Indicação de Leitura: Coleção Andrzej Sapkowski - The Witcher

O Autor

O criador do Universo de The Witcher, o autor Polonês Andrzej Sapkowski, nasceu em 21 de junho de 1948 na Polônia e é economista de formação. Começou a carreira de escritor em 1986, escrevendo contos de fantasia na revista polonesa Fantastyka. O sucesso foi imediato, o que o animou em criar a série de romances sobre o bruxo Geralt de Rívia. O autor recebeu, ao longo de sua carreira, diversos prêmios. Atualmente, Sapkowski mora e trabalha em Lódz, na Polônia.

 

Um breve preview

Geralt de Rívia é um dos últimos Bruxos restantes a caminhar pela terra. Pertencente à Escola do Lobo, sofreu modificações genéticas e foi treinado desde de criança nas artes da feitiçaria, se tornou astucioso, um matador impiedoso, um assassino de sangue frio, um caçador implacável e um especialista na arte de eliminar toda sorte de monstros. Seu único objetivo de vida é (ou era para ser) apenas destruir as criaturas malignas que assolam o mundo. O Continente criado por Andrzej Sapkowski (os Quatro Reinos do Norte (Redania, Kaedwen, Aedirn e Temeria) e o Império Nilfgaardiano), é repleto de influências da mitologia eslava. Um mundo complexo onde nem todos os que parecem monstros são maus e nem todos que parecem anjos são bons…

 

Os Contos de Geralt

Os primeiros contos das aventuras de Geralt foram publicados por volta dos anos 80 na revista polonesa Fantastyka. Sendo que o primeiro deles veio à luz em 1986 sob o nome "Wiedźmin" (podendo ser traduzido como “O Bruxo”).


Mais tarde, já em 1990, as primeiras histórias de Geralt foram republicadas na forma de um livro também chamado de "Wiedźmin", hoje quase impossível de ser encontrado.


Esse volume histórico continha um conto que falava sobre Visenna, que era ninguém menos que a mãe de Geralt. Esse conto se chamava "Droga, z której się nie wraca" (podendo ser traduzido como "Caminho Sem Retorno").

A segunda coleção de contos foi publicada em 1992 sob o nome de “Miecz przeznaczenia” (traduzido no Brasil como “A Espada do Destino”).

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


Já em 1993 um novo livro havia sido publicado sob o nome de “Ostanie życzenie” (traduzido no Brasil como “O Último Desejo”) e, na verdade era um compilado dos primeiros contos do Bruxo, com algo mais. Tanto que acabou substituindo o livro anterior na ordem cronológica da saga de Geralt, já que os contos desse livro de 1993 se passam antes dos eventos de “A Espada do Destino”.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.

 

Os Romances

Atualmente na série The Witcher, temos 8 livros canônicos, sendo eles: O Último Desejo - Livro 1, A Espada do Destino - Livro 2, O Sangue dos Elfos - Livro 3, Tempo do Desprezo - Livro 4, Batismo de Fogo - Livro 5, A Torre da Andorinha - Livro 6, A Senhora do Lago - Livro 7 e Tempo de Tempestade - Prelúdio:

Começando com o livro lançado em 1994 sob o nome de Krew elfów (traduzido no Brasil como “O Sangue dos Elfos”), aqui é onde vemos o início da relação de Geralt e Ciri, uma criança de sangue ancestral que carrega um imenso poder. As linhas de Sapkowski transitam por todos os eventos que ligam o Bruxo a essa princesinha de uma terra recém conquistada, seu treinamento para se tornar uma caçadora de monstros assim como ele.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


Os livros subsequentes à Saga de Geralt e Ciri que começa em “O Sangue dos Elfos” são:

“Czas pogardy”, originalmente publicado em 1995, foi traduzido no Brasil como “Tempo do Desprezo”. Basicamente o livro trás as histórias de Ciri sendo aprendiz de Yennefer, que a levou para uma escola de feiticeiros, enquanto Geralt sai pelo mundo em busca de uma resposta quanto a quem quer sua cabeça ao mesmo tempo em que tenta proteger indiretamente Ciri e Yennefer dos perigos que rondam as duas.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


“Chrzest ognia”, originalmente publicado em 1996, foi traduzido no Brasil como “Batismo de Fogo”. O livro conta sobre o ataque à Irmandade dos Magos e suas consequências, incluindo um Geralt bem ferido; Previsões de tempos sombrios que avançam sobre o mundo talvez trazendo um provável fim da magia e a cereja do bolo, uma missão inesperada para o Bruxo: Descobrir o paradeiro de Ciri, que segundo rumores, está para se casar com o Imperador de Nilfgaard.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


