top of page

A Nova Geração: Xbox Series X e PS5, parte II

Já tem algum tempo que o mundo está sendo bombardeado com diversas notícias sobre as capacidades e os poderes dos monstros da nova geração de consoles. Entre todas as informações que chegaram ao público final, incluindo a equipe Fliperama de Verdade, a mais importante é sem dúvida alguma a data de lançamento de cada uma dessas máquinas maravilhosas: final de 2020.


Tá certo que é uma data bem próxima, afinal já estamos com um pé em junho, mas convenhamos que isso é uma informação muito abstrata para aquelas pessoas ansiosas por uma informação mais exata. O fato inegável a respeito da chegada desses novos consoles é que eles encerram um grande capítulo na história dos videogames, fechando a década não com uma chave de ouro, mas com avanços tecnológicos capazes de mudar bem mais do que o modo como entendemos e jogamos videogames.


Agora que estamos quase entrando no segundo semestre, todos os holofotes do meio gamer miram as titãs Sony e Microsoft, que instigam cada vez mais a ansiedade alheia jogando gasolina, pólvora e querosene na fogueira dessa disputa!


Caro leitor, aqui é o momento em que você deve decidir continuar lendo ou não. As próximas linhas podem estragar sua surpresa a respeito de algumas novidades, mas se você é que nem a gente aqui da Fliperama de Verdade, então vamos a elas...

Se você não viu a capacidade dos monstros da próxima geração, confira o nosso comparativo de hardware aqui. Tendo esse artigo em mente, vamos às outras informações interessantes compiladas até o fechamento dessa matéria.


Inside Xbox Series X e Anúncio dos Jogos:

No dia 7 de maio o Inside Xbox realizou uma apresentação pela plataforma de streams Mixer e pelo Youtube, além de contar com vários outros compartilhamentos simultâneos. Neste evento, a Microsoft soltou mais uma prévia do que a próxima geração será capaz de fazer em questão de gráficos e processamento, além de executar uma gameplay bem curta do novo espetáculo da Ubisoft, o (mais do que) esperado Assassin’s Creed Valhalla - veja nossa matéria sobre o Trailer de Lançamento de ACV.


A apresentação de mais ou menos 50 minutos deixou todos maravilhados com as possibilidades de entretenimento e abaixo trazemos para vocês a lista dos jogos anunciados no evento (o link para o evento está mais abaixo):

Depois de assistirmos toda a apresentação e, é claro, ficarmos atentos aos comentários da equipe de Marketing do Xbox, assim como de algumas produtoras, ficamos relativamente satisfeitos com o material divulgado, apesar de considerarmos que a prometida gameplay de Assassin’s Creed Valhalla foi bem aquém do esperado - não temos como garantir, mas acreditamos que isso pode ser alguma determinação da Ubisoft, que está dando ouvidos aos clamores dos fãs da série AC e implementando melhorias consistentes no jogo.


Após a repercussão não tão boa entre a legião de gamers e a reação do público menos hardcore, a Microsoft admitiu que errou ao criar uma grande expectativa para o evento e não cumprir com algumas promessas, como a gameplay de Assassin's Creed Valhalla:


"Se não tivéssemos dito nada e tivéssemos apenas realizado o Inside Xbox de maio como fizemos no mês passado, eu imagino que as reações teriam sido diferentes. Claramente nós criamos algumas expectativas erradas, e isso é culpa nossa," afirmou o gerente de marketing de Xbox Aaron Greenberg no Twitter. "Nós apreciamos todo o feedback e eu posso garantir que vamos absorver tudo isso no nosso processo de aprendizado como um time." (Twitter)


Independentemente do que pensamos a respeito do evento, o fato é que o vídeo foi muito criticado pela comunidade gamer justamente por causa da promessa não cumprida: o Inside Xbox disse que os jogadores veriam gameplay, gerou muita expectativa e não trouxe mais novidades do que o trailer havia mostrado. Até o momento da publicação, o vídeo possui 28 mil “likes” contra 35 mil “deslikes”.


Assista à apresentação completa do Inside Xbox:


Test Drive do PS5:

Chegamos no dia 13 de maio com uma surpresa da Epic Games na apresentação da Summer Game Fest, que mostraram o motor gráfico Unreal Engine 5 para a próxima geração de consoles e o test drive foi feito no PS5.


A equipe da empresa, representada pelo diretor técnico Brian Karis e o diretor de arte Jerome Platteaux, ainda detalhou as ferramentas melhoradas do motor em uma demonstração em tempo real no PlayStation 5. Na demo, foram apresentados vários sistemas onde os jogos serão ainda mais realistas: a manipulação das luzes em cenários abertos e fechados foi simplificada, a física de caos e destruição foram melhoradas, as melhorias nos sistemas de animações agora ocorrem de forma mais suave e transitória, além do aprofundamento avançado do áudio.


A Epic Games ainda divulgou várias imagens do "gameplay" que, vale ressaltar, não é de um jogo que será lançado (para a nossa tristeza), mas sim apenas uma demo técnica.


A empresa afirma que focará na compatibilidade entre a Unreal Engine 4 e sua sucessora, garantindo que os desenvolvedores poderão iniciar um projeto na UE4 e transportá-lo para a UE5. A empresa diz que seu motor gráfico atual já é compatível com a próxima geração. Da mesma maneira, a Unreal Engine 5 também será compatível com o PlayStation 4 e Xbox One, ambos em seus momentos finais, mas longe de deixarem a desejar.


Em resposta ao site Kotaku, um porta-voz da Epic Games explicou que o console da Sony foi o escolhido para a apresentação porque “era a plataforma que a empresa queria para essa experiência específica”.


A Unreal Engine 5, que conta com tecnologias como Niagara VFX e física de caos e destruição — além da recém-revelada Nanite, que remove a limitação de polígonos e da iluminação dinâmica em tempo real do Lumen –, também tem o Xbox Series X como objetivo. A Unreal Engine 5 será oficialmente lançado em 2021 para consoles atuais e da nova geração, além de iOS, Android, Mac e PC.


Confira a Demo trailer da Epic:


Tranquilidade nas Vendas:

Um momento para a Sony celebrar, o PS4 chegou à marca de 110 milhões de unidades vendidas mundialmente desde o seu lançamento em 2013. O console é o quarto mais vendido na história e a segunda plataforma de mesa de maior sucesso de todos os tempos, atrás apenas de seu “avô”, o PlayStation 2, que chegou a 155 milhões de unidades. Após a apresentação do último relatório fiscal, em que os acionistas questionaram as estratégias de marketing para o lançamento do PS5, o próprio chefe financeiro da Sony, o executivo Hiroki Totoki, disse que a companhia está fazendo o seu melhor e que "esperaria as vendas do PS5 para fazer uma avaliação". (Twitter)


A Sony reforçou que, apesar da pandemia do COVID-19, irá manter o lançamento previsto do PS5 para o final do ano (já fizeram a cartinha para o Papai Noel?), mas somente revelou a logo do novo videogame e o novo controle. Enquanto não temos a nova geração em mãos, o PS4 contará com ao menos dois grandes exclusivos: The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima, com datas de lançamento definidas na Sony Playstation Store para 19 de junho e 17 de julho, respectivamente.


Em relação ao lançamento do PlayStation 5, embora fatores como funcionários trabalhando de casa e restrições a viagens internacionais representarem alguns desafios em relação à parte do processo de teste e qualificação de linhas de produção, o desenvolvimento está progredindo bem, permitindo o lançamento do console de acordo com a data programada: a temporada de festas de fim de ano de 2020.


Segundo o relatório da companhia, "neste momento nenhum grande problema surgiu na linha de desenvolvimento de software de games para os próprios estúdios first-party da Sony ou seus estúdios parceiros".


A empresa também indicou que houve um pequeno impacto na produção do PS4 por problemas na linha de produção, mas que o número de vendas de software e assinatura de serviços como a PS Plus e o PS Now aumentaram significativamente.


Vejam o vídeo com a nova marca para os exclusivos do Playstation:

Estamos ansiosos para novas notícias! Deixem nos comentários quais novidades mais te agradaram!


213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page