top of page

Review de Solo Leveling e as Duas Temporadas (com Spoiler)

Atualizado: 23 de abr.

Solo Leveling e uma história de evolução

A jornada do caçador mais fraco do mundo ao nível mais temido.


Meu consagrado, se tu não sabe o que é Solo Leveling e está por fora de um nos maiores fenômenos dos animes nos últimos 2 anos, chega junto e deixa a gente contar para você um pouco do que se trata essa pérola do novíssimo universo de adaptações de Manwhas (se tu também não sabe o que é isso, relaxa que a gente também explica mais à frente).


Sung Jinwoo Classe E

Enquanto isso, assiste ao trailer da temporada 1 e se prepara para o que vem depois…


Sinopse Breve, Mas Cheia de Dentes, Ganchos e Adagas

Em um mundo onde portais para dimensões paralelas liberam monstros e tesouros, os humanos passaram a depender de pessoas especiais para se proteger. Essas pessoas ficaram conhecidas como Caçadores — indivíduos com habilidades mágicas especiais para enfrentar os diversos níveis de ameaças que surgem de dentro desses portais.


Nosso protagonista se chama Sung Jinwoo, que é um desses caçadores. No entanto, no caso dele, infelizmente o protagonista é o último da fila do nível mais fraco, ou seja, o nível “E”. logicamente, isso quer dizer que, em se tratando de Caçadores, ele é o mais fraco entre os mais fracos - tanto que, quase não existe diferença entre ele e um ser humano normal.


Sendo assim, sua vida é uma luta constante em todos os sentidos! Então, além de arriscar a pele em missões perigosas, o camarada ainda precisa pegar o pouco dinheiro que ganha com as dungeons de baixo nível e bancar os estudos de sua irmã, além do tratamento caríssimo de sua mãe que está em coma.


Mas um dia, tudo fica de pernas para o ar quando ele é convidado para uma dungeon de nível acima do seu. Lá no meio da exploração, já todo lascado, o grupo dele encontra uma outra passagem muito estranha. Algo que não deveria estar lá…


O grupo descobre (do pior jeito) que se trata um acesso para uma dungeon dupla. A partir desse ponto, a história muda completamente até o ponto em que Jinwoo é deixado para morrer nessa dungeon catastrófica e “no apagar das luzes” ele recebe uma segunda chance na vida, sendo assessorado por um tipo de sistema de level up único e que só ele vê. Em pouco tempo, ele entende que isso faz com que ele seja o único caçador do mundo inteiro que é capaz de evoluir continuamente…


E pasme, isso não é spoiler, já que toda essa carga de informação está só no trailer…


A Primeira Temporada: O Nascimento de um Monstro

Quem fez?

A A-1 Pictures (caso você não não saiba, esse estúdio é o mesmo que faz Demon Slayer e SPY x FAMILY) acerta em cheio ao adaptar o webtoon de Chugong. Contando com a direção assertiva de Shunsuke Nakashige o anime prioriza ritmo e tensão, enquanto o design de Tomoko Sudo (baseado 100% nas ilustrações de DUBU - infelizmente falecido em 2022) dá vida a um mundo onde cada sombra esconde uma ameaça. Esse time entregou aos fãs de Solo Leveling, um anime que chegou quebrando tudo e deu uma surra em outras produções contemporâneas e até mesmo concorrentes derivadas de outros Manwhas. Inclusive, Solo Leveling está sendo cogitada pela crítica especializada como uma das adaptações mais bem realizadas, inclusive alcançando números expressivos no Rotten Tomatoes: 100% no Tomatometer & 89% no Popcornmeter


Do que se trata?

Sabe a intro que escrevemos ali em cima? Pois é… Sem querer dar muito spoiler, a questão é: Quando o grupo de Jinwoo decide adentrar a tal da dungeon dupla, o caldo entorna épicamente a ponto de geral tomar um sacode sem precedentes, chocando os espectadores com a quantidade de caçadores que entra e os poucos que sobrevivem a ponto de saírem vivos da dungeon apenas porque o fracote do Jinwoo entendeu as coisas e acabou sendo deixado para morrer como um sacrifício humano.


Mostrando em primeira mão, um ditado infame, porém muito real para aquele mundo: “O que acontece nas dungeons, fica nas dungeons!”. Agora, mesmo que a gente saiba O QUÊ acontece (e não vamos contar para você, por causa dos spoilers), garantimos que o impacto visual de COMO acontece é de encher os olhos. Então, caso você não tenha assistido, só interrompa sua leitura e ASSISTA! Depois, faz favor de voltar aqui para termina de ler…


Não quer? Tá bom. Então, vamos lá. Como se trata de uma série, é óbvio que o protagonista não morre no início do anime, mesmo que algo muito tenso ocorra. Então, o espectador é apresentado à jornada do protagonista para ficar cada vez mais forte, aumentando exponencialmente o nível de seu poder, se descobrindo como o único Caçador no mundo inteiro que é capaz de evoluir de categoria.


No final da temporada, por mais que seja legal ver o Jinwoo amassando tudo e todos, uma coisa fica muito clara ao espectador: SORTE. Certamente, o roteiro foi amarrado o suficiente para deixar claro que o protagonista tem isso como um super poder. Porque esse protagonista está sempre no lugar certo, na hora certa, contra os inimigos certos, conseguindo manter seu poder aumentando sem grandes perdas ou dificuldades, sem se revelar ao mundo dos Caçadores - até a hora certa, é claro.


Pontos que Definiram a Temporada 1 (se tu ainda não assistiu, cuidado! SUPER SPOILERS a frente - texto em AMARELO)

a) A Dungeon Instantânea no Metrô: A sequência em que Jinwoo adentra a dungeon instantânea, se dando conta de que está numa dimensão paralela, começa matando lobo atrás de lobo, penando para sobreviver até o ápice, quando chega à batalha contra a Kasaka Azul, é sem dúvidas um marco importantíssimo para o anime inteiro. Já que podemos ver que o protagonista está aprendendo, erra, improvisa e, mesmo ferido e desesperado, ainda consegue pensar um pouco fora da caixa, fazendo o inesperado para sobreviver à luta. Nem precisamos dizer que a animação foi muito bem feita, mostrando cada golpe e valorizando a brutalidade do confronto, assim como a “escadinha” do sistema de evolução - deixando claro ao espectador que Jinwoo evoluiu bastante.
b). Igris o Vermelho Sangue e o Exército das Sombras: Ao contrário do que somos levados a acreditar, o cavaleiro vermelho com o elmo de cicatriz não é um Boss e certamente não é um vilão — ele é (acredite se quiser) APENAS parte de um teste. Num dado momento da evolução do Jinwoo, quando ele já está absurdamente forte, lhe é dada a chance de se transformar no Monstro que todos esperam, mas não do jeito que a maioria esperava (principalmente para quem só assiste ao anime). Por fim, a derrota de Igris marca o nascimento do exército de Jinwoo, mas também revela que, apesar do nome do anime, ele não está sozinho e certamente não vai upar sozinho (a regra é clara! Se aumentou o número de personagens com nomes, o protagonista não está sozinho, não é mais SOLO, certo?)
Mas, além disso, a roda da trama dá outro giro e descobrimos que existem os Monarcas. Entre eles o tal do Monarca das Sombras, e que Jinwoo é parte de um plano antigo.

Comparativo com o Manhwa

O anime preserva o tom sombrio do material original, mas amplifica a ação. A cena em que Jinwoo invoca Igris pela primeira vez, com sombras dançantes e uma trilha sonora de Hiroyuki Sawano (de Attack on Titan), é um dos momentos mais épicos do anime, entregando ao público algo que, tanto o manwha quanto o webtoon, por mais detalhados que sejam, jamais conseguiriam fazer - por falar em música, segura aí que a gente já vai falar disso.


Segunda Temporada: O Preço do Poder

Claro que antes da gente começar a falar da temporada 2, vamos reassistir ao trailer!

A segunda temporada do anime teve um dos maiores hypes dos últimos anos. Já que veio expandindo o universo com alguns detalhes nos arco do Portal Vermelho e principalmente no arco da Ilha Jeju, que certamente muita gente não se ligou que, é referenciado lá no episódio 1 da temporada 1.


Uma temporada que, além de revelar Jinwoo para o mundo como um super Caçador, também introduz uma gama de personagens que, por mais que não pareça, estão lá para, entre outras coisas, testar os limites de Jinwoo (e não estamos falando só de poderes).


