top of page

Dez Jogos de Terror para curtir no Halloween

Atualizado: 4 de out. de 2022

Aproveitando o mês do Halloween, nós da Equipe do Fliperama de Verdade em parceria com a galera do Zona Sombria, tivemos algumas conversas, comparação, discussão e votação para chegarmos a um consenso sobre o assunto dessa matéria.


Então preparem-se para nosso top 10 Jogos de Terror/Horror e Sobrevivência, porque aqui o objetivo é deixar os gamers de cabelo arrepiado e com vontade de acender a luz para continuar o jogo!


10º Little Hope:

Abrimos a nossa lista com um dos jogos da antologia de Dark Pictures: Little Hope.


Trailer do jogo:


Lançado em 30 de outubro de 2020, Little Hope faz parte de uma série de jogos de terror cinematográficos com histórias independentes e interativas para um ou mais jogadores com finais diferentes, onde cada decisão contribui para experiências e relacionamentos diferentes no jogo.


Nele temos quatro estudantes e um professor que ficam presos na cidade abandonada de Little Hope. Encurralados por um nevoeiro impenetrável, eles tentam fugir desesperadamente enquanto têm visões horripilantes do passado. Os personagens precisam descobrir o que move essas aparições antes que as forças malignas em ação levem suas almas para o inferno. No jogo iremos testemunhar visões assustadoras do passado, atormentadas pelos Julgamentos das Bruxas de Andover do século XVII.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 73/100. E mesmo o jogo sendo um estilo de filme de suspense/terror, merece uma relevância na categoria de horror, principalmente pelo enredo envolvente e a ambientação.


O jogo está disponível para PC, Playstation e XBox.


9º Amnesia:

Trailer do jogo:


Lançado em 8 de setembro de 2010, Amnesia: The Dark Descent, é um jogo de horror e sobrevivência em primeira pessoa, que traz a experiência de viver um pesadelo em uma imersão capaz de te deixar sem fôlego.


Amnesia: The Dark Descent coloca você na pele de Daniel, que acorda em um castelo destruído, com uma vaga lembrança do próprio passado. Explorando as passagens assustadoras do lugar, remonte as memórias perturbadas de Daniel e descubra o horror que existe internamente.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 85/100.


O jogo está disponível para PC, Playstation, Nintendo Switch e XBox.


8º Parasite Eve:

Trailer do jogo:


Lançado em 29 de março de 1998, é um RPG eletrônico de ação e survival horror desenvolvido e publicado pela antiga SquareSoft, que também produziu o grande clássico Chrono Cross. O game é uma adaptação da novel Parasite Eve, escrita por Hideaki Sena.


O jogo se passa em Nova York durante o final de dezembro de 1997 e se concentra em uma estreante policial de 25 anos chamada Aya Brea. Na véspera de Natal, ela vai a uma ópera no Carnegie Hall. Eles entram no momento em que o show está começando, pouco antes da atriz principal começar sua primeira música. Mas de repente, a atriz faz contato visual com Aya e para de cantar, e depois, um dos atores de repente explode em chamas, seguido por cerca de quase todo o público. Enquanto Aya corre para o palco para prender a atriz (que mais tarde descobrimos ser Melissa Pierce). Durante um embate, Melissa, que se refere como Eva, tenta fazer com que o corpo de Aya entre em combustão, mas não consegue. No decorrer do game Aya ganha poderes misteriosos que veem de suas mitocôndrias, que possuem papel importantíssimo na trama. O jogo traz a combinação de elementos de diferentes gêneros de forma equilibrada, como o backtracking e a atmosfera encontrados em survival horrors, as batalhas por turno e os poderes encontrados em muitos RPGs.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 81/100.


O jogo está disponível somente para o Playstation 1.


7º Dead Space:

Trailer do jogo:


Lançado em 13 de outubro de 2008, Dead Space é um jogo eletrônico de terror de sobrevivência desenvolvido pela EA Redwood Shores e lançado pela EA. O jogador assume o papel de um engenheiro chamado Isaac Clarke, que luta contra uma infestação alienígena, parecida com vírus, que transforma humanos em monstros alienígenas chamados "Necromorphs" ou "Necromorfos", a bordo de uma nave de mineração espacial chamada USG Ishimura.


Durante o século 26 os recursos da terra se esgotam completamente. A única maneira de sobreviver é por meio de uma campanha de exploração de recursos em novos planetas. A empresa C.E.C. (Concordance Extraction Corporation) criou a espaçonave de mineração USG Ishimura, em homenagem ao astrofísico Hideki Ishimura, criador do Shockpoint Drive, dispositivo que permite viajar pela galáxia tão rápido quanto a velocidade da luz. Durante a exploração do planeta Aegis VII, foi encontrado um estranho artefato na superfície. Logo que a operação tem início, todos os contatos com a colônia se perdem. Quando o contato é restabelecido, a tripulação descobre que a colônia inteira foi massacrada. Uma equipe de mineração tentou contatar a USG Ishimura, mas todos foram mortos durante a transmissão, antes de conseguirem revelar o que selou o destino da colônia.


Não muito longe, encontra-se a USG Kellion, nave de transporte tripulada pelos pilotos Chen e Johnston, o engenheiro espacial Isaac Clarke, a especialista em computadores Kendra Daniels e o comandante e chefe em segurança Zach Hammond. Mobilizados pelo governo da Terra, a nave passa a investigar o que aconteceu com a USG Ishimura, que permanece inoperante, possivelmente avariada, próximo da órbita de Aegis VII. Isaac Clarke se voluntariou para esta missão devido à sua especialização em reparos de espaçonaves de grande porte e seu contato com a médica da tripulação de USG Ishimura, a doutora Nicole Brenna, sua ex-namorada.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 88/100.


O jogo está disponível para PC, Playstation 3 e XBox 360.


6º Call of Cthulhu:

Trailer do jogo:


Lançado em 29 de outubro de 2018, Call of Cthulhu, o jogo oficial inspirado pelo clássico RPG de papel e lápis da Chaosium (https://www.chaosium.com/call-of-cthulhu-rpg/), te coloca em um mundo de crescente loucura, cercado pelos Deuses Antigos dentro do emblemático universo de Lovecraft. Junto com Pierce, entre em um mundo de loucura e terror cósmico. Pistas enigmáticas, figuras sombrias e puro terror estão no seu caminho enquanto você luta para manter a sua sanidade e resolver um mistério de outro mundo.


1924. Pierce, um detetive particular, é enviado para investigar a morte da família Hawkins em uma ilha chamada Darkwater. Rapidamente, Pierce é envolvido por um mundo de conspirações, cultistas e terrores cósmicos.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 63/100.


O jogo está disponível para PC, Playstation 4, Nintendo Switch e XBox One.


5º Alien: Isolation:

Trailer do jogo:

Lançado em 7 de outubro de 2014, Alien: Isolation é um jogo de ação-aventura e sobrevivência desenvolvido pela Creative Assembly e publicado pela Sega. O jogo é baseado na franquia de filmes de terror de ficção científica, Alien. E acontece quinze anos depois do acontecimentos do primeiro filme da franquia Alien (Alien, o oitavo passageiro como ficou conhecido aqui no Brasil) de 1979, seguindo a engenheira Amanda Ripley, filha da protagonista Ellen Ripley de Alien, enquanto ela investiga o desaparecimento de sua mãe.


Diferente das adaptações anteriores da franquia Alien, Alien: Isolation dá ênfase à jogabilidade furtiva e de terror, exigindo que o jogador evite e seja mais esperto que uma única criatura alienígena utilizando ferramentas como um detector de movimentos e um lança-chamas. Ele foi projetado para se parecer com o filme original, e não com a sequência cinematográfica Aliens e apresenta uma visão, da década de 1970, de como seria o futuro.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 79/100.


O jogo está disponível para PC, Playstation 3 e XBox 360.


4º Resident Evil 3 - Clássico:

Trailer do jogo:


Lançado em 22 de setembro de 1999, Resident Evil 3: Nemesis, conhecido no Japão como Biohazard 3: Last Escape, é um jogo de survival horror desenvolvido e publicado pela Capcom e se passa um pouco antes, durante e após os acontecimentos de Resident Evil 2.


A história centra-se em Jill Valentine e em seus esforços para escapar de Raccon City, uma cidade completamente infectada com um novo tipo de arma biológica secreta desenvolvida pela empresa farmacêutica Umbrella Corporation. Ao contrário dos jogos anteriores, Resident Evil 3: Nemesis foi projetado para ser mais orientado para a ação. Ele apresenta um maior número de inimigos para serem derrotados e coloca em cena a arma biológica Nemesis, que persegue periodicamente o jogador até o final do jogo. Inclusive o game recebeu duas versões que variam na posição de itens e inimigos para dificultar a vida dos Speedrunners.


Publicamos em nosso site, um especial descrevendo os eventos que aconteceram desde a origem nos jogos até o final de Resident Evil 3 (Parte 1 e Parte 2).


O jogo recebeu do Metacritic a nota 79/100.


O jogo está disponível para Playstation, GameCube e DreamCast.


3º The Evil Within:

Trailer do jogo:


Lançado em 14 de outubro de 2014, The Evil Within, chamado no Japão de PsychoBreak, é um jogo eletrônico de terror de sobrevivência desenvolvido pela Tango Gameworks e publicado pela Bethesda Softworks.


A história do jogo se passa na cidade fictícia de Krimson City, nos Estados Unidos. Após um chamado de emergência de polícia no hospício Beacon Mental Hospital, o detetive Sebastian Castellanos, seu parceiro Joseph Oda e sua equipe vão até o local para averiguar. Ao chegarem lá, se deparam com um massacre e lá eles encontram praticamente todos os pacientes, enfermeiros e médicos mortos. Ao checarem as câmeras de segurança, descobrem que algo fora do comum e da realidade tomou posse do local e causou o incidente. Antes mesmo de sair do local, Sebastian é atacado por uma força desconhecida, ao cair em uma emboscada e ficar inconsciente. Ele acorda em uma realidade totalmente distorcida e perversa, pendurado de ponta cabeça, em uma espécie de abatedouro humano. Sebastian tenta sair do local, mas passa a ser perseguido por um sádico com uma serra-elétrica. Agora caberá a Sebastian buscar respostas e tentar sobreviver.


Para os que queiram conhecer um pouco mais sobre o jogo, o pessoal do Zona Sombria em seu Criptacast #26, discutiram sobre essa obra-prima de horror.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 75/100.


O jogo está disponível para PC, Playstation 3, Playstation 4, XBox 360 e XBox One.


2º Fatal Frame II: Crimson Butterfly:

Trailer do jogo:


Lançado em 27 de novembro de 2003, Fatal Frame II: Crimson Butterfly é um jogo de terror de sobrevivência japonês, desenvolvido e publicado pela Tecmo. É o segundo episódio da série Fatal Frame e apresenta uma história independente, mas que possui relação com o primeiro título.


A história segue as irmãs gêmeas Mio e Mayu Amakura enquanto elas exploram uma vila abandonada e vivenciam encontros com o paranormal. Suas vidas rapidamente se tornam ameaçadas quando os espíritos da vila começam a possuir Mayu e os direcionam como sacrifícios para um antigo ritual. Os jogadores devem usar uma câmera com poderes de exorcismo para derrotar os inimigos e descobrir os segredos da aldeia.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 81/100.


O jogo está disponível para Playstation 2 e XBox. Vale lembrar que o remake do game foi lançado para o Nintendo Wii em junho de 2012 com o nome Project Zero 2: Wii Edition.


1º Silent Hill 2:

E agora apresentamos o nosso 1º colocado da matéria. Então pegue a pipoca e o refri para curtir o que temos sobre Silent Hill 2.


Trailer do jogo:


Silent Hill 2 é um jogo de terror de sobrevivência desenvolvido pelo Team Silent da Konami Computer Entertainment Tokyo e publicado pela Konami. É o segundo título da série Silent Hill e foi lançado para PlayStation 2 em setembro de 2001, com uma versão para Xbox estreando em dezembro e uma para Microsoft Windows em dezembro de 2002. A história é focada em James Sunderland, um viúvo que viaja para a cidade de Silent Hill depois de receber uma carta de sua falecida esposa lhe informando que está à sua espera. A jogabilidade é em terceira pessoa com diversos ângulos de câmera para diferentes lugares do mapa e envolve navegar pelos diferentes locais da cidade, adquirir itens, solucionar quebra-cabeças e enfrentar uma variedade de tipos de monstros.


Assim que James entra em Silent Hill, ele imediatamente percebe que essa não é a mesma bela cidade na qual ele e Mary passavam as suas férias. Sons estranhos são ouvidos no caminho, uma névoa interminável dificulta a visão, a cidade inteira parece ter sido abandonada há anos. Há também monstros bizarros nas ruas, em becos entre prédios e em baixo de carros esperando para atacar James. Ele enfrenta vários desafios para achar um novo modo de chegar até o suposto "lugar especial" que Mary descreve na carta.


O jogo recebeu do Metacritic a nota 89/100.


Está disponível para PC, Playstation 2, XBox e na versão remasterizada para Playstation 3 e Xbox 360 junto com o Silent Hill 3.

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa lista de jogos para celebrar o Halloween com muita jogatina.


Se tiverem sentido falta de algum jogo e acharem que devemos falar ou acompanhar mais algum, comentem com a gente e digam quais são os jogos que vocês gostariam que estivessem na nossa lista.


Gostou dessa matéria e quer mais? Continue acompanhando o Fliperama de Verdade no site e nas nossas redes sociais.


Para embalar esse universo de terror, venha escutar o nosso 7º Insert Coin Cast, onde invocamos a Larissa do Zona Sombria, para conjurar uma zona de proteção e falarmos sobre o Invocaverso (Os filmes que fazem parte da Saga Invocação do Mal):


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page