“Wieża Jaskółk”, originalmente publicado em 1997, foi traduzido no Brasil como “A Torre da Andorinha". Ainda envolvido com a missão de encontrar Ciri e averiguar a questão de seu casamento com o Imperador de Nilfgaard, Geralt segue para o sul atrás de sua filha postiça. Paralelo a isso, os assassinos de Nilfgaard também estão no encalço da princesa de Cintra, que descansa no meio de um pântano se recuperando de um grave ferimento.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


“Pani Jeziora”, originalmente publicado em 1999, foi traduzido no Brasil como “A Senhora do Lago”. O livro conta sobre o período em que Yennefer viveu como prisioneira enquanto o Bruxo passa o inverno com Fringilla Vigo. Longe dali, Ciri entrou na Torre da Andorinha e se encontra noutro mundo, sob o domínio de Avallach, que prometeu libertá-la se ela der um filho ao rei Auberon Muircetach.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


O Último Livro

“Sezon burz”, originalmente publicado em 2013, foi traduzido no Brasil como “Tempo de Tempestade” e os eventos ocorridos em suas páginas se passam antes do romance “O Sangue dos Elfos” e não fazem parte da saga acima. Mas trazem a história de quando Geralt chega à cidade de Kerack, é preso, acusado injustamente, liberado sob fiança, tem suas espadas roubadas e se vê novamente tendo que lidar com Magos, no caso, a feiticeira Lytta Neyd.

Gostou e quer comprar? Usa nosso Link da Amazon que você dá uma força para nosso site.


 

Menção Honrosa

No ano 2000, uma nova compilação de contos foi lançada sob o nome de “Coś się kończy, coś się zaczyna”, podendo ser traduzido como: “Algo Termina, Algo Começa”. Esse novo material continha, entre outras coisas, um final alternativo sobre o casamento de Gerealt e Yennefer.

 

Série Live Action

No ano de 2019, a Netflix estreou em seu catálogo a tão aguardada série de The Witcher, trazendo o monossilábico Geralt de Rivia vivido por Henry Cavill e um grande elenco. O sucesso da série foi praticamente imediato, garantindo a gravação da segunda temporada que, se tudo der certo, será disponibilizada ao público em 17 de dezembro de 2021.

 

Jogos Eletrônicos

A franquia de Andrzej Sapkowski, foi vendida há muito tempo (no distante ano de 2007) para a desenvolvedora polonesa CD Project Red que, desde então vem fazendo um trabalho magnífico (não canônico) com o universo de Sapkowski, permitindo que os jogadores vivam as aventuras de Geralt para recuperar sua memória ao passo em que tenta impedir que a Caçada Selvagem tome o mundo.

Para se ter uma ideia do quanto essa franquia se tornou popular e amada pelo mundo, em 28 de maio de 2020, a CD Projekt Red anunciou que a série vendeu mais de 50 milhões de unidades.


Caso você não saiba ou não conheça, listamos abaixo todos os jogos da Franquia The Witcher. Não esquece de contar pra gente qual deles você já jogou e é claro, de qual você mais gostou:

Título

Ano de Lançamento

Plataformas

Tipo

The Witcher

2007

​Windows, OS X

Jogo

The Witcher: Crimson Trail​

2007

Celulares

Jogo

The Witcher: Versus

2008

Android, iOS, OS X, Navegador web

Jogo

The Witcher 2: Assassins of Kings

2011

Windows, Xbox 360,

OS X, Linux

Jogo

The Witcher Adventure Game

2014

Windows, Android,

iOS, OS X

Jogo

The Witcher: Battle Arena

2015

Android, iOS

Jogo

2015

Windows, Xbox One, PlayStation 4

Jogo

The Witcher 3: Wild Hunt

Hearts of Stone

2015

Windows, Xbox One, PlayStation 4

Expansão

The Witcher 3: Wild Hunt

Blood and Wine

2016

Windows, Xbox One, PlayStation 4

Expansão

Gwent:

The Witcher Card Game

2018

Windows, Xbox One, PlayStation 4

Jogo

Thronebreaker:

The Witcher Tales

2018

Windows, Xbox One, PlayStation 4

Jogo

Livros (link para compra):















Gostou da indicação de Leitura? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais e nos apoie comprando conosco nos links oficiais.


Para os interessados de plantão e aproveitando o universo de fantasia e magia de The Witcher, para a galera que não sabe o que é RPG no meio nerd/geek, explicamos o que é em nosso o episódio 8 do Insert Coin Cast:


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo