top of page

Review The Legend of Vox Machina



Era uma vez...

O que acontece quando uma atração tão nichada quanto a transmissão de uma mesa de RPG via Youtube transcende seu público específico - ganhando mais fama e reconhecimento do que seus integrantes jamais esperavam alcançar?


Calma… Não responda ainda, afinal de contas, o projeto inicial consistia “apenas” na realização de lives muito bem pensadas, produzidas para divertir a audiência com uma narração única e muita interpretação de qualidade (já que os jogadores eram atores).


Se você ainda não sabe do que estamos falando, apresentamos a você o review da série animada The Legend of Vox Machina, uma das novas atrações do Prime Video e não das lives originais do Critical Role transmitidas originalmente pelo canal Geek&Sundry no Youtube. O título The Legend of Vox Machina (TLoVM) foi traduzido no Brasil, podendo ser encontrado no catálogo do Prime Video com o nome de: A Lenda de Vox Machina.


Do que se trata?

TLoVM é uma série animada escrita e dirigida para adaptar as aventuras de RPG de um grupo inusitado de diversos atores e dubladores que se autodenominou Critical Role. Após ficarem famosos pelas diversas streams das sessões de Dungeons and Dragons 5th Edition narradas por Matthew Mercer no canal Geek&Sundry no Youtube, o Critical Role conquistou uma imensidão de fãs e decidiu alçar vôos mais altos.


Um desses novos projetos do Critical Role é justamente o assunto desse review: A série animada de The Legend of Vox Machina (TLoVM), nascida do resultado de um crowdfunding (vaquinha online) lançado na plataforma Kickstarter com a finalidade de arrecadar US $750.000 para a realização de um curta animado de 22 minutos. Após a divulgação do projeto e finalização do período de arrecadação, o crowdfunding conseguiu a impressionante soma de US $11.385.449 doados por nada menos que 88.887 financiadores (ao redor do mundo), se estabelecendo como uma das arrecadações mais rápidas e bem sucedidas da história da plataforma. Isso acabou transformando totalmente o projeto inicial que, dado o volume da arrecadação, foi alterado de um simples curta animado para uma série animada de 12 episódios totalmente independente.


A empreitada do Critical Role foi tão bem sucedida que acabou sendo comprada e transmitida pela Prime Video, estreando em 27 de janeiro de 2022 com seus episódios sendo liberados em blocos de 3 episódios por semana e os últimos 3 foram liberados em 18 de fevereiro de 2022. Vale lembrar que a Amazon já encomendou a segunda temporada.


Finalizando essa parte, deixaremos o link para o site do Critical Role, assim, todos podem matar sua curiosidade sobre esse grupo.


Informação Técnica

Diretor(es)

A Série tem 5 diretores que trabalharam juntos nesse grande projeto. São eles: Sung Jin Ahn, Alicia Chan, Young Heller, Stanley Von Medvey e Yu-Won Pang.

Roteiristas

Elenco

Trazendo uma lista enorme de nomes, os “participantes” da série precisariam ser divididos em nichos para popular essa lista de forma justa, então apresentaremos apenas o grupo de aventureiros (protagonistas) e, caso tenha interesse em conhecer as outras vozes, deixaremos o link para acessar o IMDB, onde é possível descobrir quem é quem em The Legend of Vox Machina:

Trailer

Enredo Base

Tá certo que, depois de assistir ao trailer, se a pessoa ainda não tiver qualquer ideia a respeito do conteúdo da série, é bom saber que não tem como falar sobre o enredo sem entregar alguns spoilers (ou pelo menos, os mesmos que o trailer trouxe porém, de forma mais explícita). Mas como o review do Fliperama de Verdade sempre é amigável com os leitores, tentaremos fazer isso do modo mais indolor possível, preservando a maior parte da experiência de assistir The Legend of Vox Machina.


Tudo começa com uma sequência narrativa que serve para mostrar uma provável escala de níveis de poder, onde um poderoso e renomado grupo de aventureiros é dizimado, instalando o caos no reino. Enquanto a corte procura novos heróis, um outro grupo surge.

Desacreditados, os aventureiros aceitam as condições contratuais e partem para investigar o problema relatado. Investigam, descobrem do que se trata, recusam o confronto mas acabam moralmente obrigados a pôr um fim no problema. Após isso, voltando a seus contratantes, finalmente tendo a oportunidade de serem reconhecidos como heróis e é encerrado o arco de introdução.


Durante uma cerimônia real, ocorre a reviravolta que inicia a trama central da temporada, onde o passado de um dos integrantes do grupo retorna das sombras para trazer um novo nível de problemas - ainda maiores do que aqueles que enfrentaram no arco anterior. Isso acaba causando uma série de incidentes (dentro e fora do grupo) que obriga os aventureiros a seguir diferentes cursos de ação que possuem algo em comum: Se falharem, verão a destruição do reino!


Tá… Sabemos que ficou meio genérico (e tem muito mais clichés de onde saíram todos esses), mas qualquer coisa além disso vai entregar mais do que o trailer já fez e comprometer a experiência.


Veredito (sem spoilers)


Antes de qualquer definição a respeito do que achamos sobre a série, acreditamos que algumas coisas precisam ser ditas a respeito dela.


Existem algumas análises que aclamam TLoVM como a mistura diabólica de Invincible (poderes, sangue e violência explícita) com Senhor dos Anéis (RPG medieval e arcos de heróis); se você é uma das pessoas que se interessou pela animação apenas por esse motivo, perceba que a coisa toda está mais para Senhor dos Anéis do que para Invincible, mais ou menos entre 65% e 75% dependendo de quem assiste.


Agora, se você já fazia parte da audiência do Critical Role na primeira campanha ainda no Geek&Sundry, temos certeza que você vai encontrar muito fan service e se divertir muito com a animação. E para aqueles que não acompanhavam as streams no Youtube? Bom, é com grande alegria que informamos que não é preciso conhecer nada sobre as aventuras do Critical Role para entender e se divertir muito com tudo que TLoVM joga sem pudor na sua tela.


Por isso, achamos que a série...

Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.


Para os interessados de plantão, para a galera que não sabe o que é RPG no meio nerd/geek, explicamos o que é em nosso o episódio 8 do Insert Coin Cast:


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page