Destaques da Temporada 2 (SUPER SPOILERS a frente - texto em AMARELO)

Kim Chul, O Escudo Humano: Durante o arco do Portal Vermelho, quando Jinwoo está com um grupo de nível baixo e deixa todos em segurança para aproveitar a situação e subir de nível, ele acaba lutando contra os ursos de gelo até o ponto de recrutar Tank. Por outro lado, Kim Chul se vê numa situação complicada, lidando com os elfos de gelo e acaba morrendo durante luta contra Baruka. É importante ressaltar que Kim Chul se torna uma das primeiras sombras permanentes de Jinwoo, sendo a primeira sombra de origem humana, tendo sua força física aumentada e contribuindo muito para o exército de sombras.
Min Byung-Gyu, Um Herói Efêmero: O curandeiro de Rank S é invocado por Jinwoo quase no final do arco da Ilha Jeju. Mas não como um adendo para seu exército e sim como um recurso emergencial para salvar Cha Hae-In. Tanto a cena da morte de Byung-Gyu quanto a cena em que Jinwoo o liberta de seu exército de sombras é um soco sem precedentes no estômago de qualquer um. E é claro que, sabendo disso, a direção do anime adiciona closes nos olhos de Jinwoo, mostrando esse conflito interno.
Jinwoo o Caçador Rank S: Infelizmente não fica muito claro no anime, mas todo esse mini arco é repleto de eventos paralelos que culminam com a Raid à Ilha Jeju. E isso começa com Jinwo sendo classificado como o 10º Caçador de Rank S da Coreia, depois, vemos ele finalizando o Castelo Demoníaco e conseguindo completar o Elixir da Vida, vemos ele salvar a Mãe enquanto o mundo mergulha no Caos e todas as Guildas da Coreia querem Jinwoo em suas fileiras. Sua negativa em compor as fileiras das grandes guildas da Coreia somada à hesitação em ajudar na Raid à Ilha Jeju (mesmo depois de trocar porrada com outro Rank S) gera críticas populares, mas também serve para mostrar o espectador que o Monstro tem sentimentos! Por que ele faz tudo isso para passar tempo com sua mãe (que aliás, o despertar do coma é uma das coisas mais lindas desse anime)…

Críticas Justas

Os Orcs Superiores:

Dentro de outra dungeon que se transforma num Portal Vermelho, a luta final é resolvida muito rapidamente. Os fãs no Manwha esperavam mais detalhes cenas brutais e tiveram apenas um massacre preciso e cirúrgico para mostrar que Jinwoo não era muito esperto, mas dono de um sendo de humildade questionável, já que esperou o grupo de Caçadores quase morrer para agir. O fato é: O anime mostrou que o protagonista nem se esforçou para vencer os Orcs e focou muito da verba do episódio na luta contra Karkalgan, frustrando consideravelmente os fãs da novel. Mas não deixou nada a desejar quanto à coreografia da luta. Nem precisamos dizer que, assim que o Xamã Orc Superior entende contra o quê e quem está lutando, o sistema dele dá uma bugada, levando ele a perder a batalha e retornar como sombra é outro marco do anime (mesmo que isso também mostre que Jinwoo é péssimo para dar nomes ao que quer que seja).


Trilha Sonora: Misturando Level Grinding e K-Pop

A trilha sonora de Solo Leveling é um capítulo à parte em sua jornada de sucesso. Composta por Hiroyuki Sawano traz uma seleção de músicas que mesclam elementos eletrônicos e orquestrais, criando uma atmosfera que oscila entre a tensão de uma masmorra e a grandiosidade de um épico de ação. Tá duvidando é? Então confere aí os links para o Spotify:

Playlist do Spotify
Trilha Sonora das temporadas 1 e 2 de Solo Leveling

Ainda sobre as músicas, a produção do anime não economizou em aproveitar o momento de alta dos grupos de K-Pop/J-Pop, trazendo tanto para a abertura quando para o encerramento das 2 temporadas, as músicas abaixo:

  • Level, uma parceria entre Sawano Hiroyuki e o grupo de k-pop Tomorrow x Together;

  • ReawakeR, uma parceria entre a cantora LiSA e Felix, do Stray Kids;

  • Request, por Krage;

  • UN-APEX, por TK do Ling toshite sigure.


Por Que Isso Importa?

A trilha sonora de Solo Leveling é um exemplo de como música e a narrativa podem se fundir para criar um hype imenso. Enquanto fãs do manhwa já conheciam a história, o anime usou o K-Pop como porta de entrada para novos espectadores. É uma estratégia que não só valoriza a obra, mas também redefine como culturas distintas (anime e K-Pop) podem se complementar e mover montanhas de dinheiro...


Por Que Solo Leveling É um Fenômeno?

Para Quem Não Conhece

Nada de isekai

Solo Leveling é Progression Fantasy, porém no Mundo Real, onde um sistema de RPG existe sem explicações fáceis, levando Jinwoo a se transformar em alguém que não queria salvar o mundo, mas apenas sobreviver e cuidar de sua mãe em alguém que pode mudar tudo.

Ação que Hipnotiza

As lutas são coreografadas como em Sword Art Online, mas com peso quase físico, como quando Jinwoo quebra ossos ou usa suas sombras “peso pesado” e o espectador pode sentir cada impacto.


Para os Fãs do Manhwa

Fidelidade com Estilo

O anime preserva diálogos e designs, além de adicionar camadas visuais que vão muito além dos desenhos de DUBU. A sequência em que Jinwoo entra em sua primeira Masmorra Instantânea experimentando as telas de status flutuantes, é sem dúvidas, uma das primeiras e mais imersivas do anime, quando todos (Jinwoo e o espectador) ainda estão aprendendo sobre o sistema.

Teoria de Conspiração

O anime insinua conexões entre Jinwoo e Ashborn (o Monarca das Sombras) bem mais cedo que o Manhwa, incentivando debates sobre quais serão os ajustes e as mudanças implementadas à obra.


Para Gamers e Geeks

É quase um MMORPG em Formato de Anime

A progressão de Jinwoo lembra a de jogos como World of Warcraft, onde você escolhe habilidades, distribui pontos e enfrenta Dungeons e Raids em busca de itens especiais, trazendo até mesmo a boa e velha mecânica de Daily Quests (como caçar monstros no metrô e se exercitar).


Por Que Esse Anime É Diferente?

Solo Leveling não romantiza o poder. Jinwoo é um fracote que segue o caminho para se transformar em um Monstro de verdade. No entanto, até onde o anime já foi, até onde o anime mostra; se tem uma coisa que o protagonista não tem interesse é em se transformar num herói. Ele mata para sobreviver, e não tem problemas com isso. Se esconde do mundo, esconde a verdade sobre seu poder para proteger sua família e não tem medo de usar aliados como peças em um tabuleiro. A segunda temporada deixa claro que seu exército de sombras é tão perigoso quanto os monstros dos portais — especialmente quando ele é forçado a revelar parte de sua força, como fez na Raid da Ilha Jeju.


Formigas Solo Leveling

A A-1 Pictures soube equilibrar fidelidade e inovação. As mudanças (como diálogos extras para Kim Chul) aprofundam personagens sem trair a obra original. Se a primeira temporada é sobre sobrevivência, a segunda é sobre consequências — e mal podemos esperar para ver como o anime adaptará os próximos arcos, onde Jinwoo finalmente confrontará seu destino para se transformar no Monarca das Sombras.


Onde assistir?

Muito embora a gente saiba que em tempos de internet sem fronteiras, o que não falta é site com conteúdo liberado (embora, muitas vezes com qualidade duvidosa), comunidades de compartilhamento de "arquivos verdes", a galera do Fliperama de Verdade sabe que, hoje, o melho lugar para assistir animes no Brasil é a Crunchyroll e a Netflix. Como estamos falando de Solo Leveling, então é na "laranjinha" mesmo! Vai pra Crunchyroll, assista as duas temporadas e lembra de comentar com a gente o que você achou.


Nota Final

Primeira Temporada: 9,5 de 10

Certamente temos uma das melhores introduções a um protagonista desde Attack on Titan.

Segunda Temporada: 9 de 10

Consegue expandir o universo de maneira precisa sem perder o foco.

Recomendação:

Acreditamos que a essa altura, já esteja claro que o Hype é Real, certo? Sendo assim, nos resta dizer para que você maratone Solo Leveling sem dó, antes da terceira temporada, porque se as notícias forem verdadeiras, Jinwoo volta amassando tudo em Julho de 2025. Ah! Lembre de ler a webtoon para entender por que Jinwoo é um dos personagens mais complexos da década.

E por fim, porém não menos importante, para nós, Solo Leveling é um anime que...

Avaliação FdV 5 Fichas

Recados Importantes...

EVENTOS

A Equipe do Fliperama de Verdade vem produzindo vários torneios/campeonatos para promover o cenário competitivo do Distrito Federal e Região. Querem conhecer um pouco, acessem os confrontos no nosso canal do YouTube:


PODCASTS

Para os interessados de plantão, no nosso 16º Episódio do Insert Coin Cast, falamos sobre Invocação do Mal 3. E para essa conversa juntamos a Equipe Fliperama de Verdade e a Larissa e Fernando do Criptacast do Zona Sombria:


Comentários


Equipe

Fliperama de Verdade

  • Spotify - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • facebook
  • twitter

©2020 por Fliperama. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page