta a Annette que Sherry fora infectada com o embrião G. Ouve-se um urro e Annette corre em direção ao som. De repente, William, em uma nova mutação, aparece diante da esposa e a fere mortalmente. Antes de morrer, Annette entrega para Claire instruções para a síntese da vacina para o G-vírus. Ao som do alarme do sistema de autodestruição do complexo, Claire contata Leon e pede que ele cuide de Sherry. Enquanto o novato se dirige com a garota para a rota de fuga do laboratório, Claire segue para fabricar a vacina. Leon deixa Sherry em um dos vagões do trem que os tiraria do complexo. O rapaz começa as preparações para que o trem fosse ativado, mas é interrompido pelo Tyrant que ele pensara ter morrido. Muito mais forte e resistente, o monstro ataca o policial repetidamente (RE2).



Apesar de ter fingido sua própria morte para garantir o sucesso de sua missão, Ada continua a monitorar Leon, por quem começara a nutrir um forte sentimento. Observando o rapaz em sua luta contra o Tyrant, ela o auxilia jogando-lhe um lança-foguetes. Porém, antes que pudesse ser reconhecida, a espiã vai embora. De posse da nova arma, Leon dispara contra o Tyrant, derrotando-o definitivamente. Após restaurar a energia do trem, ele retorna para junto de Sherry. Com a vacina em mãos, Claire novamente tem um confronto com William Birkin. Pensando tê-lo derrotado, a garota segue para o trem, onde Leon e Sherry a esperam. Claire embarca no trem, enquanto o laboratório subterrâneo é destruído, e injeta a vacina em Sherry, que recobra os sentidos (RE2). Ada consegue escapar da explosão do laboratório de Raccoon City (REUC).


Sofrendo mutações de forma descontrolada, William consegue alcançar o trem de fuga. O sistema de segurança do expresso nota a ameaça biológica e o mecanismo de autodestruição é ativado. Sem meios para lutar contra Birkin dessa vez, Leon pede que Claire pare o trem. Sherry consegue desativar o comboio e, juntos, os três deixam o trem. A explosão do trem acaba por, finalmente, eliminar William Birkin de uma vez por todas. Na manhã do dia 30 de setembro, seguindo pelos trilhos, Leon, Claire e Sherry chegam aos arredores de Raccoon City. A fim de amenizar a dor de Sherry, o policial conta à garota que sua mãe foi assassinada e que a vacina que a salvou foi dada por sua mãe Annette (RE2 e REDC).



Encorajada por Leon, Claire segue sozinha na busca de seu irmão. Leon e Sherry são resgatados por oficiais do governo norte-americano (REDC). Devidos aos anticorpos do G-vírus presentes no corpo de Sherry, ela é colocada sob a tutela do governo dos Estados Unidos. Já Leon, pela sua experiência em Raccoon City, se tornou uma peça extremamente valiosa por sua experiência, e é contratado pelo governo para proteger Sherry e a si mesmo, passando a fazer parte de uma agência secreta, dedicada à erradicação dos membros remanescentes da Umbrella (REDC e RE3). De posse de uma amostra de G-vírus, Hunk deixa os esgotos. Na delegacia de polícia, ele contata o helicóptero “Águia Noturna”, informa que é o único sobrevivente e que seguirá para o ponto de extração (RE2 e REUC).


Nicholai informa à Umbrella que a cidade de Raccoon City foi tomada por zumbis e diz suspeitar que William Birkin fosse o culpado. O sargento também sugere um reforço na segurança dos vírus experimentais da companhia, bem como uma reeducação dos funcionários no que se refere aos cuidados com as armas biológicas (RES).


No decorrer do dia 30 de setembro, a sede da Umbrella informa os mercenários da UBCS que Raccoon City será destruída pelo exército americano. A decisão foi tomada por um comitê, cujo senador Ron Davis era membro (RE3 e REDE). Barry Burton fica sabendo dos planos de explosão de Raccoon City e dirige-se para lá em um helicóptero civil, para salvar Jill (RE3).


Depois de dois dias apagada, Jill acorda na capela da Torre do Relógio no dia 1º de outubro no meio da madrugada, após ter permanecido inconsciente pela infecção do T-Vírus. Ela se preocupa com seu estado e pede que Carlos a mate, caso ela se torne um zumbi. Decidido a salvar a S.T.A.R.S., Carlos se dirige ao Hospital Geral de Raccoon City em busca de uma vacina para curá-la (RE3). Na Universidade de Raccoon City, no laboratório subterrâneo, Greg Mueller continua sua vingança contra a Umbrella e desperta o Tyrant Thanatos. Em um abrigo no Departamento de Polícia de Raccoon, George Hamilton, um médico do Hospital Geral de Raccoon City, encontra um bilhete de seu amigo Peter Jenkins. No recado, Peter informa que possui informações vitais sobre o caos que se abateu sobre a cidade e pede que George o encontre o mais rápido possível na Universidade de Raccoon (Resident Evil Outbreak).


Ao entrar no laboratório de pesquisa no interior do Hospital de Raccoon City, Carlos encontra Tyrell Patrick, outro membro da U.B.C.S. O soldado se mostra surpreso por encontrar um companheiro vivo, mas se mostra desconfiado em relação a Carlos. Ele revela que há um traidor entre os membros do U.B.C.S. e que foi ferido por um tiro dado por esse indivíduo. Tyrell afirma que Carlos conhece o traidor e o descreve como um homem de cabelos grisalhos. Imediatamente, Carlos pensa em Nicholai. Mas antes que Tyrell pudesse sanar sua dúvida em relação ao sargento, o mercenário abre um cofre com uma bomba em seu interior. Carlos consegue se proteger da explosão, mas Tyrell é atingido fatalmente. Carlos descobre documentos que relatam a pesquisa de uma vacina desenvolvida no hospital pelo chefe de pesquisas do Departamento de Medicina da Umbrella, Douglas Rover. Carlos consegue sintetizá-la através de instruções desses arquivos e retorna para a Torre do Relógio. A fim de destruir o Hospital Geral de Raccoon e apagar quaisquer evidências dos experimentos que a Umbrella conduzia ali, Nicholai espalha diversas bombas pelo local. Ao chegar ao hall de entrada do hospital, Carlos percebe o que está para acontecer e rapidamente deixa o prédio, antes da explosão destruir tudo (RE3).



Com a vacina nas mãos, Carlos chega na Torre do Relógio de Saint Michael e aplica em Jill. Quando a Jill acorda, Carlos informa que Nemesis e Nicholai estão vivos. Então os dois se separam para ir a busca de uma rota de fuga da cidade. Passando através do Parque de Raccoon City, Jill chega a um cemitério. Em uma pequena cabana ela descobre uma sala secreta, usada pelos Monitores da Umbrella. Após investigar o local, Jill descobre documentos que relatam a verdadeira natureza de Nemesis – uma B.O.W. enviada à Raccoon City para eliminar os membros sobreviventes do S.T.A.R.S. – e percebe que o tempo para deixar Raccoon City está se esgotando. Ao retornar à cabana, Jill reencontra Nicholai e ele diz que, como um Monitor, sua função é coletar informações sobre o incidente de Raccoon City para a Umbrella, e não ajudar ou resgatar sobreviventes (RE3).


Ao sair do parque, Nemesis encontra Jill, a policial, sem espaço e alternativa para lutar contra o monstro, ela salta da ponte e nada por um rio até alcançar a “Dead Factory”, nos limites de Raccoon. Dentro da fábrica, uma instalação de eliminação de resíduos da Umbrella, ela encontra Carlos. O mercenário informa que um míssil será lançado na cidade em poucas horas, para evitar que a infecção se espalhe (RE3). Ada Wong inicia sua fuga de Raccoon através dos esgotos, mesmo com dificuldades pelos ferimentos provocados pelo seu combate com Tyrant (REUC). A fim de cumprir mais uma tarefa como Supervisor, Nicholai se dirige à Universidade de Raccoon City. O objetivo é recuperar uma amostra de sangue do Tyrant Thanatos, eliminar o pesquisador da Umbrella Greg Mueller, co-responsável pela criação do reagente Daylight e que se opôs a companhia, e destruir o prédio da Universidade, que também servia como local de experimentação da Umbrella. O sargento falha em recuperar o sangue da criatura, mas consegue assassinar Greg e explodir a Universidade (Resident Evil Outbreak).


Ada chega ao hotel Apple Inn, onde deveria encontrar seu contato. O homem cometeu suicídio, mas, através de um dispositivo eletrônico, ela consegue falar com Wesker. Ada expõe a amostra contendo o G-vírus de Birkin, demonstrando que conseguiu completar a sua missão. Wesker então informa a espiã que a cidade será destruída para contenção da infecção e que ela poderá sair da cidade pegando uma carona no helicóptero de Sergei Vladmir (REUC). Ao som do sistema de defesa da fábrica alertando para o ataque dos mísseis, Jill chega à sala de controle do local. Nicholai reaparece, agora em um helicóptero, e dispara contra Jill. Nicholai revela que matou parte de seus colegas de equipe para ter exclusividade no recolhimento dos dados e afirma que receberia uma recompensa pela cabeça da S.T.A.R.S. Ele volta a disparar usando as armas do helicóptero, mas decide partir devido à ameaça iminente dos mísseis a caminho da cidade. Jill comunica a Carlos que não existem mais formas de deixar a cidade, já que Nicholai fugiu com o helicóptero que eles poderiam usar. Carlos prefere não desistir e afirma que eles devem encontrar uma alternativa (RE3).



Vendo a opção de escapar pela parte de trás da fábrica, Jill chega na sala de incineração e encontra a máquina “Espada de Paracelsus”, uma arma desenvolvida pelo exército norte-americano. Nemesis retorna e sofre mais mutações e inicia o último combate entre Jill e Nemesis. Jill reativa a Espada de Paracelsus e consegue dar um fim de uma vez por todas em Nemesis (RE3). Frederic Downing, então pesquisador da Umbrella, foge de Raccoon City em posse de amostras do T e do G-Vírus (REDE). Sergei junto com Ozwell Spencer sobrevoam Raccoon City carregando o computador UMF-013, contendo todos os dados de pesquisa da Umbrella (REUC). Jill e Carlos se reencontram na parte externa da fábrica abandonada, e o rapaz informa que um segundo helicóptero procurava por Jill. A aeronave pousa no pátio da fábrica e os dois embarcam. Jill logo reconhece o piloto como seu colega do S.T.A.R.S., Barry Burton, que a salva mais uma vez (RE3). Ao alcançar West Side Gate, Ada Wong é surpreendida pelo T-103. Após conseguir derrotar o Tyrant, ela avista o helicóptero de Sergei e consegue lançar seu gancho (grapple gun) no contêiner onde está o computador UMF-013 para conseguir escapar da cidade alguns segundos antes da destruição (REUC, REDC).



O míssil nuclear chega à Raccoon City e é detonado, eliminando a cidade do mapa (RE3, Resident Evil Outbreak e REUC). Curtis Miller perde a esposa e a filha na tragédia de Raccoon City (REDE).


Bem amigos leitores, aqui encerra a segunda parte do nosso Especial sobre Resident Evil Saga, no próximo especial vamos falar sobre os eventos principais e paralelos entre os jogos Resident Evil Survivor, Resident Evil Code Verônica e Resident Evil Dead Aim.


Para aqueles que não leram a primeira parte do nosso Especial, segue o link onde mostramos o começo e motivações que levaram a criação da Umbrella e dos vírus que conhecemos na Saga Resident Evil.

Posts recentes

Ver tudo