Review Sonic 2 - O Filme

Após dois anos da estreia do primeiro filme, o ouriço azul mais conhecido do mundo do games retorna às telonas com sua mais nova produção, Sonic 2: O Filme.

Trailer do Filme:

Com o grande sucesso do filme, inclusive se consagrando como a melhor estreia de adaptação de jogo de videogame já feita (arrecadando mais de 71 milhões de dólares no primeiro final de semana - Variety), Sonic 2 nos trás várias emoções e opiniões. Então peguem a pipoca e apertem o cinto, porque dessa vez, vai ter rastro luminoso de outras cores...


O Filme é dirigido por Jeff Fowler e roteirizado por John Whittington, Josh Miller e Pat Casey, que nos entregam esta sequência de grande sucesso da Paramount que foi marcada por uma duração extendida e pela apresentação de dois personagens clássicos do segundo jogo da década de 90 (Sonic Hedgehog 2 - Trailer)


Abaixo, destacaremos alguns dos nomes mais importantes do filme, mas caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre os detalhes técnicos, acesse o perfil de SONIC the Hedgehog 2 no IMDB clicando na imagem abaixo.


Sendo assim, seguem os nomes do elenco:

Já a dublagem original dos personagens em CGI conta com:


Sinopse e desenrolar da história - com poucos SPOILERS

Depois de se estabelecer em Green Hills, Sonic está pronto para mais liberdade. Tom e Maddie concordam em deixá-lo em casa enquanto saem de férias, mas assim que colocam o pé fora de casa, o Dr. Robotnik finalmente retorna. Dessa vez à procura de uma esmeralda mística que tem o poder de destruir civilizações mas, dessa vez, trazendo um novo parceiro, Knuckles.


Para detê-lo, Sonic se une a seu antigo parceiro, Tails, e parte numa jornada para encontrar a joia antes que ela caia em mãos erradas.


Nessa nova aventura, Tails, personagem clássico dos jogos e que foi apresentado na cena pós-crédito do primeiro filme, vem à Terra para alertar Sonic de que Knuckles está atrás da Esmeralda Mestra (Esmerada do Caos). Knuckles também quer se vingar de Sonic a todo custo e, para isso, se une com o famigerado Dr. Robotnik. Por sua vez, Sonic, precisa manter a Terra e o universo em segurança, pois o maníaco psicopata Dr. Eggman não possui limites em seus planos malignos. Tom e Maddie possuem pouco destaque neste novo filme, servindo mais como uma base moral e parental para Sonic.


O que podemos esperar do filme?

O primeiro filme do Sonic chegou aos cinemas em 2019 e com grande desconfiança do público (trailer final do primeiro filme), afinal, quando o seu primeiro trailer foi lançado, os efeitos estéticos e visuais foram duramente criticados e a equipe de produção teve que refazer tudo, criando uma nova estética para o personagem da SEGA. A primeira adaptação teve uma ótima recepção do público geral, colocando o Sonic como um dos raros casos de filmes sobre jogos de videogame que fizeram sucesso e deram certo.


Com o ótimo retorno aos cinemas, Sonic 2 ganhou total liberdade para ser desenvolvido. Jeff Fowler e sua equipe de roteiristas retornaram nesta sequência, criando uma produção com 30 minutos a mais do que o filme anterior.


Lembrando: A franquia de Sonic completou 30 anos em 2021, para mais detalhes, vejam nosso Especial sobre os 30 Anos do nosso amigo Ouriço Azul.
Agora em 2022, a SEGA está com um grande projeto de comemoração em andamento, com diversas ações sendo realizadas simultaneamente, incluindo o lançamento do primeiro jogo de mundo aberto da franquia.

Com mais liberdade, Jeff Fowler utiliza o melhor dos personagens animados, conseguindo mantê-los grande parte do tempo em tela. Essa facilidade garante ótimos momentos à trama, mas também apresenta algumas situações estranhas que não precisariam existir.


Analisando o filme anterior, Sonic 2 faz com que o primeiro filme pareça ainda melhor após dois anos de seu lançamento. Um dos motivos para essa conclusão é exatamente a quantidade de acertos do segundo filme sobressaindo a um roteiro fraco. No caso da segunda produção, o diretor se valeu excessivamente elementos que funcionaram bem no primeiro filme deixando Sonic 2 um pouco forçado e se tornando levemente cansativo em alguns aspectos. Mas por outro lado, vale ressaltar o ótimo trabalho da produção em incluir muitas referências dos videogames ao longo do filme, cativando os adultos pela nostalgia e trazendo diversas surpresas aos espectadores.


Veredito Final

Sonic 2: O Filme teve alguns excessos, entregando um resultado mediano, um pouco aquém do esperado para uma continuação de sucesso. Trouxe uma trama rasa que em alguns momentos pareceu um pouco incoerente aliando isso a algumas cenas desnecessárias, fazendo a produção perder um pouco do brilho que havia conquistado junto aos fãs do primeiro filme.


De qualquer forma, essa nova aventura de Sonic é um entretenimento destinado aos fãs da franquia, atendendo adultos e principalmente crianças, trazendo referências dos jogos clássicos e da cultura pop. Com isso, certamente a história do ouriço azul nos cinemas ainda tem muito que contar à audiência, tanto que o terceiro filme já está a caminho.


Vale ressaltar que a maior duração de Sonic 2 pesa bastante no resultado. Com duas horas e dois minutos de duração é difícil não se questionar se algumas cenas precisariam realmente ser mantidas na versão final. Além das referências acima, o roteiro adapta acontecimentos já vistos noutras produções do gênero, brincando o tempo todo com o do espectador, resultando num grande divertimento.


Por isso que acreditamos que Sonic 2...

Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.


Para os interessados de plantão, a Equipe do Fliperama de Verdade e convidados, gravou um podcast selecionando vários filmes, séries e jogos para declarar se é "Continue ou GameOver" para essas obras: Confira nossa Retrospectiva 2021.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo